fbpx

Definição de movimento na fisica

Definição de movimento na fisica

Estudar física é como se estivéssemos aprendendo uma nova língua, nesse processo é muito importante que no início do curso o aluno aprenda um vocabulário básico para que este não seja um empecilho em seu aprendizado.
A cinemática é o estudo dos movimentos sem a preocupação em estudar as causas desses movimentos. Para iniciar os estudos em cinemática o primeiro conceito que deve ser abordado é o conteúdo de movimento.
O movimento na física é caracterizado por uma variação da posição espacial de um corpo em relação a um referencial no decorrer do tempo. Mas o que isso significa?
Assista a uma parte da aula em que falo sobre esse conceito:
O professor na sala de aula está em movimento?
A resposta para essa pergunta é: Depende!
Como vimos precisamos de um referencial para dizer se o corpo está ou não em movimento. E o que é um referencial? O referencial é utilizado para se medir e registar as grandezas físicas, como por exemplo: posição, velocidade e aceleração. Ele pode ser um corpo ou um ponto material que escolhemos e a partir desse ponto de vista iremos fazer nossas observações.
Então precisamos primeiro dizer qual é o referencial para, então, dizer se o professor está ou não em movimento.

E se o referencial for a Terra, o professor está em movimento? Se o professor não se movimentar em relação a sala de aula, consequentemente ele estará em repouso em relação a Terra. Isso porque a sua posição não está variando com o tempo em relação ao planeta.

Um aluno sentado em uma cadeira na sala de aula está em movimento em relação ao Sol?
Estando a Terra em orbita ao redor do Sol, seu vetor deslocamento está variando no decorrer do tempo, o que caracteriza o movimento. O aluno na sala de aula está em movimento em relação ao Sol, já que a Terra também está em movimento.

O mesmo aluno está em repouso em relação a sala de aula, já que sua posição não muda em relação a sala.

Entender bem esse conceito de movimento é importante para darmos início ao estudo da cinemática, que é a parte da física que estuda os movimentos sem se preocupar com o que causou o movimento.
Até o próximo conteúdo, Galera!

2 Comments

  1. Victor Emanoel disse:

    Muito bem explicado professor, as aulas são ótimas e bem menos cansativas de outras que vejo por ai,

    Abraços!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *