Questão do Efeito Joule no ENEM

O texto “resistência elétrica e dimensões do resistor” serviu como referência para uma questão da prova de Matemática e suas tecnologias do ENEM 2010.

Leia o texto que deu origem a questão neste link e, abaixo confira a resolução da questão realizada pelo Objetivo.

Questão do ENEM de 2010

Hoje temos cerca de 200 mil visitantes únicos por mês. Mas, ser citado em uma prova do ENEM com mais de 4,6 milhões de escritos é algo que eu realmente não esperava para o Efeito Joule. Continuarei trabalhando muito neste projeto para retribuir este reconhecimento. Agradeço aos organizadores da prova (INEP), aos visitantes do Efeito Joule e a todos que, de alguma maneira, colaboram com este projeto. Obrigado!

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

4 Comments

  1. Anônimo disse:

    Olá Vanks!
    Você merece ser reconhecido!
    Tenho 50 anos,não pude fazer um curso superior como gostaria: mas quero dizer que sou fã do seu blog e tenho aprendido muito. Muito obrigado e parabens pelo seu trabalho.

    João Luiz ( Piracicaba/SP)

  2. Juliana Machado Rodrigues disse:

    Vanks, esse é apenas o primeiro resultado de muitos que ainda virão, afinal, um ótimo trabalho deve ser sempre recompensado e reconhecido. Tenho certeza de que, em breve, verei muitos mais falarem de você. Parabéns!!

  3. Vanks Estevão disse:

    Obrigado, Michel!

    Isso mostra que estamos no caminho certo. Parabéns pelo bom trabalho também.

    até mais

  4. Anônimo disse:

    Vanks, que legal cara! É o seu trabalho sendo reconhecido por ninguém menos que o próprio MEC/INEP. Além disso, é um ânimo para professores que, como nós, trabalham com objetos de aprendizagem na internet.

    Continue nessa linha, amigo!

    Prof_Michel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *