Exercício de física deslocamento escalar e distância percorrida

Exercício de física onde são cobrados os conceitos de deslocamento escalar e distância percorrida. Se estiver com dúvidas nesse conteúdo pode conferir nosso texto sobre o assunto – variação de espaço e distância percorrida.
(Unitau-SP) Um móvel parte do km 50, indo até o km 60, onde, mudando o sentido do movimento, vai até o km 32. O deslocamento escalar e a distância efetivamente percorrida são, respectivamente:
a) 28 km e 28 km        b) 18 km e 38 km      c) -18 km e 38 km
d) – 18 km e 18 km      e) 38 km e 18 km 

Resolução do exercício

O deslocamento escalar corresponde à variação de espaço.
variação de espaço
Sendo assim o deslocamento escalar é igual a espaço final menos espaço inicial.
O movimento termina no espaço 32km e tem início no espaço 50km.
Logo:
variação de espaço
É importante observar que o valor é negativo porque o móvel está voltando em sua trajetória.
A distância percorrida é dada pela soma de todo o espaço percorrido, ou seja:
Na primeira parte do movimento o móvel percorre:
60km – 50km = 10km
Na segunda parte do movimento o móvel percorre:
32km – 60km = – 28km
Se a distância percorrida é igual a soma de toda distancia que o móvel percorre no movimento, logo será:
10km + 28km = 38km
Alternativa c.
Continue estudando com nossos exercícios resolvidos.

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *