Exercício resolvido dinâmica, segunda lei de Newton

Exercício resolvido segunda lei de Newton
maio 21, 2019
Exercício resolvido Lei de kirchhoff
junho 27, 2019

Exercício resolvido dinâmica, segunda lei de Newton

Vamos fazer um exercício de dinâmica que envolve o conhecimento da segunda lei de Newton e do movimento uniformemente variado. Se você estiver com dificuldade nesses assuntos pode conferir nossas aulas sobre cinemática e também sobre dinâmica antes de continuar na resolução dos exercícios.
O ideal é que você tente resolver a questão e só depois confira a resolução do exercício, está bem? Treinar o cérebro para resolver exercícios de física é o que vai te deixar cada vez mais rápido e preparado para sua prova.
Agora vamos para o exercício:
(UFPE) Um corpo de 3,0 kg está se movendo sobre uma superfície horizontal sem atrito com velocidade v0. Em um determinado instante (t = 0) uma força de 9,0 N é aplicada no sentido contrário ao movimento. Sabendo-se que o corpo atinge o repouso no instante t = 9,0 s, qual a velocidade inicial v0, em m/s, do corpo?

Resolução do exercício

Lendo o exercício entendemos que um corpo sofre a ação de uma força e isso faz com que sua velocidade diminua ate que ele pare completamente. Logo, esta é uma questão de dinâmica com movimento uniformemente variado. Podemos identificar os seguintes dados:
m = 3,0 kg
F = 9,0 N
t0 = 0
V0 = ?
t = 9 s
V = 0 (o corpo atinge o repouso no instante 9,0 s, ou seja, velocidade igual à zero).
Sabemos que o móvel vai parar caracterizando então o movimento uniformemente variado com uma aceleração constante já que a força aplicada também é constante. Para determinarmos a velocidade inicial do móvel podemos utilizar a equação da velocidade para o movimento uniformemente variado:
V = V0 + a.t
0 = V0 + a.9
Só que não temos a aceleração do movimento, então, é necessário primeiro encontrarmos essa aceleração para, em seguida, resolvermos a equação da velocidade. Para encontrarmos a aceleração vamos aplicar a segunda lei de Newton.
F = m.a
Como a força é contrária ao movimento colocamos o sinal negativo nessa variável.
-9 = 3.a
a = -9/3
a = -3 m/s2
Agora que temos o valor da aceleração podemos substituir esse valor na equação da velocidade:
0 = V0 + a.9
0 = V0 – 3.9
0 = V0 – 27
27 = V0
V0 = 27 m/s
É isso, galera!
Espero que tenham curtido aprender a resolver essa questão. Até a próxima!

Segunda lei de Newton

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *