Efeito Joule

Antes de começar a estudar física é interessante que você tenha conhecimento de conteúdos que são pré-requisitos e aprenda a estudar de maneira mais eficiente utilizando o Efeito Joule como plataforma de conteúdo.
Mas o que é física?
Esta pergunta pode ser respondida de várias maneiras. Eu posso começar dizendo que a palavra física deriva do grego physis e significa natureza, em seguida diria que a física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos.
Mas vou responder de outra maneira, assista ao vídeo abaixo para conferir:
Segue uma lista de conteúdos que recomendo como sendo uma introdução à Física:

O que você deve saber antes de estudar Física

  • O que é Física? Nesta aula vou responder à pergunta: O que é Física? Esta pergunta pode ser respondida de várias maneiras. Eu posso começar dizendo que a palavra física deriva do grego physis e significa natureza, em seguida diria que a física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos. [Clique no título para ler todo o texto e assistir ao vídeo]
  • Antes da Matemática, a Física: O processo de aprendizado pode ser otimizado se em um primeiro instante nos preocuparmos em olhar para a física por trás de todo o fenômeno e não para as equações. Devemos lembrar que, em primeiro momento, a matemática não diz como a natureza deve se comportar, mas é a natureza quem dita como a matemática deve ser utilizada.
  • Alfabeto grego: Na resolução de exercícios e em algumas das equações que discutimos, ou vamos discutir no blog, são usadas algumas letras do alfabeto grego. Utilizamos o alfabeto grego pois a quantidade de grandezas supera o número de letras do alfabeto latino. É importante, então, nos acostumarmos a utilizar o alfabeto grego.
  • Potência de dez e notação científica: Aqui no Efeito Joule você já deve ter visto vários exercícios e exemplos, principalmente na eletricidade, onde utilizamos números expressos em potência de dez e notação científica. Neste texto veremos o que é a potência de dez e a notação científica, como esta notação matemática pode nos ajudar na resolução de problemas de Física. Pode ser que você ache este texto simples demais, mas muitos alunos e frequentadores deste blog têm dúvidas sobre potência de dez e notação científica, por isso vamos lá!
  • Sistema Internacional de Unidades: No nosso dia-a-dia expressamos quantidades ou grandezas em termos de outras unidades que nos servem de padrão. Um bom exemplo é quando vamos à padaria e compramos 2 litros de leite ou 400g de queijo. Na Física é de extrema importância a utilização correta das unidades de medida.
  • Vetor e grandezas vetoriais Para os próximos textos será necessária a utilização de grandezas vetoriais. Então, vamos agora, entender o que é um vetor, representar geometricamente um vetor, realizar soma de vetores e conceituar as grandezas escalares e vetoriais.
  • Átomo elétrons prótons e nêutrons: A matéria é formada de pequenas partículas, os átomos, e estes são formados por partículas elementares, sendo as principais os prótons, os elétrons e os nêutrons. Os prótons e nêutrons são formados por quarks.
  • Como estudar física: No Efeito Joule temos uma grande quantidade de conteúdo para te ajudar a estudar física, mas é necessário saber estudar de maneira mais produtiva e eficiente. Neste texto vou dar algumas dicas de como estudar física utilizando o Efeito Joule como uma das ferramentas.
  • Todas as fórmulas de Física: Lembrar das fórmulas de física na hora de resolver os exercícios é a parte mais chata de estudar. As fórmulas de física normalmente são de difícil compreensão e, assim, difíceis de serem memorizadas. Pensando nisso vou disponibilizar um formulário de física contendo as principais fórmulas de física para você poder estudar com maior facilidade.
  • Como fazer seus trabalhos de física: Algumas das dicas seguem as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Mas, você deve saber que, o trabalho escolar é um documento organizado e elaborado pelo aluno com a coordenação do professor. Logo, quando iniciar seu trabalho, leve um esboço para seu professor e converse com ele para saber se sua organização e elaboração estão indo de encontro ao que ele deseja como objetivo final para o trabalho.
  • Equação de primeiro grau: Você vai perceber que em nossos estudos utilizaremos equações de primeiro grau, e entender bem este conteúdo da matemática vai nos ajudar muito.
  • Cronologia da Física: Esta cronologia vai nos ajudar a visualizar um pouco da história desta ciência e organizar os próximos textos, já que com o tempo vou escrevendo sobre os cientistas e suas teorias e adicionando aqui os links pra estes artigos. A cronologia ainda é bem curta, mas com o tempo vou aperfeiçoando e, é claro, acrescentando mais sobre física moderna.

Biografias

As biografias ajudam a compreender a história da ciência e como cada cientista ajudou a construir o conhecimento científico, por este motivo, aqui no Efeito Joule você vai encontrar biografias dos grandes nomes da ciência:

4 respostas

  1. Considero de extrema importância que se saiba também, que a Fisica que se estudará aqui não é a mesma Física que um cientista "estuda"! Embora alguns possam ler e afirmar ser óbvio, não podemos tirar do horizonte que podemos nos deparar aqui, com estudantes que ainda não tiveram seu primeiro contado com a Filosofia da Natureza e convém evitar certos equívocos do "achismo"!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *