Efeito Joule

Palestra a ser realizada no estado de São Paulo no dia 19/05/2011.
Comissão de cultura e extensão – IFUSP (CCEx-IF)
Física para Todos
O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) apresenta o Ciclo de Palestras Física para Todos em linguagem acessível ao grande público. As palestras, proferidas por alguns dos melhores professores e pesquisadores de Física do IFUSP, tratam de temas contemporâneos e relevantes e pretendem mostrar que a Física está presente em muitos aspectos na vida das pessoas.
Palestrante: Sylvio Ferraz Mello (IAG-USP)
Planetas extra-solares gigantes e super-terras
Conhecemos hoje mais do que 500 planetas em órbita ao redor de estrelas próximas. Muitos são gigantes mas alguns deles são apenas pouco maiores do que a Terra. A descoberta de outros mundos vem sendo realizada desde os anos 1990 com medidas cada vez mais precisas das velocidades radiais das estrelas (efeito Doppler) e de variação do brilho das estrelas capazes de revelar a passagem de um planeta pela sua frente. Os telescópios espaciais CoRoT e Kepler descobriram desta forma, as primeiras super-terras, planetas rochosos com grandes núcleos metálicos. Na Terra, os maiores telescópios tem permitido obter imagens diretas de alguns grandes planetas perto de estrelas muito jovens, alguns dos quais ainda envoltos no disco de poeira que lhes deu origem.
Data e local: 19/05/2011 – 17h – Centro Universitário Maria Antonia – Rua Maria Antonia, 258 e 294, sala 100, Consolação.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *