Os Elementos de Euclides

A mais famosa obra da matemática e a obra que mais teve edições depois da Bíblia. Isso já nos mostra a importância da obra Elementos de Euclides. Nos treze livros que constituem os Elementos de Euclides, Euclides trata de tópicos de Geometria, Teoria dos Números e Álgebra.

Euclides viveu por volta de 300 a.C., isto considerando sua existência é claro, já que alguns historiadores dizem o contrário e atribuem suas obras a outros autores da época. Neste texto você encontra um pouco sobre a vida e obra de Euclides.


Na cidade de Alexandria, construída por Alexandre ao conquistar o Egito, no delta do Nilo estava o centro das atividades literárias e científicas, o Museu. Neste espaço do saber encontrava-se a grande biblioteca de Alexandria e foi neste contexto que Euclides organizou e liderou um grupo de matemáticos que realizaram estudos importantíssimos para a história da ciência.


Os Elementos de Euclides contêm 465 proposições nos trezes livros que estão organizados da seguinte maneira:


Livro I: Definições, postulados, axiomas, triângulos, construções, congruência, paralelismo, teorema de Pitágoras.


Livro II: transformações de áreas, razão áurea.


Livro III: Circunferências, cordas, secantes, tangentes e medidas de ângulos.


Livro IV: Polígonos Inscritos e Circunscritos.


Livro V: estudo geométrico das proporções.


Livro VI: Semelhança de polígonos.


Livro VII a IX: Aritmética (teoria dos números).


Livro X: comprimentos de segmentos de reta incomensuráveis com um segmento de reta dado (irracionais).


Livro XI a XIII: Geometria espacial.


Euclides foi um dos primeiros a utilizar o método axiomático, e desta maneira, produziu um sistema lógico que serviu de exemplo para muitos na construção do conhecimento científico. O método axiomático é uma técnica de apresentação e construção de uma teoria que foi desenvolvida por Aristóteles, mas este tema fica para outro post.

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

3 respostas

  1. Estou no ultimo ano do ensino médio, e o seu post foi muito importante pra mim, pois foi com ele que eu consegui entender e fazer meu trabalho juntamente com o grupo. muitissimo obrigado. valeu!
    Mayara.

  2. Estou fazendo uma pesquisa sobre Euclides de Alexandria e eu gostaria muito de agradecer pois o seu post foi muito útil pra mim, muito obrigado mesmo.

    Ah e o URL era pra colocar o meu blog né?

    bj!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-fundo-transparente

Efeito Joule ®  2021
CNPJ: 22.288.851/0001-14

Vai fazer o ENEM 2021?

Então organize seus estudos, aprenda a estudar e se preparar de verdade para o ENEM.