Efeito Joule

Acredito que o ensino de física no Brasil está carente no que diz respeito a ferramentas digitais. Ferramentas que podem fazer parte de uma proposta de ensino de física inovadora e atual. Pensando nisso, escrevo aqui algumas idéias que podem ajudar os professores e alunos que visitam este espaço. A proposta do Efeito Joule sempre foi proporcionar aos professores e alunos de física, do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental, mais uma ferramenta para o ensino de física.

O uso da tecnologia para o ensino de física, mais particularmente da internet, faz parte de uma estratégia de ensino inovadora, mas devemos ter cuidado com esta ferramenta. Não basta apenas incluir a internet no ensino de física ou na proposta pedagógica sem que haja uma orientação e acompanhamento por parte do educador. É fácil para o aluno ter acesso a este conteúdo e reproduzi-lo com apenas alguns toques no teclado e não é o que desejamos.

A internet deve ser um espaço para apropriação do conhecimento, conhecimento no mais amplo sentido da palavra. Deve ser uma ferramenta que permita a interação, que seja participativa e faça conexões com o cotidiano do aluno. No que diz respeito ao ensino de física, deve proporcionar em primeiro lugar acesso ao conhecimento científico tanto do conteúdo programático como também das mais avançadas pesquisas, claro que em uma linguagem de divulgação. Deve também proporcionar a interação entre os vários indivíduos que a utilizam, possibilitando a troca de idéias, conhecimentos e experiências. Deve ser participativa, pois deve possibilitar a produção pessoal e intervenção do aluno.

Aqui no Efeito Joule estou disponibilizando textos de física que podem ser utilizados em uma proposta de ensino de física como a descrita. É claro que este espaço ainda é pequeno e existe muito trabalho a frente, mas com o conteúdo fornecido aqui se pode construir várias atividades interessantes nas salas de aula.

O conteúdo do Efeito Joule está sofrendo algumas alterações para que estas atividades sejam cada vez mais ricas e interessantes para os alunos. Os textos estão recebendo ilustrações que proporcionam o acesso ao conhecimento de uma forma agradável e divertida, permitindo ao leitor associar o aprendizado ao prazer. Com o tempo pretendo disponibilizar uma quantidade significativa de exercícios resolvidos para que os alunos possam tirar suas dúvidas e no espaço de bate-papo poderão interagir com alunos de qualquer parte do Brasil. São idéias que estão sendo colocadas em prática aqui e podem ser utilizadas pelos professores na sala de aula.

Os professores devem se capacitar para utilizar as ferramentas que a internet proporciona para o ensino de física. Com isso, poderão propor atividades que possibilitam o uso adequado destas ferramentas.

A seguir temos uma pequena lista de atividades que podem ser realizadas aqui no Efeito Joule, para melhorar a utilização da internet no ensino de física.

1) Blog para a sala.

O professor pode construir o blog e dar acesso aos alunos para que eles coloquem o conteúdo. Conteúdo que pode ser desde seus trabalhos escolares até mesmo fotos das festas na escola. Os alunos também podem organizar conteúdo existente em outros blogs através de links. Esta atividade vai ajudar os alunos a dominarem a ferramenta, além de proporcionar o acesso à internet de uma maneira útil.

2) Bate-papo e listas de discussões com conteúdo científico.

Existem várias comunidades com listas de discussões e aqui no Efeito Joule espero marcar alguns bate-papos para nosso público. Os professores podem introduzir este tipo de atividade para os alunos, montando suas próprias listas de discussões ou utilizando alguma já existente como as discussões na comunidade de física no Facebook.

3) Ler um texto do Efeito Joule e comentar.

Muitas vezes o conteúdo de física parece confuso para o aluno, ler um texto na internet pode ajudar o aluno a compreender melhor o assunto. Quando o professor indicar algum texto ele pode sugerir ao aluno que comente o texto, deixe a sua opinião ou dúvida para que outros possam ler e interagir com este.

4) Ilustrar ou fazer uma tirinha utilizando para isto um dos textos do Efeito Joule.

O professor pode propor esta atividade para os alunos dos anos finais do ensino fundamental ou até mesmo do ensino médio. Através do desenho ou tirinha o aluno vai mostrar o quanto aprendeu sobre o conteúdo que ele teve acesso.

5) Responder dúvidas de outros alunos.

O aluno pode responder a dúvida de outro aluno e apontá-la para o professor. Esta atividade exige uma maior compreensão do conteúdo por parte do aluno e o professor pode indicar um texto específico para cada grupo de alunos.

Para finalizar gostaria que os professores colocassem nesta página suas opiniões, sugestões e críticas.

Até a próxima.

4 respostas

  1. Fiquei super feliz em achar este blog, sou colaboradora em uma escola Publica e quando tenho que ir pra sala com alunos em que a aulla era de física nao sabia o que fazer, aqui encontri muito material que pderei passar aos alunos .

  2. Oii, eu não copreendo de jeito nenhum o que meu professor me explica!
    Estou no primeiro ano do ensino médio, e preciso de muita ajuda em MUV e MRU!!!
    Obrigada

  3. Olá,
    Muito interessante as suas dicas e muito venerável a sua iniciativa com relação à melhor maneira de usar esse grandioso espaço que a internet é, com as aulas de Física. Sendo uma futura professora na área, acredito que tudo não passa de como o docente guia seus alunos, usando determinados métodos pedagógicos. Mas não basta simplesmente aplicá-los, tem de ser feito da maneira correta, esperando uma resposta dos alunos.
    Embora eu pretendo divulgar notícias sobre ciência em Astronomia e Física no meu blog, acredito que boa parte disso começa na sala de aula. 🙂
    Um grande abraço.

  4. Vanks, gostaria de complementar dizendo que estas atividades podem (ou devem) ser utilizadas por professores de qualquer disciplina. Basta um pouquinho de boa vontade.

    Em tempo, é um prazer tê-lo como parceiro do História Digital, pois existem vários artigos sobre História ou Contexto Histórico. Bacana!

    Um abração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *