Efeito Joule

A mecânica clássica é o estudo do movimento das partículas e dos fluidos. Este estudo pode ser dividido, didaticamente, em: cinemática, estática e dinâmica. A cinemática é o estudo descrito dos corpos em movimento, sem se preocupar com as causas destes movimentos.


É importante lembrar que um corpo está em movimento quando, à medida que o tempo passa, sua posição varia em relação a um referencial. Na cinemática vamos estudar dois tipos de movimento retilíneo, o movimento uniforme e o movimento uniformemente variado, logo em seguida, vamos estudar o movimento circular que também pode ser dividido da mesma maneira, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado.


A cinemática escalar é o estudo da cinemática utilizando, para fim de cálculos, grandezas escalares, ou seja, grandezas que tem apenas um valor numérico, onde não nos preocupamos com a direção e o sentido desta grandeza que são características de um vetor.


A mecânica clássica (logo a cinemática também) foi desenvolvida por Galileu Galilei (1564 – 1642) e por Isaac Newton (1642 – 1727) que conseguiu elaborar uma teoria unificada da física descrita em três leis, conhecidas coma as leis de Newton.


Abaixo estão os links dos textos para o estudo da cinemática:


Galileu Galilei
Galileu Galilei, cientista italiano nascido em 15 de fevereiro de 1564, é considerado o primeiro cientista moderno. Realizando vários experimentos, Galileu chegou às leis matemáticas que descrevem o movimento dos corpos terrestres e revolucionou a Astronomia.


Isaac Newton
Utilizando os fluxions, Newton conseguiu dar um enorme salto na ciência, conseguiu o que todos buscavam na época, uma teoria física unificada. Analisando o movimento da lua ele chegou a uma descrição perfeita para os movimentos, uma descrição que poderia ser utilizada tanto para os astros como para objetos menores na terra. Esta teoria unificada é descrita em três leis, conhecidas como as leis de Newton.


Cinemática: Trajetória, direção e sentido
Alguns conceitos básicos são de grande importância quando se vai iniciar o estudo da cinemática. Neste texto vamos estudar os conceitos de trajetória, direção e sentido.


Cinemática: Variação de espaço e distância percorrida
Como vimos no texto sobre trajetória, é importante determinar a posição do móvel para o estudo da cinemática. Vamos ver um outro exemplo e estudá-lo para entender o conceito de distância percorrida e variação de espaço na cinemática.


Cinemática: Tempo e variação de tempo
Na cinemática não nos preocupamos com as causas dos movimentos. Só nos interessa descrever o movimento, determinar a posição, a velocidade e a equação do móvel num determinado intervalo de tempo. E, a noção de tempo é fundamental na descrição de qualquer movimento.


Velocidade média e Velocidade instantânea
Quando, em algum exemplo ou exercício de cinemática, estiver o termo velocidade escalar, nos referirmos a uma grandeza escalar (que tem apenas valor numérico), sem nos preocupar com direção e sentido, que são características de um vetor.


Movimento Uniforme
O movimento uniforme é caracterizado por ter o móvel sempre com velocidade constante, ou seja, não importa as causas do movimento, como se iniciou ou como terminou, analisaremos apenas o trecho onde a velocidade não varia com o tempo.


Cinemática: Velocidade Positiva e Velocidade Negativa
Entender bem o conceito de velocidade, sua orientação e as classificações do movimento é importantíssimo para a compreensão da cinemática como um todo.


Aceleração Média e Aceleração Instantânea
Sempre que a velocidade de um móvel varia dizemos que esse móvel está acelerando. A aceleração é, portanto, uma medida da variação da velocidade por intervalo de tempo. Para entendermos melhor este conceito, vou dar um exemplo e o analisaremos com a ajuda de uma tabela.

17 respostas

  1. Um veículo percorre uma trajetória conforme a função horária S=3+8t.determine:
    (A)a posição inicial
    (B)a posição após 4s

  2. mt bom esse blog, estou pretendendo dar aulas de fisica em escola publica pois minha formação é engenharia de controle e automação e esse blog da ajudando bastante a relembrar vlw

  3. tipo, como eu faço pra resolver um exercicio assim, fiquei na recuperação de fisica e preciso fazer um exercicio para ajudar na recuperação mais eu não sei muita coisa de fisica … Se poder responder o mais rapido possivel eu Agradeço desde já " um corpo obedece uma função horaria das posições s=40+8t(no Si)
    determine :
    posição inical e a sua velocidade :
    posição no instante 5 s :
    A Variação de posição entre 2s e 7s :
    O instante em que a posição é 60m.
    Quanto a trajetória , qual o tipo de movimento .

  4. sabe eu gostaria de saber como fasso para resolver as questões porke tipo to no primeiro ano do ensino médio! me responda por favor ai
    bejokas caren rayane!

  5. p/ AMANDA

    Quando vemos essa função horária percebemos que ela é da forma S = So + v*t.

    Sua função é: S = 40 + 8*t

    Por comparação pode-se ver que:
    So = 40 m (a posição inicial no SI)
    v = 8 m/s (a velocidade no SI)
    S(3) = 40 + (8 * 3) = 40 + 24 = 64 m (a posição no instante t = 3 s).

    Outras coisas ainda podem ser tiradas dessa função horária. Esse é o caso de um movimento com velocidade constante (aceleração zero).
    Se você fizer um gráfico espaço x tempo, este gráfico será uma reta onde o coeficiente angular desta reta é a velocidade.
    Repare como sua função horária se parece com a equação de uma reta: y = a*x + b

    Abraço

  6. tipo, como eu faço pra resolver um exercicio assim, estou no primeiro colegial, e não sei muita coisa em fisica… "um ponto material movimenta-se sobre uma tajetória retilínea obedecendo à função horária s=40+8t (no Si)
    determine :
    posição inical:
    posição estantanea 3 s :
    e por ai vaai..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *