Velocidade média e Velocidade instantânea

Para todo movimento podemos associar uma grandeza chamada velocidade que é o quociente entre a variação de espaço e a variação de tempo utilizado pelo móvel neste percurso. A velocidade mede a variação da posição do móvel no tempo, e nos fornece um valor que expressa o quanto o móvel está rápido ou devagar ao realizar um percurso.

Quando, em algum exemplo ou exercício de cinemática, estiver o termo velocidade escalar, nos referirmos a uma grandeza escalar (que tem apenas valor numérico), sem nos preocupar com direção e sentido, que são características de um vetor.

O conceito de velocidade média ou velocidade escalar média é diferente do conceito de velocidade instantânea. A velocidade média esta ligada a um intervalo de tempo ∆t enquanto a velocidade instantânea a um instante de tempo t.

Velocidade Média

Para entender melhor esta diferença vamos estudar o exemplo de um movimento uniformemente variado. Um carro parte do repouso (velocidade inicial zero) e percorre 100m em 10s. Qual a velocidade média deste móvel nos 10s de movimento?

Sabemos que a variação de espaço do móvel foi de 100m e a variação de tempo do móvel foi de 10s, logo, a velocidade média é dada por:

Vm = ∆S/∆t
Vm = 100m / 10s
Vm = 10m/s

A velocidade média do móvel foi de 10m/s. Isto não significa que ele estava sempre com velocidade 10m/s, já que parte do repouso (velocidade inicial zero) e ao longo do percurso aumenta sua velocidade.

Para saber a velocidade instantânea do móvel no instante 6 s, sabendo que a aceleração do mesmo é de 2m/s2, devemos utilizar a equação abaixo:

V = V0 + a.t

Esta é a função da velocidade para o movimento uniformemente variado, onde:

V: é a velocidade final do móvel.
V0: é a velocidade inicial do móvel.
a: é a aceleração do móvel.
t: é o tempo.

Substituindo os valores fornecidos, temos:

V = V0 + a.t
V = 0 + 2 . 6
V = 12 m/s

Logo, a velocidade do móvel no instante 6s é igual a 12m/s e esta pode ser chamada de velocidade instantânea já que se refere ao instante 6s.

111 respostas

  1. URGENTE!!! Um carrinho de montanha russa tem sua velocidade descrita pela função v(t) = t² + 5t + 2. Sabendo-se que a posição em inicial (t=0) é de 10 metros, qual é a posição no instante t=15 segundos?

  2. boa tarde, gostaria de uma ajuda
    Um móvel passa por um ponto A com velocidade de 10m/s e, daí em diante, possui aceleração constante de 5m/s², percorrendo um trecho AB, no qual sua velocidade média é de 60m/s. Determine a distância entre os pontos A e B. a resposta é 1200 mas não estou conseguindo chegar nela

  3. boa tarde, gostaria de uma ajuda
    Um móvel passa por um ponto A com velocidade de 10m/s e, daí em diante, possui aceleração constante de 5m/s², percorrendo um trecho AB, no qual sua velocidade média é de 60m/s. Determine a distância entre os pontos A e B. a resposta é 1200 mas não estou conseguindo chegar nela

  4. Saudacoes aguem me ajude na resolucao do exercissios
    um lectrao com energia em repouso corresponde ao valor de 0,511 Mev deslocase a uma velocidade U=80% calcular a energia total, calcular a sua energia cinetica e o seu movimento linear

  5. li e reli o conteúdo e vários outro iguais e não entendi alguém poderia me ajudar com esse exercício.
    EXERCICIO
    Com a intenção de trabalhar conceitos de Física: Introdução à Mecânica, o prof. Otto propôs a situação-problema abaixo aos seus alunos do curso de Licenciatura em Matemática.
    ‘Numa avenida de mão única com duas pistas, três sinaleiros estão sincronizados de modo que o fluxo de carros flua por um período não superior a 50 segundos e com uma velocidade média de 50 km/h.
    Considere que dois carros estejam parados no primeiro sinaleiro, quando o sinal fica verde e ao reagirem, após 5 segundos, os motoristas aceleram os carros até atingirem a velocidade média de 50 km/h. Durante o início do movimento, os carros precisam de 3,6 segundos para atingirem a velocidade de 50 km/h e, depois, seguem com essa velocidade constante até passarem pelo terceiro sinaleiro. Durante o percurso, quando os carros da primeira fileira estiverem a 20 metros de cada sinaleiro, então, estes deverão ficar abertos, ou seja, com o sinal verde.
    As distâncias entre o primeiro e o segundo sinaleiro é de 350 metros e entre o segundo e o terceiro é de 300 metros.
    Considerando as informações sobre a sincronização dos sinaleiros, verifique se os carros da primeira fileira conseguirão passar pelo terceiro sinaleiro e quanto tempo decorrerá para isso’.
    QUESTÃO ORIENTADORA
    1) Considerando a situação-problema apresentada pelo Prof. Otto, cite os principais conceitos de mecânica relacionados ao problema.
    2) Aplicando estes conceitos, resolva a situação-problema proposta pelo Prof. Otto, detalhando toda a resolução.

  6. Estava tudo tranquilo de entender até o momento em que você disse que a aceleração é de 2m/s². Não seria de 10m/s²? A divisão final não é 10m/s divido por segundo? Onde o 2 se encaixa?

  7. um movel parte do repouso e se desloca com uma velocidade 14 m/s, e gasta 7 s pra percorrer a trajetoria . nessas condiçoes a aceleraçao adquirida pelo movel corresponde a :

  8. Bom dia, qual a distância necessária para atingir 100km/h com um veículo que se desloca de 0 a 100km/h em 13 segundos.

  9. Bom dia, por gentileza alguém poderia me ajudar nesta questão, estou recorrendo a uma multa de trânsito onde o radar me multou na velocidade de 100km/h em uma avenida que o limite é de 50km/h sendo que passo diariamente por este local e jamais excedi a velocidade. O meu veículo na especificação técnica diz que faz de 0 a 100km/h em 13 segundos e a distância da rotatória que é o ponto inicial 0 até o radar é de 450 metros, acredito que não seria possível desenvolver esta velocidade, ou seja este radar está com problema. Gostaria apresentar um calculo como prova.

  10. Pessoal não entendi muito bem e estou com dor de cabeça nesse exercício

    Uma bicicleta segue com uma aceleração constante de 5m/s. Considerando que a velocidade inicial seja de 2m/s, vamos calcular a velocidade instantanea apos o ciclista percorrer 4 segundos apos?

  11. um ônibus inicia sua viajem ás 15 horas e 30 minutos e 45 segundos e termina ás 19 horas e 15 minutos e 30 segundo qual a sua variação de tempo e qual a formula e resposta?

  12. como eu resolver:um movel parte do repouso e se desloca com uma velocidade de 14m/s, e gasta 7 s pra percorrer a trajetoria.nessas condições , a aceleração adquirida pelo movel corresponde a :(utilize a equação v=vo+a.t)

  13. Alguém saberia responder de forma simples, um foguete no espaço esta com velocidade (0) partiu em velocidade 10 m/s por 1 minuto, qual sera sua velocidade final? Será os mesmos 10 m/s de partida ou aumentara referente x o tempo de aceleração?

  14. Suponha um móvel que percorre uma trajetória qualquer entre dois pontos A e B com velocidades variadas no decorrer da trajetória é sempre verdade em que algum ponto da trajetória a velocidade nesse instante é igual à velocidade média?

  15. uma partícula em MURV adquire a velocidade que obedece a função horária v = 12. t no SI determine o instante em que a particula atinge a velocidade de 240 m/s

  16. Um ponto material percorre uma trajetoria retilinea a que se associa um eixo coordenado. Seu movimento é descrito pela tabela abaixo, onde a linha t (s) representa os instantes em segundos, a linha x (m), as posições em metros ocupadas pelo ponto material nesses instantes:
    t (s) 0 – 2,0 – 4,0- 6,0- 8,0
    x (m) 10- 30- 40- 40 – 20
    Determine o módulo do deslocamento e da velocidade média desse móvel nos intervalos de tempo: a)de 0 a 2,0 s

  17. Gente preciso de ajudar por favor.
    Um corpo com aceleração constante possui uma velocidade de 10m/s quando está na coordenada x=6 e de 15m/s quando esta posicionado em x=10m . Qual é sua aceleração?

  18. Gente preciso de ajudar por favor.
    Um corpo com aceleração constante possui uma velocidade de 10m/s quando está na coordenada x=6 e de 15m/s quando esta posicionado em x=10m . Qual é sua aceleração?

  19. Encontre a aceleração de um movel que parte com velocidade inicial de 80m/s e apos 10 segundos sua velocidade é 40m/s me ajudem