Exercício resolvido sobre velocidade média

Outra questão para a nossa série de exercícios resolvidos de física. Nessa questão é cobrado o conteúdo de cinemática, movimento uniforme e teorema de Pitágoras.
(Unisinos-RS) Numa pista atlética retangular de lados a = 160 m e b = 60 m, um atleta corre com velocidade de módulo constante v = 5 m/s, no sentido horário, conforme mostrado na figura. Em t = 0 s, o atleta encontra-se no ponto A. O módulo do deslocamento do atleta, após 60 s de corrida, em metros, é:
pista do movimento
a) 100 b) 220 c) 300 d) 10 000 e) 18 000

Resolução do exercício

O módulo do deslocamento do atleta é a distância entre o ponto do início do movimento até o ponto onde termina o movimento. Para encontrar esse valor temos que primeiro saber o ponto exato onde acaba o movimento.
Então, vamos usar a equação da velocidade média para saber onde acaba o movimento que dura 60s.
equação da velocidade média
Considerando o formato da pista, depois de percorrer os 300 metros ele estará no ponto B indicado na figura abaixo:
Percorrendo 160 m no primeiro lado, 60 m e segundo e mais 80 m que completam os 300 m: 160+60+80 = 300 m
resposta do exercício
Na figura o deslocamento do móvel é representado pela letra d.
Observe que a reta AB na figura é a hipotenusa de um triangulo retângulo de lados 80 m e 60 m. Sendo assim, encontrando o valor da hipotenusa teremos o deslocamento.
Quem está acostumado a resolver exercícios com triângulos vai saber que este lado vale 100 m já que este é um triangulo múltiplo do triangulo 3,4 e 5 e seus lados então serão 60,80 e 100.
Agora se você não se lembra do triangulo pitagórico terá que usar a equação para encontrar o valor do deslocamento.
resolvendo o problema
Logo, o deslocamento é igual a 100 m.
Alternativa a.

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *