Aplicações do efeito joule: chuveiro elétrico

Aqui no efeito joule temos uma série de textos com o titulo “aplicações do efeito joule”, continuando esta série veremos como funciona o chuveiro elétrico. Vimos no texto Efeito Joule que o chuveiro é um exemplo de aplicação deste fenômeno da eletricidade e agora veremos que seu funcionamento é bem simples.

Dentro do aparelho existe um resistor que está conectado a rede de energia. Quando abrimos a torneira, a água vai se acumulando dentro do chuveiro e, quando esta chega a certo nível, ela empurra um diafragma que serve como “chave” do chuveiro. O diafragma fecha a conexão entre o resistor e a rede de energia elétrica fazendo com que a corrente elétrica atravesse o resistor e o aqueça por efeito joule.

O calor liberado pelo resistor vai aquecendo a água que está ao seu redor, assim, a água que entra fria sai com uma temperatura bem mais agradável para o banho. Na maioria dos chuveiros elétricos temos duas ou mais opções de temperatura, normalmente identificadas como verão e inverno. Estas opções regulam a potência do chuveiro selecionando o pedaço de resistor que é ativado, ou seja, o pedaço de resistor que é percorrido pela corrente elétrica.

Na posição inverno só uma parte do resistor é percorrida pela corrente, assim, com um resistor menor, os elétrons sofrem um número maior de colisões aumentando a temperatura do resistor e conseqüentemente da água.

Já na posição verão, todo o resistor é conectado, assim, com mais espaço para os elétrons se moverem menor é número de colisões. Logo, a temperatura do resistor é menor e da água também.

Simples, não é mesmo? Não esqueça que o chuveiro é o grande vilão do gasto de energia elétrica em nossas residências. Posicione corretamente a chave de seleção de potência de seu chuveiro, no verão deixe em “verão”.

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

4 respostas

  1. Boa noite!

    Em um recipiente cilindrico que possui capacidade para 58L foi colocado alcool, na base deste recipiente há uma pequena torneira, gostaria de saber como faço (qual formula usar) para calcular a velocidade em que agua escoa se a torneira for aberta totalmente.

    desde já agradeço

  2. Boa tarde!
    Não encontrei no blog algum assunto sobre fluídos entao vou postar aqui minha pergunta:

    Em um recipiente cilindrico que possui capacidade para 58L foi colocado alcool, na base deste recipiente há uma pequena torneira, gostaria de saber como faço (qual formula usar) para calcular a velocidade em que agua escoa se a torneira for aberta totalmente.

    desde já agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-fundo-transparente

Efeito Joule ®  2021
CNPJ: 22.288.851/0001-14

Vai fazer o ENEM 2021?

Então organize seus estudos, aprenda a estudar e se preparar de verdade para o ENEM.