fbpx

Velocidade média e Velocidade instantânea

Velocidade média e Velocidade instantânea

Para todo movimento podemos associar uma grandeza chamada velocidade que é o quociente entre a variação de espaço e a variação de tempo utilizado pelo móvel neste percurso. A velocidade mede a variação da posição do móvel no tempo, e nos fornece um valor que expressa o quanto o móvel está rápido ou devagar ao realizar um percurso.

Quando, em algum exemplo ou exercício de cinemática, estiver o termo velocidade escalar, nos referirmos a uma grandeza escalar (que tem apenas valor numérico), sem nos preocupar com direção e sentido, que são características de um vetor.

O conceito de velocidade média ou velocidade escalar média é diferente do conceito de velocidade instantânea. A velocidade média esta ligada a um intervalo de tempo ∆t enquanto a velocidade instantânea a um instante de tempo t.

Velocidade Média

Para entender melhor esta diferença vamos estudar o exemplo de um movimento uniformemente variado. Um carro parte do repouso (velocidade inicial zero) e percorre 100m em 10s. Qual a velocidade média deste móvel nos 10s de movimento?

Sabemos que a variação de espaço do móvel foi de 100m e a variação de tempo do móvel foi de 10s, logo, a velocidade média é dada por:

Vm = ∆S/∆t
Vm = 100m / 10s
Vm = 10m/s

A velocidade média do móvel foi de 10m/s. Isto não significa que ele estava sempre com velocidade 10m/s, já que parte do repouso (velocidade inicial zero) e ao longo do percurso aumenta sua velocidade.

Para saber a velocidade instantânea do móvel no instante 6 s, sabendo que a aceleração do mesmo é de 2m/s2, devemos utilizar a equação abaixo:

V = V0 + a.t

Esta é a função da velocidade para o movimento uniformemente variado, onde:

V: é a velocidade final do móvel.
V0: é a velocidade inicial do móvel.
a: é a aceleração do móvel.
t: é o tempo.

Substituindo os valores fornecidos, temos:

V = V0 + a.t
V = 0 + 2 . 6
V = 12 m/s

Logo, a velocidade do móvel no instante 6s é igual a 12m/s e esta pode ser chamada de velocidade instantânea já que se refere ao instante 6s.

111 Comments

  1. Hermes Dagoberto disse:

    Gostei do tema de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.

    Sds.

  2. brendon disse:

    URGENTE!!! Um carrinho de montanha russa tem sua velocidade descrita pela função v(t) = t² + 5t + 2. Sabendo-se que a posição em inicial (t=0) é de 10 metros, qual é a posição no instante t=15 segundos?

  3. Isabela Baptista disse:

    boa tarde, gostaria de uma ajuda
    Um móvel passa por um ponto A com velocidade de 10m/s e, daí em diante, possui aceleração constante de 5m/s², percorrendo um trecho AB, no qual sua velocidade média é de 60m/s. Determine a distância entre os pontos A e B. a resposta é 1200 mas não estou conseguindo chegar nela

  4. Isabela Baptista disse:

    boa tarde, gostaria de uma ajuda
    Um móvel passa por um ponto A com velocidade de 10m/s e, daí em diante, possui aceleração constante de 5m/s², percorrendo um trecho AB, no qual sua velocidade média é de 60m/s. Determine a distância entre os pontos A e B. a resposta é 1200 mas não estou conseguindo chegar nela

  5. Unknown disse:

    Saudacoes aguem me ajude na resolucao do exercissios
    um lectrao com energia em repouso corresponde ao valor de 0,511 Mev deslocase a uma velocidade U=80% calcular a energia total, calcular a sua energia cinetica e o seu movimento linear

  6. Unknown disse:

    qual tempo obtido por um movel que percorre uma trajetoria com v=103 m/s e aceleraçao a=90 m/s?

  7. Unknown disse:

    li e reli o conteúdo e vários outro iguais e não entendi alguém poderia me ajudar com esse exercício.
    EXERCICIO
    Com a intenção de trabalhar conceitos de Física: Introdução à Mecânica, o prof. Otto propôs a situação-problema abaixo aos seus alunos do curso de Licenciatura em Matemática.
    ‘Numa avenida de mão única com duas pistas, três sinaleiros estão sincronizados de modo que o fluxo de carros flua por um período não superior a 50 segundos e com uma velocidade média de 50 km/h.
    Considere que dois carros estejam parados no primeiro sinaleiro, quando o sinal fica verde e ao reagirem, após 5 segundos, os motoristas aceleram os carros até atingirem a velocidade média de 50 km/h. Durante o início do movimento, os carros precisam de 3,6 segundos para atingirem a velocidade de 50 km/h e, depois, seguem com essa velocidade constante até passarem pelo terceiro sinaleiro. Durante o percurso, quando os carros da primeira fileira estiverem a 20 metros de cada sinaleiro, então, estes deverão ficar abertos, ou seja, com o sinal verde.
    As distâncias entre o primeiro e o segundo sinaleiro é de 350 metros e entre o segundo e o terceiro é de 300 metros.
    Considerando as informações sobre a sincronização dos sinaleiros, verifique se os carros da primeira fileira conseguirão passar pelo terceiro sinaleiro e quanto tempo decorrerá para isso’.
    QUESTÃO ORIENTADORA
    1) Considerando a situação-problema apresentada pelo Prof. Otto, cite os principais conceitos de mecânica relacionados ao problema.
    2) Aplicando estes conceitos, resolva a situação-problema proposta pelo Prof. Otto, detalhando toda a resolução.

  8. Aprendemos com humildade disse:

    Bom dia
    A velocidade média da particula no intervalo[1,3]

  9. Unknown disse:

    Estava tudo tranquilo de entender até o momento em que você disse que a aceleração é de 2m/s². Não seria de 10m/s²? A divisão final não é 10m/s divido por segundo? Onde o 2 se encaixa?

  10. Unknown disse:

    me ajuda por favor

  11. Unknown disse:

    um movel parte do repouso e se desloca com uma velocidade 14 m/s, e gasta 7 s pra percorrer a trajetoria . nessas condiçoes a aceleraçao adquirida pelo movel corresponde a :

  12. Anônimo disse:

    Bom dia, qual a distância necessária para atingir 100km/h com um veículo que se desloca de 0 a 100km/h em 13 segundos.

  13. Anônimo disse:

    Bom dia, por gentileza alguém poderia me ajudar nesta questão, estou recorrendo a uma multa de trânsito onde o radar me multou na velocidade de 100km/h em uma avenida que o limite é de 50km/h sendo que passo diariamente por este local e jamais excedi a velocidade. O meu veículo na especificação técnica diz que faz de 0 a 100km/h em 13 segundos e a distância da rotatória que é o ponto inicial 0 até o radar é de 450 metros, acredito que não seria possível desenvolver esta velocidade, ou seja este radar está com problema. Gostaria apresentar um calculo como prova.

  14. Anônimo disse:

    Pessoal não entendi muito bem e estou com dor de cabeça nesse exercício

    Uma bicicleta segue com uma aceleração constante de 5m/s. Considerando que a velocidade inicial seja de 2m/s, vamos calcular a velocidade instantanea apos o ciclista percorrer 4 segundos apos?

  15. Unknown disse:

    um ônibus inicia sua viajem ás 15 horas e 30 minutos e 45 segundos e termina ás 19 horas e 15 minutos e 30 segundo qual a sua variação de tempo e qual a formula e resposta?

  16. Unknown disse:

    como eu resolver:um movel parte do repouso e se desloca com uma velocidade de 14m/s, e gasta 7 s pra percorrer a trajetoria.nessas condições , a aceleração adquirida pelo movel corresponde a :(utilize a equação v=vo+a.t)

  17. adaocardoso disse:

    Alguém saberia responder de forma simples, um foguete no espaço esta com velocidade (0) partiu em velocidade 10 m/s por 1 minuto, qual sera sua velocidade final? Será os mesmos 10 m/s de partida ou aumentara referente x o tempo de aceleração?

  18. Unknown disse:

    Suponha um móvel que percorre uma trajetória qualquer entre dois pontos A e B com velocidades variadas no decorrer da trajetória é sempre verdade em que algum ponto da trajetória a velocidade nesse instante é igual à velocidade média?

  19. Anônimo disse:

    Qual a velocidade media, em km/h, de uma pessoa que percorre, a pé, 1250m em 10 minutos?
    Me ajudem pfv

  20. Anônimo disse:

    uma partícula em MURV adquire a velocidade que obedece a função horária v = 12. t no SI determine o instante em que a particula atinge a velocidade de 240 m/s

  21. Unknown disse:

    A velocidade alcançada por cincos carros diferentes em 10 segundos preciso que me ajudam

  22. Anônimo disse:

    Um ponto material percorre uma trajetoria retilinea a que se associa um eixo coordenado. Seu movimento é descrito pela tabela abaixo, onde a linha t (s) representa os instantes em segundos, a linha x (m), as posições em metros ocupadas pelo ponto material nesses instantes:
    t (s) 0 – 2,0 – 4,0- 6,0- 8,0
    x (m) 10- 30- 40- 40 – 20
    Determine o módulo do deslocamento e da velocidade média desse móvel nos intervalos de tempo: a)de 0 a 2,0 s

  23. Unknown disse:

    Gente preciso de ajudar por favor.
    Um corpo com aceleração constante possui uma velocidade de 10m/s quando está na coordenada x=6 e de 15m/s quando esta posicionado em x=10m . Qual é sua aceleração?

  24. Unknown disse:

    Gente preciso de ajudar por favor.
    Um corpo com aceleração constante possui uma velocidade de 10m/s quando está na coordenada x=6 e de 15m/s quando esta posicionado em x=10m . Qual é sua aceleração?

  25. Unknown disse:

    Encontre a aceleração de um movel que parte com velocidade inicial de 80m/s e apos 10 segundos sua velocidade é 40m/s me ajudem

  26. Unknown disse:

    Gente eu queria que alguém me ajudasse em um exercício quem puder me chamá no wpp 032998023723

  27. Unknown disse:

    Uma partícula move-se segundo a lei do movimento s = f(t) = t4 – 4t + 1, t ≥ 0, onde t é medido em segundo e s em pés.

    a) Encontre a velocidade no instante t.
    b) Qual a velocidade depois de 3s?
    c) Quando a partícula está em repouso?
    d) Quando a partícula está se movendo no sentido positivo?
    e) Encontre a distância total percorrida durante os 8 primeiros segundos.

  28. Unknown disse:

    O volume de uma célula esférica em crescimento é V = (4πr³)/3, onde o raio r é medido em micrômetros (1μm = 10-6 m).

    a) Encontre a taxa de variação média de V em relação a r, quando r varia de:
    a1) 5 a 8 μm.
    a2) 5 a 6 μm.
    a3) 5 a 5,1 μm.

    b) Encontra a taxa de variação instantânea de V em relação a r, quando r = 5 μm.

  29. Unknown disse:

    Esboçar o gráfico das seguintes funções, demonstrando detalhadamente os 8 passos:

    a) y=2x²/(x²-1)

    b) 2 – 15x + 9x² – x³

  30. Unknown disse:

    alguém pode me ajudar nesta questão?
    "No instante em que um automóvel parte do repouso com uma aceleração constante de 2m/s^2 , passa por ele um caminhão se deslocando na mesma direção e no mesmo sentido, com uma velocidade constante de 72km/h. quando o automóvel atinge a velocidade constante de 24m/s, a se deslocar com movimento uniforme. Determine:
    a) O tempo gasto pelo automóvel até alcançar o caminhão.
    b) A distância percorrida pelo automóvel até alcançar o caminhão.

  31. Unknown disse:

    velocidade de 60km/h;12 segundos depois com velocidade de 90km/h calcule a aceleraçao em m/mm²

  32. Unknown disse:

    Um automóvel tem sua velocidade aumentada de 13 km/h para 103 km/h em 10s. Qual é a sua aceleração média em m/s elevado a 2 ? É diga se o movimentk é acelerado ou retardado ?

  33. Unknown disse:

    Muito obrigada, foi de muita ajuda!!!

  34. Unknown disse:

    um móvel parte do repouso tendo uma aceleração de 2/S2 NUM TEMPO DE 10 SEGUNDOS DIGA A VELOCIDADE e o espaço do movel

  35. Anônimo disse:

    thanks pela dica

  36. Vanks Estevão disse:

    Beatriz, para converter 90 km/h em m/s você divide por 3,6
    fica 90 / 3,6 = 25 m/s

  37. beatriz disse:

    a velocidade média de um carro é de 90km /h quanto vale essa velocidade em m/s ? alguém me ajuda n entendo nd de fisica tenho teste terça algum me socorre por favorrr

  38. Unknown disse:

    Um carro de F.1 percorre uma pista em 1 minuto e 20 segundos com a velocidade media de 180km/H.pergunta-se Qual o comprimento da pista?

    alguem me ajuda por favor? me responde isso? e coloca meu nome para eu saber quem foi! obrigada.

    • Anônimo disse:

      ∆t(tempo)=1minutos 20segundos
      passar de segundos para hora
      1min x 60= 60 segundos + 20 segundos: 80 segundos

      1 hora vale 3600 segundos: 80 segundos sobre 1 hora(3600segundos)
      80/3600 é a hora.aí corta os zeros para facilitar e fica: 8/360

      ∆t= 8/360 hora
      Vm= 180 km/h

      Vm=∆s/∆t
      (substitui vm por 180, que é o seu valor no caso) e segue a fórmula.

      180=∆s sobre 8/360
      multiplica 8/360 por 180 para descobrir ∆s.

      180x 8/360= multiplica 180 por 8 e depois divide por 360, vai dar 4 km.

      e já que a resposta precisa ser em metros é só multiplicar por 1000 pois 1 km vale 1000 metros, então: 4km x 1000 = 4000 metros.

  39. Unknown disse:

    Um carro de F.1 percorre uma pista em 1 minuto e 20 segundos com a velocidade media de 180km/H.pergunta-se Qual o comprimento da pista?

  40. Anônimo disse:

    entendi nada =/

  41. david disse:

    please ; a sonda espacial cassini esta neste momento a 1,45 b de km da terra e enviou uma foto para nós que viajou a uma velocidade de 300.000 km por s quantas hrs demorou para chegar

  42. Unknown disse:

    Um trem de metrÙ, em repouso numa estaÁ„o, parte com aceleraÁ„o uniforme atÈ atingir, apÛs 15s, a
    velocidade de 108km/h. Essa velocidade È mantida constante durante 40s. Logo em seguida, comeÁa a
    desacelerar uniformemente durante 30s atÈ parar na estaÁ„o seguinte. A dist‚ncia entre as duas estaÁıes È:

  43. Unknown disse:

    alguem mim salva ^^

    Um trem de metrô, em repouso numa estação, parte como aceleração uniforme até atingir, apos 15s, a velocidade de 108km/h. Essa velocidade é mantida constante durante 40s. logo em seguida, começa a desacelerar uniformemente durante 30s até parar na estação seguinte. A distancia entre as duas estações é:

  44. MOISES disse:

    arrenpenda-o porque e chegado o reino de Deus e crea no evangelho seras salvo; jesus ama voce.

  45. Milena Marqueze disse:

    oi me ajudem a enteder e resolver a valocidade media ,e a medida de comprimento

  46. Unknown disse:

    1= v= vo + gt
    v2=V2+ 2 gd
    d= vot + 1sobre2 gtsobre2

  47. Unknown disse:

    1= v= vo + gt
    v2=V2+ 2 gd
    d= vot + 1sobre2 gtsobre2

  48. dessinha disse:

    oi,vim deixar um recadinho para a galera que fez isso muito bom consegui fazer varias pesquisas aqui valeu bjuss

  49. Leonardo disse:

    p/ Mariana

    O carro vai partir de Vo = 0 km/h até V = 100 km/h em 2 s. Vamos imaginar que a aceleração será constante nesse intervalo de tempo. Portanto teremos um MUV.

    V = Vo + a.t
    100/3,6 = 0 + a.2
    obs: V dividiu por 3,6 para transformar a velocidade em m/s, uma vez que o tempo foi dado em segundos.

    a = 50/3,6 = 13,89 m/s^2

  50. Mariana disse:

    me ajudem porfavor pessoal:O fabricante informa que um carro,partindo do repouso, atinge 100km/h em 10 segundos.A melhor estimativa para o valor da aceleração nesse intervalo de tempo,em m/s2,é:

  51. Lidiane disse:

    Lidiane cruz
    um carro pecorre 120km em 1,5h
    qual sua velocidade média em km/h.
    me achude por favor.

  52. Josilene Amorim disse:

    Alguém por favor resolve esse exercício pra mim por favor,urgente!!!obrigada
    >Um automóvel em velocidade escalar de 30m/s no momento em que o motorista aciona os freios,imprimindo-lhe desaceleração constante.Sabendo-se que o automóvel para em 10 segundos,determine o espaço pecorrido durante a frenagem.

    Aguardo resposta
    Obrigada

  53. Atália Nogueira disse:

    P/ Joeni

    A transformação q vc tem q fazer é a dos 15 minutos para hora.

    Vou responder p vc
    ∆S= 25 km
    ∆T= 15 m = 0,25 h
    vm= ?

    Vm= 25
    0,25
    vm= 100 km/h

    Espero ter ajudado, boa sorte! (:

  54. Atália Nogueira disse:

    P/ Stela:
    Vm= 90 km/h
    ∆S= 3.400 m (tem q transformar em km)
    12240 km
    ∆t:?

    90= 12240
    ∆t
    90∆t=12240
    ∆t= 12240
    90
    ∆t= 136 h

    Espero que tenha entendido (:

  55. Joeny disse:

    Me ajudem! Um carro percorreu 25km em 15min.Calcule a velocidade média do automóvel durante o percuso.

    No caso é

    DeltaS sobra DeltaT,certo?
    mas não consigo entender a respota..que é de 1,666…
    Teria qu fazer alguma transformação? Pra botar o km por metro?

  56. cleiton disse:

    um trem percorre uma via no sentido norte-sul, seu comprimento é 100m e sua velocidade de 72 km/h.um outro trem percorre uma via paralela no sentido sul-norte com velocidade de 72km/h. considere o instante t=o aquele que os trens estão com as frente na mesma posição .o tempo que o segundo trem leva para ultrapassa totalmente o primeiroé de 6s.o comprimento do segundo trem é.

  57. cleiton disse:

    um trem percorre uma via no sentido norte-sul, seu comprimento é 100m e sua velocidade de 72 km/h.um outro trem percorre uma via paralela no sentido sul-norte com velocidade de 72km/h. considere o instante t=o aquele que os trens estão com as frente na mesma posição .o tempo que o segundo trem leva para ultrapassa totalmente o primeiroé de 6s.o comprimento do segundo trem é.

  58. cleiton disse:

    um trem percorre uma via no sentido norte-sul, seu comprimento é 100m e sua velocidade de 72 km/h.um outro trem percorre uma via paralela no sentido sul-norte com velocidade de 72km/h. considere o instante t=o aquele que os trens estão com as frente na mesma posição .o tempo que o segundo trem leva para ultrapassa totalmente o primeiroé de 6s.o comprimento do segundo trem é.

  59. ana disse:

    Por que a equação da velocidade média (delta s/delta t) é valida para qualquer situação, mesmo se há uma mudança de velocidade(aceleração varia)?

  60. katia crisitna disse:

    Boa tarde,tenho 42 anos e voltei a estudar,depois de 22 anos. Estou completamente perdida,para falar a verdade entendo mt pouco de física,estou com serie de exercicios para resolver,se puderem me explicar o primeiro acredito q consiga fazer os outros, a questão é esta:

    Empregando-se a Equação de Conversão Massa-Energia,calcule qual o valor da Unidade,u:
    a) em joule,J,que é a unidade de energia do Sistema Internacional.
    b)Em elétron-volt,eV,que é unidade de energia usual para sistemas em que se consideram as energias de partículas atômicas. A relação eletron-volt e joule é dada por:

  61. Renato disse:

    P/ Felipe

    Cara tire uma dúvida não faltou converter a unidade de Km/h para M/s pois parece que estamos dividindo

    km/h /s

  62. Renato disse:

    p/felipe

    E a conversão de unidades ?

    144km/h não pode dividir por 10s

  63. Anônimo disse:

    se 3h 30 min= 3,5h e se fosse 4h 45min?

  64. Gabriel disse:

    Eis ai o exercicio:

    As coordenadas de posição de uma particula material em movimento Oxyz. são no S.I: X=2,0t2-3,0t
    y=2,0t2 -1,0
    z=1,0

    Determine:
    a) O vetcor de posição da particula no instante t
    b)A norma de deslocamento da particula entre t=1,0s e t=3s
    c)A velocidade media da particula no intervalo de (1,0; 3,0s)

  65. LíiviaChagas disse:

    me ajudem.

    Um ponto material em MUV, no terceiro segundo de seu movimento, tem a velocidade de 15m/s e, no fim do quarto segundo, a velocidade de 25 m/s. Qual é a sua aceleração?

  66. Unidade Tribo de Judá disse:

    ei pessoal me ajudem com velocidade, estou aprendendo agora, põe alguns ex basicos pra mim. obrigado desde já.

  67. Ingrid Oara disse:

    Super Esclarecedor…Muito obrigada!

  68. Mateus Vianna disse:

    Boa tarde

    Considere que Roberto, em suas caminhadas de 2 000 m para manter o seu condicionamento físico, desenvolva uma velocidade média de 5 km/h.
    Qual foi o tempo gasto por ele ?

  69. camila disse:

    eu gostei e entendi o que autor quis dizer eu vou fazer um trabalho eu não entendia nada mais agora eu entendire gostei muito obrigada.

  70. Leonardo disse:

    p/ juliete

    3,5 horas = 3 horas e meia
    de 6h até às 9:30h são 3 horas e meia

  71. juliete disse:

    adorei suas explicações só naum entedi a resposta q vc deu na do thiago pq fica 3,5?

  72. Natali disse:

    adorei, me ajudou bastante . Parabéns (:

  73. thalia disse:

    aaah ben legal tenho ki fazer uma prova parcial de física e nao entendo nada mas esse bagulhin aííí me ajudou pra karamba ah entao valeu aÊ;;hihi

  74. Leonardo disse:

    p/ Luis Felipe

    DeltaT = DeltaS / V

    para a lesma:
    DeltaT = 90 / 1,5 = 60 s

    para a tartaruga:
    DeltaT = 1000 / 20 = 50 s

    Ou seja, a tartaruga chega primeiro. Ela chega 10 s antes da lesma.

    Abraço

  75. Luis Felipe disse:

    Imagine uma corrida disparada entre uma lesma e uma tartaruga. A lesma parte de um local que fica 90mm do ponto de chegada e a tartaruga de outro ponte que fica a 1m do ponto de chegada. A velcidade média de lesma é de 1,5mm/s e a tartaruga 20mm/s. Que animal chega primeiro?

  76. Leonardo disse:

    p/ beatriz

    Esse 2 ao 47 é o que? Km? Se for, a solução é:
    Vm = DeltaS/DeltaT
    6 = (47 – 2)/DeltaT

    Desta forma a resposta será dada em "horas".
    6 = 45/DeltaT
    DeltaT = 45/6 = 7,5 horas (7 horas e 30 min)

    Abraço

  77. Leonardo disse:

    p/ alessandra

    A velocidade média é dada por:
    Vm = DeltaS/DeltaT = 655/18 m/s
    Se você quiser a resposta em km/h basta multiplicar por 3,6

    Vm = 655/18 x 3,6 = 131 km/h

    Abraço

  78. stela disse:

    ola junio ajude a resolver este execicio Caucule o tempo gasto numa viagem é de 3.4000,00m sendo que a velocidade média do veiculo é de 90km/h.

  79. beatriz disse:

    oi me ajude por favor A velocidade média de um homem andando é de 6km/h.Emquanto tempo ele anda do 2 ao 47?

  80. alessandra disse:

    oi junior vou passar um execicio para voces me ajudar Em 18 s um caminhão percorreu 655m qual a velocidade média dess caminhão

  81. Leonardo disse:

    p/ Geovane

    Toda grandeza vetorial pode assumir valores positivos e negativos. Esse é o caso da velocidade por exemplo. O fato de uma grandeza vetorial ser negativa significa simplesmente que ela está no sentido negativo do sistema de eixos convencionado para o problema. Por exemplo: Imaginemos que no nosso sistema de eixos convencionado, o sentido São Paulo – Rio é o positivo. Então, dizer que um carro tem velocidade de -100km/h neste sistema de coordenadas significa dizer que o carro está indo do Rio para São Paulo com velocidade de 100km/h.

    Abraço

  82. Unknown disse:

    ME ajudem, quando que a velocidade média é igual a velocidade instantanea???? vlw

    • Anônimo disse:

      Quanto o movimento em questão for do tipo MRU. Ou seja, quando não houver aceleração (a = 0).
      Durante todo o trajeto em estudo, o móvel manterá velocidade constante.

  83. geovane disse:

    nao tem como uma velocidade ficaqr em numeros negativos aqla do junior nao pode ficar negativo pq é uma velocidade

  84. Leonardo disse:

    P/ João

    s=0,3t²-2t-5

    para descobrir v(10) temos que descobrir s(10)

    s(10)=0,3*10^2-2*10-5 = 30-20-5 = 5 m

    v(10)=s(10)/10 = 5/10 = 0,5 m/s

    obs: Supus que a unidade de espaço é o metro

    Abraço

  85. Leonardo disse:

    p/ thiago

    Vm = deltaS/deltaT

    deltaS = 240-30 = 210km
    deltaT = 3,5 horas

    Vm = 210/3,5 = 60km/h

    Abraço

  86. thiago disse:

    gente me ajudem rapido,um ônibus passa pelo km 30 de uma rodovia as 6 h, as 9h e 30 min passa pelo km 240.quala sua veloidade media

  87. luana disse:

    gostei muito dessas explicacoes

  88. Yaah Santos... disse:

    Me ajudem a resolver este exercício por favor…

    Um carro de fórmula 1 percorreu os 5625km de determinado circuito em 1,5 min.Calcule a velocidade média em km/h.

    Necessito muito da ajuda de vocês,por favor é muito importante pra mim que vocês me ajudem a resolver esta questão…

    Obrigada,aguardo a solução para este problema.

  89. laura disse:

    natani é assim:
    Vm=30/20
    Vm=1,5*60
    Vm=90 km/h ou 25m/s
    espero ter ajudado

  90. luana disse:

    será que alguém poderia me ajudar a responder o seguinte exercicio:
    um corredor fundista está participando de uma prova de 5 km. nos primeiros 3 km ele mantem velocidade constante de 1,5 m/s. no restante da prova, sua velocidade é de 2,0 m/s. qual será sua velocidade média durante a prova?
    preciso do calculo, pois sei que o resultado é de 1,667 m/s.

  91. natani disse:

    gente me ajuda a resolve esse exercicio suponha que um carro de passeio percore 30km em 20mun.determine sua velocidade média nesse percuso

  92. João disse:

    gente me ajuda a resolve esse exercicio!
    "suponha q um carro de montanha-russa tem sua posição descrita pela equação s=0,3t²-2t-5.
    a-)Calcule sua velocidade 10s depois de iniciado o movimento."
    me ajuda ae galera!!!

  93. Unknown disse:

    e se movel ja estiver em movimento como saber a velocidade inicial

  94. Unknown disse:

    entendi td agora eu vou tirar 10 nas provas…obrigado por me ajudarem…

  95. Felipe disse:

    Bem Júnior, resolvendo o seu exercício pela seguinte formula:
    V= Vo+a.t

    Temos a velocidade final que é "zero" no instante t=10 e a Vo=144
    Substituindo na equação fica:

    0=144+a.10

    a=(-14,4)Km/h*s

    0=144+a.10
    a=(-14,)

  96. Paulo Spachi disse:

    Vale lembrar que a velocidade escalar média leva em consideração a variação dos espaços na trajetória!!!

    Por exemplo, se você foi até um ponto A e 'voltou' 'pela mesma trajetória' até o ponto A novamente, sua velocidade escalar média será zero!

    No entanto, se você saiu do mesmo ponto A e percorreu um circuito fechado de corrida de carros, chegando, 'na outra volta', no mesmo ponto A, você aumentou os espaços, resultando uma variação positiva dos espaços e, portanto, uma certa velocidade escalar média.

    Quase ninguém observa esse dado, mas ele é extremamente importante!!!

    O caso da velocidade escalar instantânea, geralmente não se calcula a nível de ensino médio, embora seja possível calculá-la ponto a ponto, ou seja, tempo a tempo, tomando as devidas considerações. Mas a velocidade escalar instantânea é a velocidade marcada pelo velocímetro: a cada 'instante' você tem uma velocidade diferente.

    • Unknown disse:

      Um móvel partiu da posição A=43km e foi até a Posição B=132km qual foi seu deslocamento ?
      Me ajudem Não consigo calcular esse Deslocamento

    • Unknown disse:

      Você só tem que subtrair o espaço final com o espaço inicial que ele percorreu.
      ∆S=S-So
      ∆S=132-43
      ∆S=89

    • Anônimo disse:

      um corredor com velocidade igual há 18m/s consegue correr 4,5 metros até parar completamente.
      Qual a velocidade da sua aceleração?? Carol

    • Unknown disse:

      alguém me ajuda..Um veículo parte do repouso em movimento retilíneo e acelera a 2 m/s² . Pode-se dizer que sua velocidade e a distância percorrida, após 4 segundos, valem, respectivamente

  97. ---------- disse:

    otmo!!!boa apresentação.

  98. ---------- disse:

    se um veículo se move com velossidade de 72km/h e apos 1h de trajetoria ele é atingido na traseira por um outro automovel que se move a 100km/h…qual seria o aumento da sua velossidade apos a batida na traseira?

  99. Junior disse:

    boa noite tudo bem com todos vocês. então galera. li reli e reli mais umas veses esse conteudo. nõ acredito, deve ser pq eu estou cansado… mais eu não consegui entender. =/
    e não entendi nada. =/
    sera que vcs podem me ajudar?
    vou passar um exercicio aqui, se for possivel me ajudarem, mais passo a passo e bem explicado para que eu possa intender?

    (Exercicio):

    Imagine um carro de formula 1 que está a 144KM/h. Ocorreu um acidente na pista, o piloto freiou a carro até para-lo, gastando 10 s . calcule a aceleração.

    então galera tem como me ajudar?
    agradeço.
    E vou tentar ler e reler tudo de novo amanhã. ai amanhã estarei mais descasado, quem sabe não conseguirei entender algo.
    Muito obrigado e abraços.

    • Unknown disse:

      Junior, é bem simples
      Ultilizando a fórmula acima temos que
      Vi=Vf+a.t
      como queremos a aceleração, vamos isola-la para o primeiro membro.
      temos então que:
      -(a.t)=Vf-Vi
      trocamos o sinal
      a.t-=-Vf+Vi
      Colocando os valores:
      Temos que a Vf é 0, pois o carro parou, logo mais temos que a Vi=144km/h, vamos transforma-la em m/s, basta dividir por 3,6 o que da 40m/s.
      Temos tambem que o tempo = 10s.
      então basta subtituir, temos:
      a.10s=-40m/s+0m/s
      a=(-40m/s)/10s
      a=-4m/s².

    • Unknown disse:

      Você usaria a fórmula: a=∆v/∆t
      a=aceleração
      ∆V=variação de velocidade
      ∆t=variação do tempo
      Só que para você saber a aceleração, teria que transformar o km/h por m/s, que é dividindo por 3,6(144km/h=40m/s).
      Sabe-se que ele freiou o carro gastando 10segundos então você vai dividir a velocidade e o tempo que ele gastou para freiar. Com isso terá 4m/s².
      a=∆S/∆t
      a=40/10
      a=4m/s²

    • Robson disse:

      -4 m/s² , negativo por que ele está perdendo velocidade durante a frenagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *