Magnetismo

O magnetismo é a parte da Física que estuda os materiais magnéticos. Neste post vamos estudar a origem da palavra magnetismo, um pouco da história do magnetismo e falar sobre o magnetismo terrestre.
A palavra magnetismo tem origem na Grécia antiga. Em uma cidade chamada Magnésia foi observado um minério com a propriedade de atrair objetos de ferro. A este minério foi dado o nome de magnetita.
Assim como a eletricidade, o magnetismo foi enunciado pela primeira vez no século VI a.C. por Tales de Mileto. Para Tales, a magnetita podia comunicar sua vida ao ferro, já que está, como o âmbar (leia o post sobre o átomo, possuía uma alma. Após isso, só tivemos grandes mudanças com Pierre de Maricourt que fez experiências para estudar o magnetismo em 1269. Com estas experiências ele descobriu que:
1) aproximando dois imãs pelos seus pólos de mesmo nome, eles se repelem.
2) aproximando dois imãs pelos seus pólos opostos, eles se atraem.
3) um imã partido mantém a polaridade do imã que o originou.
4) da divisão de um imã surge outros dois, ou mais imãs, por menor que eles sejam.
Em 1600, William Gilbert publicou “De magnete”. Neste trabalho Gilbert explicou as propriedades do imã e do magnetismo. Também explicou o campo magnético terrestre, dizendo que a Terra era um grande imã e que seus polos magnéticos se aproximavam aos polos de seu eixo de rotação.

Abaixo uma ilustração do amigo Tainan Rocha sobre o tema.

É importante saber que, da mesma maneira que existe um campo elétrico ao redor de um corpo carregado eletricamente, existe um campo magnético na região onde se encontra um imã. Já que nosso planeta apresenta um comportamento magnético, como se fosse um imã, ao redor dele existe um campo magnético. É este campo magnético que atua sobre a agulha magnética da bússola.

Sabemos hoje que o polo norte magnético da Terra está próximo do polo sul geográfico e, assim sendo, o polo sul magnético está próximo ao polo norte geográfico. Portanto, o polo norte magnético da bússola aponta para o sul magnético terrestre e norte geográfico da terrestre. Por sua vez, o polo sul magnético da bússola aponta para o norte magnético terrestre e sul geográfico terrestre.
Vários foram os cientistas que colaboraram para avanço nas teorias do magnetismo, entre eles podemos destacar Hans Christian Orsted e Michal Faraday. Mas, a grande transformação do magnetismo foi realizada pelo matemático James Clerk Maxwell que, com suas equações, conseguiu unificar a eletricidade e o magnetismo dando origem ao eletromagnetismo.

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

8 respostas

  1. eu entrei para saber seo magnetismo era de origem grega …muito bom o que vc ta falando ai do magnetismo muito importante .

  2. oi,tudo bom? estou desesperada..tenho um trabalho de física para amanhã, tenho que apresentar um experimento que comprove a existência do campo magnético, mas não pode ser com óleo mineral e nem com bússola…me ajuda! obrigada.

  3. Quando aplicamos um teste com um megger em cabos elétricos ou motores, geramos um campo magnético ?

  4. Nós perdemos as informações do cartao magnetico, porque elas sao gravadas em formas de BITS, numeros 0 e 1 que o computador usa pra guardar informaçoes, a partir disso para se fazer o cartão eles pegam as informações que necessitam para uso do cartao e arrumam em BITS, na hora de fazer o cartao, sao colocados milhares de pequenos imãs um ao lado do outro, polarizados norte e sul para 0 ou 1, deixando a informação visível, por isso nao podemos expo-los a campos magneticos dos imas, pois isso iria rearranja-los perdendo a informacao gravada

  5. Olá
    Estou no terceiro ano do ensino médio e tenho uma questao para responder, mais não achei em nenhum lugar !A questão é a seguinte: " É comum lermos em cartões de banco dizendo: mantenha o cartão distante de objetos magneticos.Essa informação está relacionada com a perda de informações presentes no cartão devido ao campo magneticos dos imãs. A partir disso,reflita sobre como é possivel manter essas informações a despeito da presença do campo magnetico da terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-fundo-transparente

Efeito Joule ®  2021
CNPJ: 22.288.851/0001-14

Vai fazer o ENEM 2021?

Então organize seus estudos, aprenda a estudar e se preparar de verdade para o ENEM.