O movimento uniforme é caracterizado por ter o móvel sempre com velocidade constante, ou seja, não importa as causas do movimento, como se iniciou ou como terminou. Analisaremos apenas o trecho onde a velocidade não varia com o tempo.
Para o estudo do movimento uniforme vamos fazer algumas simplificações. Estas simplificações deixarão o estudo mais compreensível. A primeira é que vamos restringir as dimensões do móvel para dimensões desprezíveis, ou seja, vamos estudar o movimento de ponto materiais. A segunda simplificação é que vamos estudar o movimento de móveis em trajetórias retilíneas.
Lembrando que ponto material pode ser entendido como um corpo cujas dimensões são consideradas desprezíveis em relação a uma determinada trajetória.
No movimento uniforme a velocidade é sempre a mesma, e podemos utilizar o conceito de velocidade média para encontrar o valor desta constante.
Para entender um pouco melhor o que é velocidade e o que é um movimento uniforme assista a um pedacinho da aula de cinemática e se você gostar pode assistir todos os outros vídeos da aula.

Vamos estudar um exemplo simples:
Um ônibus sai às 07h do terminal rodoviário de São Paulo e chega às 17h no terminal rodoviário do Rio de Janeiro. Considerando este movimento uniforme e sabendo que a distância entre os terminais é de 600km determine a velocidade média do ônibus.
A variação de espaço é 600km
a variação de tempo é 17h – 7h = 10h
logo a velocidade média é dada por:
V= 600km/10h
V = 60km/h
Neste movimento o móvel percorreu 600km com velocidade constante e igual a 60km/h, ou seja, um exemplo de movimento retilíneo e uniforme.

Respostas de 25

    1. a distancia média vai ser a soma do túnel com o trem, pois ele disse que o atravessa aos 20 s, então:
      S=400+200=600 m
      agora apenas coloque na fórmula:
      S=V.T
      600=V.20
      600/20=V
      V=30 m/s

    2. primeiro se deve somar os valores distancia, pois ele disse que atravessa, então:
      S = 200 + 400 = 600 m
      como já se tem o tempo, apenas jogue na fórmula:
      S = V . T
      600 = V . 20
      600 / 20 = V
      V = 30 m/s

  1. nossa! amei essa explicação! eu só tenho 13 anos, estou começando a ver física agora, mas com essa explicação, eu aprendi rapidinho!! muito obrigada, e parabéns!!!

  2. parabéns. eu precisava muito dessas explicações para eu poder entender a matéria de física.Eu não sei o porque da minha escola colocar física na 8 série. mas valeu ! esse blog ajudou muito !!

  3. galera, sou estudante de engenharia, mas parei de estudar faz mais de 17anos muito coisa esta dificil pra mim, exite alguma tecnica,, pois tenho muita dificuldade em fisica e matematica, ja estou pensando em parar

  4. O M.R.U também pode ser chamado de "Movimento Inercial" pois não possui aceleração. Comprovado assim pela 1ª Lei de Newton. Parabéns ao autor!

  5. Eu gostei muito do blog, super legal e abrange muitos assuntos. Só quero dar uma dica: Vcs deveriam postar mais exemplos e melhorar a especificação dos assuntos. Mas não é nada contra não, o blog é perfeito, eu adooooooro muito!
    continuem se empenhando.

  6. Dificil,dificil
    mas vcs conseguiram deixar facil,facil
    kkk
    parabéns,e continuem assim
    utilizando de textos de facil entendimento.

  7. Cara Parabéns seu Blog ta me savando pois tenho que fazer Uma prova de concuros publico e este Blog me salva nas minhas duvidas valeu mesmo

  8. Ameeei esse blog, muuito legaal…Tava ferradaa em física tenho uma prova amanhã acho que vu tirar uma nota booa… Valleu !! 😉

  9. Esse blog é FABULOSO , geralmente sites e blogs relacionados a matérias são complicados , com uma linguagem que ninguém entende.Aqui eu resolvi todos meus trabalhos da facul rs xD ..Obrigadão , que continuem assim e pra melhor =) Beijoos ;*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *