O eletromagnetismo e as equações de Maxwell

Neste texto veremos uma pouco mais sobre a evolução do eletromagnetismo, conheceremos as descobertas de Maxwell e as brilhantes equações de Maxwell.

James Clerk Maxwell (1831 – 1879) se propôs a elaborar uma teoria matemática para as descobertas de Faraday e, assim, conseguiu unificar matematicamente a eletricidade, o magnetismo e a óptica, mostrando que a luz é uma vibração do campo eletromagnético se propagando no espaço.

Esta descoberta foi apresentada por Maxwell através de, mais ou menos, vinte equações que depois foram sintetizadas, por outros matemáticos, e apresentadas na forma de quatro equações que conhecemos hoje como equações de Maxwell.

Abaixo temos as equações de Maxwell, mas é importante lembrar que esta forma é valida para o vácuo.

Onde:
é a densidade de carga
E é o campo elétrico

A partir desta primeira equação podemos dizer que as linhas de campo elétrico saem das cargas elétricas positivas e entram nas cargas negativas.


Onde:

c é a velocidade da luz no vácuo
B é o campo magnético

Esta equação nos diz que um campo magnético variável induz um campo elétrico.


Onde:

B é o campo magnético

A partir desta equação podemos dizer que o campo magnético sempre constitui uma linha fechada, ou seja, nunca converge ou diverge.


Onde:

J é a densidade de corrente
B é o campo magnético
E é o campo elétrico

De onde podemos dizer que linhas de campo magnético circulam em torno de campos elétricos variáveis.

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

3 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-fundo-transparente

Efeito Joule ®  2021
CNPJ: 22.288.851/0001-14

Vai fazer o ENEM 2021?

Então organize seus estudos, aprenda a estudar e se preparar de verdade para o ENEM.