O vetor e as grandezas vetoriais

Para os próximos textos será necessária a utilização de grandezas vetoriais. Então, vamos agora, entender o que é um vetor, representar geometricamente um vetor, realizar soma de vetores e conceituar as grandezas escalares e vetoriais.


Assista uma parte da aula em que eu explico o que são grandezas escalares e grandezas vetoriais:




Uma grandeza é escalar quando é bem definida e caracterizada por um valor numérico e uma unidade. Podemos citar como exemplo, massa, energia, comprimento e tempo. Já as grandezas vetoriais são caracterizadas por exigir, além de um valor numérico e sua unidade, uma direção e sentido. Alguns exemplos de grandezas vetoriais são: Velocidade, aceleração, força e campo elétrico.

Para continuarmos, é importante neste momento, ter em mente qual a diferença entre direção e sentido. Se você tem dúvidas sobre esta diferença, leia o texto sobre trajetória, direção e sentido.

Na representação de grandezas escalares é suficiente indicar a sua intensidade, ou seja, o seu valor numérico e a sua unidade. Nos exemplos que já citamos temos: 4kg (massa), 50J (energia), 3m (comprimento) e 25s (tempo). Agora, na representação de grandezas vetoriais é necessário indicar a direção e o sentido da grandeza. Isto é realizado utilizando-se um vetor. O vetor pode ser representado por um segmento de reta, e seu tamanho é proporcional à intensidade da grandeza que este representa.

Na figura acima os vetores A e B têm a mesma intensidade, pois são do mesmo tamanho, têm a mesma direção, pois os dois seguimentos de reta são paralelos, mas têm diferentes sentidos, pois um deles aponta para cima e o outro para baixo.

Quando queremos representar uma grandeza vetorial, acrescentamos uma seta sobre o símbolo que a representa, como fizemos nos exemplos da figura para os vetores.

Nos próximos textos veremos como realizar a soma de vetores de mesma direção, direções perpendiculares entre si e, em quaisquer outras direções.


Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

21 respostas

  1. Muiiiiiiiito bom mesmo. informação simples, fácil de se entender,muito boa as explicações. está de parabéns o autor!!!!

  2. Seu conteúdo é ótimo, terei uma prova de física amanhã e não havia compreendido o conteúdo totalmente, muito bom, passarei a estudar sempre pelo site!

    Obrigado e parabéns.

  3. parabens!!!
    esse site é o melhor que ja acessei vcs poderiam fazer um de quimica com essa mesma estrutura…
    agora so estudo aqui…super facil e interessante!
    valeu 🙂

  4. parabens ao autor…o site é muito bom mesmo vou estar sempre por aqui pois vou precisar de alguns topicos que encontrei aqui!
    parabens…

  5. Um cara leigo em exatas sou eu.Vocês poderiam fazer o mesmo com matemática , pois a forma simples e objetiva de vocês é impressionante.

  6. olá profº, estava procurando algo sobre vetores e adorei a didática, bem clara a compreensão.
    onde acesso a continuação desse testo?
    valeww!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-fundo-transparente

Efeito Joule ®  2021
CNPJ: 22.288.851/0001-14

Vai fazer o ENEM 2021?

Então organize seus estudos, aprenda a estudar e se preparar de verdade para o ENEM.