O que é energia elétrica?

A energia elétrica é  a capacidade de trabalho de uma corrente elétrica. Como toda energia, ela é a propriedade de um sistema elétrico que permite a realização de trabalho. Mas que tal aprender mais?

Veja essa tirinha sobre o assunto!

tirinha sobre energia elétrica

O processo pelo qual um corpo adquire carga elétrica é conhecido como eletrização. Quando um corpo ganha elétrons dizemos que ele foi eletrizado negativamente, pois o número de elétrons no corpo é maior que o número de prótons no mesmo. Vamos entender ao longo do texto que essa carga elétrica é a responsável por realizar trabalho e isso caracteriza a energia elétrica.

O conceito de energia elétrica

Essa energia pode ser obtida através de várias formas. O que chamamos de “eletricidade” pode ser entendido como energia elétrica se, no fenômeno descrito a eletricidade realiza trabalho por meio de cargas elétricas.

A energia elétrica pode ser um subproduto de outras formas de energia, como a mecânica e a química. Através de turbinas e geradores podemos transformar estas formas de energia em eletricidade.

O dínamo é um exemplo de gerador de eletricidade, um aparelho que transforma energia mecânica em energia elétrica. Sabemos hoje que a variação de campo magnético gera corrente elétrica. No dínamo o imã gira com a bobina ao seu redor. Este movimento gera a variação do campo magnético do imã, surgindo então, uma corrente elétrica no conjunto de espiras da bobina. Esta corrente elétrica pode ser utilizada para acender o farol da bicicleta, por exemplo, ou qualquer equipamento instalado no circuito elétrico de seu carro.
Energia ElétricaIlustração de @tainanilustra

A energia elétrica também pode ser transformada por meio de equipamentos em outras formas de energia, como por exemplo, energia térmica por Efeito Joule. Fenômeno onde um condutor é percorrido por corrente elétrica transformando energia elétrica em energia térmica. Fenômeno estudado por James Prescott Joule (1818-1889).

A energia elétrica pode ser gerada através de fontes renováveis como a força das águas, dos ventos. Fontes que são subproduto da energia solar, já que os ventos são formados pelas correntes de convecção e a energia potencial acumulada nas quedas d’águas também é proveniente do Sol.

Uma das maneiras de se gerar energia elétrica acontece nas hidrelétricas, onde a energia potencial da água é utilizada para movimentar turbinas (energia mecânica) que estão ligadas a geradores. Nestes geradores a energia mecânica é transformada em energia elétrica em um processo próximo ao do dínamo. Isto obedecendo ao princípio de conservação de energia, ou seja, parte da energia utilizada para girar as turbinas é transformada em energia elétrica através da indução magnética.

Outra maneira de gerar energia elétrica é observada em uma termelétrica, onde a queima de combustíveis produz vapor que é utilizado para movimentar as turbinas ligadas a geradores.

As várias formas de energia que observamos no planeta podem ser transformadas em energia elétrica. E obtendo essa energia podemos utilizá-la de diversas formas distintas no nosso dia a dia, como por exemplo, a luz (lâmpada), o calor (chuveiro, aquecedores), o som (rádio).

Fórmula para calcular energia elétrica

Para efeitos de cálculos, a energia elétrica entre dois pontos de um condutor é igual ao trabalho realizado pelas cargas elétricas entre estes dois pontos, ou seja:

Eel = Δq.U

Sendo:

Eel = energia elétrica
Δq = variação de carga elétrica
U = diferença de potencial, tensão elétrica.

Para entender melhor o conteúdo do texto, veja uma exercício resolvido sobre energia elétrica.

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

48 respostas

  1. Energia nunca é criada, sempre transformada. Grupos moto geradores movidos a diesel transformam a energia mecânica em elétrica.

  2. Obrigado!!! Era tudo de que eu precisava , ajudou muito no trabalho de física na escola… Continuem ajudando outros alunos. =)

  3. Bom dia pessoal eu tenho duas perguntas e preciso da ajuda de um de vcs

    1) na empresa onde trabalho existe uma linha de cabos em media tensao (13,2 Kv) que vao pela galeria ate um determinado setor
    (os cabos são isolados e apropriados para 20Kv) e vão pela eletrocalha ate o destino, minha pergunta é ,posso passar na mesma eletrocalha mais um circuito trifásico em baixa tensão(380VAC)? ou seja vai ficar o circuito de alta e baixa tensão na mesma eletrocalha,posso?

    2) Na industria e no comercio podemos usar fio ou cabo 1,5mm² em circuitos de iluminação respeitando os limites de corrente? faço essa pergunta pq me disseram que nao podemos usar em industria e comercio e nao consigo achar nada a respeito

    muito obrigado
    Marcos

  4. Muito bom o conteudo escrito, ele me ajudou bastante.

    *esse tambem é um otimo blog

    * o autor deve ser fantastico, e muito inteligente.

    Parabéns…

  5. Muito bom este post.
    Passando hoje pela primeira vez, e com certeza voltarei.

    Energia é o que move a Vida! 🙂

  6. Este blog esta muito fixe. O autor deste blog deve continuar a clocar coisas.
    Esta muito bem organizado.
    O Autor deste blog esta de parabens

  7. O trabalho é um dos melhores que já vi.
    Esteve de acordo com oque eu estava procurando!
    Obrigada pela ajuda, e continuem ajudando outros alunos, assim como eu,tenho certeza que ficaram muito satisfeitos com o conteúdo.
    Parabéns.

  8. O trabalho é um dos melhores que já vi.
    Esteve de acordo com oque eu estava procurando!
    Obrigada pela ajuda, e continuem ajudando outros alunos, assim como eu,tenho certeza que ficaram muito satisfeitos com o conteúdo.
    Parabéns.

  9. nossa wlw ajudou muito na prova de astronomia peguei a manha ja vou entrar nesse saiti sempre valeu um beijao brigaduh xau bjos!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-fundo-transparente

Efeito Joule ®  2021
CNPJ: 22.288.851/0001-14

Vai fazer o ENEM 2021?

Então organize seus estudos, aprenda a estudar e se preparar de verdade para o ENEM.