Questão do ENEM sobre energia mecânica

Três exercícios sobre leis de Newton que você precisa resolver
agosto 9, 2019
Exercício resolvido do ENEM sobre impulso
agosto 19, 2019

Questão do ENEM sobre energia mecânica

(Enem 2014) Uma das modalidades presentes nas olimpíadas é o salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta estão representadas na figura:
Desprezando-se as forças dissipativas (resistência do ar e atrito), para que o salto atinja a maior altura possível, ou seja, o máximo de energia seja conservada, é necessário que:
A) a energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica representada na etapa IV.
B) a energia cinética, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa IV.
C) a energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa III.
D) a energia potencial gravitacional, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa IV.
E) a energia potencial gravitacional, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa III.
Vamos ver um pouco de teoria antes resolver o exercício.

Energia mecânica

A energia mecânica é a energia do movimento e está relacionada com a capacidade de se realizar trabalho mecânico. Desta forma, quando um objeto estiver em movimento ou com capacidade de realizar movimento, há então uma quantidade de energia mecânica associada.
A energia potencial gravitacional (Ep), a energia cinética (Ec), a energia potencial elástica (Ee) e energia rotacional (Er) são exemplos de energia mecânica.
A energia mecânica total (Et) de um corpo é o somatório de todas as energias mecânicas presentes:
Et = Ep + Ec + Ee + Er + outros tipos de energia
Na ausência de efeitos dissipativos de energia, como atrito ou resistência do ar, a energia mecânica será conservada durante todo o percurso de um corpo.

Energia cinética e energia potencial gravitacional

A energia cinética é uma forma de energia ligada ao movimento, é a energia que os corpos têm devido à velocidade. A energia cinética pode ser determinada utilizando-se a equação:
Ec= m.v2 / 2
Da interação gravitacional entre a Terra e um corpo surge a energia potencial gravitacional. Uma energia potencial ou energia armazenada por um corpo é caracterizada pela capacidade deste corpo de realizar trabalho. No caso da energia potencial gravitacional podemos dar como exemplo uma bola de futebol de 300g (0,3kg) largada a uma altura de 4 metros, observe a figura abaixo.

Todo corpo em queda livre está sujeito a mesma aceleração de direção vertical e sentido para baixo. Esta aceleração é a aceleração gravitacional (g) que é aproximadamente 9,8 m/s2. A força resultante neste movimento é a força peso (P=m.g) e o trabalho desta força é igual a energia potencial gravitacional. Logo, quando a bola é largada a força peso realiza trabalho e a energia potencial gravitacional se transforma em energia cinética.
Para encontrarmos uma equação para a energia potencial gravitacional vamos utilizar a equação do trabalho:
τ= F.d
τ = P.h
τ = m.g.h
Como Ep = τ, temos:
Ep = m.g.h
Sendo assim, para calcularmos a energia potencial gravitacional no nosso exemplo basta substituirmos os valores para a massa do corpo (m), a aceleração gravitacional (g) e a altura em que o corpo se encontra (h).
Ep = m.g.h
Ep = 0,3 . 9,8 . 4
Ep = 11,76 J

Resolução da Questão

Agora que já sabemos um pouco mais sobre energia mecânica podemos voltar para nossa questão do ENEM.
No salto com vara, o atleta corre com a vara o que caracteriza a energia cinética na etapa I e essa energia deve ser transformada em energia potencial gravitacional na etapa III, quando o atleta atinge a altura máxima. Vamos analisar as alternativas para ver qual é a que está de acordo com isso:
A) Falsa. A etapa IV mostra a energia sendo dissipada no impacto com o colchão.
B) Falsa. Na etapa IV está representada a dissipação da energia. A energia cinética está representada na etapa I e a energia potencial gravitacional na etapa III.
C) Verdadeira. Para atingir a máxima altura possível, a energia cinética da etapa I deve ser convertida totalmente em energia potencial gravitacional na etapa III.
D) Falsa. Na etapa II está representado o impulso e na etapa IV está representada a dissipação de energia.
E) Falsa. Na etapa III não está sendo representada energia potencial elástica.
Resposta: alternativa C

Eu postei esse exercício primeiro no Instagram, sempre tem conteúdo novo lá. Vou postar os exercícios que mais caem no ENEM, quer ver todos? Me segue @vanksestevao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *