Exercício: Gráfico Movimento Uniformemente Variado

Exercício de física resolvido

Questão que exige conhecimentos de cinemática: movimento uniformemente variado, gráficos, aceleração, velocidadedeslocamento escalar e distância percorrida.

Cinemática

O gráfico a seguir representa a velocidade escalar, em função do tempo, para o movimento de uma partícula que está posicionada na origem dos espaços no instante t=0.

Determine:

gráfico movimento uniformemente variado

a) a aceleração escalar da partícula;
b) a equação horária dos espaços;
c) o deslocamento escalar da partícula;
d) a distância total percorrida pela partícula.

Resolução



a) a aceleração escalar é dada pela seguinte equação:

a = ∆V / ∆t

Observando o gráfico encontramos os valores da variação de velocidade (∆V = V – V0) e da variação de tempo (∆t = t – t0), assim podemos calcular a aceleração da partícula.

gráfico movimento uniformemente variado (VxT)

∆V = -100 – 100 = – 200m/s

∆t = 20 – 0 = 20s

Logo,

a = -200 / 20

a = -10m/s2

b) a equação horária para o movimento uniformemente variado é:
S = S0 + V0.t + at2/2

Para termos a equação desta partícula basta substituir as constantes S0, V0 e aceleração. No enunciado temos que a partícula está posicionada na origem, ou seja, S0 = 0. Já sabemos o valor da velocidade inicial (V0 = 100m/s). E no item anterior calculamos a aceleração do movimento a = -10m/s2.

Logo:

S = 100.t – 10t2/2

S = 100.t – 5t2

c) o deslocamento escalar é igual a variação de espaço (∆S =S – S0) e podemos encontra-lo calculando a área sob a curva do gráfico velocidade versus tempo.

gráfico movimento uniformemente variado (VxT)

Área do primeiro triângulo:

∆S1 = (100.10)/2

∆S1 = 500m

Área do segundo triângulo:

∆S2 = (-100.10)/2

∆S2 = -500m

Observando o gráfico e calculando as áreas percebemos que o móvel tem um valor de área positivo, ou seja, ele se desloca a favor da trajetória (para frente) e outro valor de área negativo, ou seja, quando o móvel se desloca em sentido oposto a trajetória.

O ∆S será a soma destes valores, mas como as áreas são iguais em módulo, ∆S será nulo.

∆S = ∆S1 + ∆S2

∆S = 500 – 500

∆S = 0

O que significa que o móvel se deslocou 500 metros a frente e depois retornou 500 metros parando no mesmo local que iniciou sua trajetória.

Não se esqueça de que ∆S é igual a S – S0, e se o móvel saio da posição 0 e depois de percorrer 1000m para no mesmo ponto de origem seu ∆S é zero.

d) a distância total percorrida pela partícula é igual à soma dos módulos dos dois deslocamentos, ou seja, representa todo o percurso que o móvel perfez.

Neste caso, a partícula percorreu a distância total de 1000m.

Se você gostou do blog curta nossa página no Facebook ou receba as atualizações por e-mail.

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

9 respostas

  1. -Gostei muito, espero que você não desista de ajudar seu próximo. Você me ajudou muito, tive mais uma noção de como posso resolver algumas equações relacionadas ao MUV. Thank you very much.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-fundo-transparente

Efeito Joule ®  2021
CNPJ: 22.288.851/0001-14

Vai fazer o ENEM 2021?

Então organize seus estudos, aprenda a estudar e se preparar de verdade para o ENEM.