A resistência elétrica e as dimensões do condutor

Agora vamos falar um pouso sobre a relação entre a resistência elétrica e as dimensões do condutor. Esta relação foi estudada por um grupo de cientistas que realizaram vários experimentos de eletricidade. Muitos destes experimentos estavam relacionados à resistência elétrica, e nestes, verificou-se que a resistência (R) de um resistor é diretamente proporcional ao comprimento (l) do resistor, inversamente proporcional à área da secção transversal (A) e depende do material do qual o resistor é feito.


Considerando os resistores como sendo fios, podemos simplificar o estudo das grandezas que influem na resistência elétrica.

Observe a ilustração:

Temos um resistor representado por um fio de comprimento l e secção transversal de área A (constante).
A partir dos experimentos podemos afirmar que:
1) Sendo dois resistores constituídos pelo mesmo material, e com a mesma área de secção transversal, o primeiro com comprimento l e o segundo com comprimento 2l. Se a resistência do primeiro for R a do segundo será necessariamente 2R.
2) Sendo dois resistores constituídos pelo mesmo material , e com o mesmo comprimento, o primeiro com área de secção transversal A e o segundo com área de secção transversal 2A. Se a resistência do primeiro for R a do segundo será necessariamente R/2.
A relação entre resistência elétrica e as dimensões do condutor é escrita na forma:


A resistividade é uma característica do material com que é feito o resistor.



Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

12 Comments

  1. antmarkster01 disse:

    ..Boa noite equipe! Show de bola e parabéns ao(s) professor(res) pela explicação.
    grato.,Att., Marcos Antonio, estudante

  2. Ana disse:

    parabéns! otima explicação

  3. Arnaldo disse:

    A materia e foi muito bem definida, mas faltam exercicios resolvidos para melhor entendrmos.

  4. yago braga disse:

    falei para o meu professor sobre o site e ele falou que achou também muito legal as explicações

  5. yago braga disse:

    vcs autores do blog estão de parabéns.

  6. yago braga disse:

    esplica bem melhor que no meu livro de física e também acho que falta alguns exercícios mas essa explicação vai ser de muita importância nas minhas aulas e nas minhas provas vlw.
    yago braga RERIUTABA-CE

  7. Charles Cornell disse:

    pow mtu bom o artigo!!! gostei mesmo, e éh super fácil de entender!parabéns ao(s) autor(es)!!!Se todos o Artigos de Eletronica fossem assim,ao menos à princípio,teríamos pessoas mais capacitadas para lidar com as deificuldades tecnológicas no cotidiano!!!

  8. geferson disse:

    ola gostaria de saber como eu posso fazer os calculos de uma lampada normal por ex como calcular o filamento de dentro a resistencia,potencia,corrente e quantidade de gas nela desde ja agradeço a atencao

  9. João Victor ( Smallville ) disse:

    Muito boa a definição. Tentei entender no meu livro, mas aqui está melhor. Parabéns !

    João Victor

  10. Abandonado disse:

    Desculpa, mas o problema dos autores do site é exatamente o que as pessoas cobram mais: EXERCÍCIOS, mas vocês estão de parabéns!

  11. Felipe Sales disse:

    Também achei que podiam colocar alguns exercicios.

  12. Unknown disse:

    muito bom a definiçao so faltaram alguns problemas resolvidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *