No texto sobre a Lei de Coulomb, falamos sobre a força elétrica que age entre duas partículas eletrizadas através do campo elétrico. Agora o conceito de campo elétrico será estudado neste texto

Michael Faraday (1791 – 1867) foi o primeiro a propor o conceito de campo elétrico e também contribuído com outros trabalhos para o eletromagnetismo, posteriormente este conceito foi aprimorado com os trabalhos de James Clerk Maxwell, discípulo de Faraday.

O conceito de campo elétrico surgiu da necessidade de explicar a ação de forças a distância. Podemos dizer que o campo elétrico existe numa região do espaço quando, ao colocarmos uma carga elétrica (q) nessa região tal carga é submetida a uma força elétrica F.

O campo elétrico pode ser entendido como sendo uma entidade física que transmite a todo o espaço a informação da existência de um corpo eletrizado (Q) e, ao colocarmos outra carga (q) nesta região, será constatada a existência de uma força F de origem elétrica agindo nesta carga (q).

É importante neste momento, fazer uma analogia entre o campo elétrico e o campo gravitacional de um planeta. Ao redor de um planeta, existe um campo gravitacional devido a sua massa, análogo ao campo elétrico que existe em torno de uma esfera eletrizada. Percebemos então, uma analogia entre as grandezas físicas de massa e carga elétrica, como sendo responsáveis por gerar os campos gravitacional e elétrico respectivamente.

Para definir, matematicamente, o campo elétrico é necessário definirmos uma grandeza física que o represente. Esta grandeza é o vetor campo elétrico. Considerando a definição utilizada anteriormente, o vetor campo elétrico é dado por:

E = F/q (lembrando que E e F são vetores)

A força F, à qual a carga q fica submetida será atrativa ou repulsiva, dependendo do sinal de q.

A direção do vetor campo elétrico terá a mesma direção da reta que une o ponto considerado e a carga de geradora (Q). Já o sentido do vetor campo elétrico, depende do sinal da carga geradora (Q):

O campo elétrico gerado por uma carga elétrica (Q) positiva é de afastamento e, o campo elétrico gerado por uma carga elétrica (Q) negativa é de aproximação. O sentido do campo elétrico independe do sinal da carga (q) que sofre a ação da força F.

Respostas de 18

  1. O campo elétrico gerado por uma carga elétrica (Q) positiva é de afastamento e, o campo elétrico gerado por uma carga elétrica (Q) negativa é de aproximação. O sentido do campo elétrico independe do sinal da carga (q) que sofre a ação da força F.
    Duvida »»» qual e a diferenca entre o campo electrico gerado (afastamento e aproximacao) e o sentido do campo electrico

  2. muiiiiiiiiiiiito bemmmmmm adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  3. ixi simples demais nem o aluno nível muito baixo.
    o texto até que é bom mas não é o suficiente.não me ajudou no que eu buscava.nesse site quase sempre encontro o que procuro,dessa vez não.

  4. Muito bom mesmo, parabéns, meus professores não explicaram dessa forma, assim foi bem mais fácil de assimilar as informações. Muito Bom recomendo.

  5. Eu sei q um corpor eletrizado gera um campo elétrico e esse campo gera uma perturbação no espaço, mas que tipo de perturbação é essa??
    Se puder enviar a resposta pro meu email eu ficaria agradecido.
    danielscanonimat[at]gmail.com

    Obrigado e Parabens pelo bom texto

  6. Muito boa a forma em que foi passada o assunto. Simples e direta! É um ótimo site para se estudar, principalmente, em caso de pessoas que não são tão boas em físicas(meu caso rs)..mas, que necessitam aprender.

  7. Muito bom o texto, mas gostaria de verum diferenciando e comparando o campo eletrico e o campo magnetico, pois ainda tenho muita dificuldade em ver quais são as diferenças fundamentais entre eles.

  8. O texto contribuiu bastante pra minha apresentação sobre Campo Elétrico,pois de forma resumida explica a teoria completa.
    obrigado..

  9. O texto pode até está bom,mas quem precisa fazer um trabalho mais longo não serve falta mais coisa.Um exemplo o meu professor não aceitaria um trabalho com menos de 20 folhas frente e verso.-

  10. Muito bom! Normalmente ninguem fala o que é exatamente o campo eletrico, aqui eu consegui entender a base: é a informação que ali existe um corpo eletrizado.

  11. Bom, o texto contribui bastante para aquele que já esta por dentro da matéria, pois, é totalmen te objetivo. Entretanto faltaram figuras e exercicios resolvidos para exemplificar o que esta sendo dito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *