Relatividade Restrita

Einstein publicou um artigo chamado “sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento”, em 1905. Neste artigo ele apresentou a teoria da Relatividade Restrita que é baseada em dois postulados.

Albert Einstein

O primeiro é chamado de Princípio da Relatividade e afirma que: As leis da física são as mesmas em todos os referenciais inerciais.

Princípio da Relatividade

Um referencial inercial é um sistema de referência em que um corpo ou mais, sem a ação de forças, permanece em movimento uniforme ou parado. Se um observador verifica uma lei em um referencial inercial, esta lei não pode ser violada por um observador em outro referencial inercial. Este princípio deixa claro que não existe um referencial absoluto e, desta maneira, deixa de existir a necessidade teórica de um meio base para este referencial. A teoria de existência do éter se tornou então desnecessária.

Antes de vermos o segundo postulado para entendermos melhor a relatividade restrita, vamos realizar dois pequenos exercícios utilizando a mecânica clássica:

Para o primeiro exercício imagine dois observadores A e B, cada um em seu referencial inercial. Um raio de luz é emitido pelo observador A na direção e sentido do observador B. O referencial de B afasta-se de A com velocidade 2.108 m/s. Sabemos que a velocidade da luz é igual a 3.108 m/s, então, pela mecânica clássica, B medirá, para a velocidade da luz emitida por A, o valor de (3.108 m/s – 2.108 m/s) 1.108 m/s.

Agora no segundo exercício, novamente temos dois observadores A e B, cada um em seu referencial inercial. Um raio de luz é emitido pelo observador A na direção e sentido do observador B. Agora o referencial de B aproxima-se de A com velocidade 2.108 m/s. Pela mecânica clássica, B medirá, para a velocidade da luz emitida por A, o valor de (3.108 m/s + 2.108 m/s ) 5.108 m/s.

Princípio da constância da luz

De acordo com o segundo postulado da Relatividade Restrita nos dois casos acima, os observadores devem medir a mesma velocidade para os raios de luz. O segundo postulado conhecido como Princípio da constância da luz afirma: A velocidade da luz no vácuo, c, é a mesma em todas as direções e em todos os referenciais inerciais.

Assim, toda velocidade depende do referencial, com exceção para a velocidade da luz e de qualquer radiação eletromagnética. Este princípio traz consequências difíceis de serem aceitas ao primeiro contato, já que contradiz nossa experiência diária com a mecânica clássica. Vamos estudar estas consequências nos próximos textos.

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-fundo-transparente

Efeito Joule ®  2021
CNPJ: 22.288.851/0001-14

Vai fazer o ENEM 2021?

Então organize seus estudos, aprenda a estudar e se preparar de verdade para o ENEM.