Princípio de Pascal

O princípio de Pascal foi estabelecido no século XVII pelo cientista francês Blaise Pascal (1623-1662). O princípio de Pascal é um conceito importante no estudo da hidrostática, que é a parte da Física que estuda as forças em líquidos que estão em repouso. Pascal descobriu que nos líquidos em equilíbrio as variações de pressão são transmitidas integralmente por todo o volume destes líquidos.
Utilizando-se o princípio de Pascal é possível construir dispositivos como, por exemplo, um elevador hidráulico, mostrado no esquema abaixo.
Neste dispositivo, uma força F1 relativamente pequena é aplicada a um êmbolo de área A1 relativamente reduzida. Desta forma uma variação de pressão é transmitida ao líquido, uma vez que uma força está sendo aplicada sobre uma área.
Segundo o princípio de Pascal esta variação de pressão será a mesma por todo o volume do líquido, inclusive do outro lado do elevador hidráulico onde se localiza o grande êmbolo de área A2. O efeito disto é que como a área A2 é maior que a área A1 e a variação da pressão é a mesma, então a força F2 será também maior do que a força F1 como demonstrado nas equações abaixo:
As setas do lado direito da equação servem para evidenciar que para se manter a mesma proporção, mesmo ∆P, uma vez que a área A2 aumenta em relação à área A1 a força F2 também aumenta em relação à força F1.
Rearranjando estas equações percebe-se que a razão entre as áreas é a mesma razão entre as forças, ou seja, se a área for dobrada a força também será dobrada:
Assim, neste exemplo em particular, o princípio de Pascal foi o conceito físico que tornou possível construir uma máquina na qual de um lado se faz uma força relativamente pequena e, em contrapartida, do outro lado consegue-se exercer uma força muito maior, capaz de conseguir levantar um automóvel, graças à transmissão integral da variação da pressão por todo o volume do líquido.
Para realizar um bom experimento utilizando o princípio de Pascal acesse este link sobre prensa hidráulica do Clube de Ciência – UFAM.
Texto enviado por Leonardo Souza Dunley.

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-fundo-transparente

Efeito Joule ®  2021
CNPJ: 22.288.851/0001-14

Vai fazer o ENEM 2021?

Então organize seus estudos, aprenda a estudar e se preparar de verdade para o ENEM.