A natureza da luz

Agora descobriremos a natureza da luz a partir da teoria eletromagnética proposta por Maxwell.

A partir da quarta equação de Maxwell que apresentamos anteriormente, Maxwell deduziu que uma carga elétrica vibrando produziria um campo magnético ao seu redor. Este campo magnético também seria variável e, desta maneira, induziria um campo elétrico também variável. A repetição deste fenômeno dará como resultado uma onda eletromagnética se propagando pelo espaço.

A figura abaixo mostra um esquema de uma onda eletromagnética com os campos elétrico e magnético perpendiculares entre si.Com suas equações Maxwell demonstrou que a velocidade de propagação de uma onda eletromagnética é dada por:
Onde:

é a permissividade elétrica
é a permeabilidade magnética

Sendo o vácuo o meio utilizado, temos como resultado c = 3.108 m/s. Esta também é a velocidade da medida para a luz. Assim, Maxwell demonstrou a natureza da luz como sendo uma vibração do campo eletromagnético se propagando no espaço.

As ondas eletromagnéticas não precisam de um meio para se propagar, ou seja, elas também se propagam no vácuo e é assim que a luz do Sol e de outras estrelas pode chegar até nosso planeta. Também são exemplos de ondas eletromagnéticas as ondas de rádio e o raio X.

Maxwell elaborou uma teoria eletromagnética, uma teoria de campos, que uniu a eletricidade, o magnetismo e a óptica. Esta foi a grande contribuição deste grande cientista!

O amigo Tainan Rocha, ilustrador e coordenador da Quanta Academia de Artes, ilustrou este texto com muito bom humor: Você é luz, é raio estrela e luar, manhã de sol…

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

2 respostas

  1. o valor da velocidade da onda eletromagnética no vácuo está errado, pois não são 3.000 m/s, mas sim 300 000 000 m/s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-fundo-transparente

Efeito Joule ®  2021
CNPJ: 22.288.851/0001-14

Vai fazer o ENEM 2021?

Então organize seus estudos, aprenda a estudar e se preparar de verdade para o ENEM.