Efeito Joule

Olá galera, é com muito prazer que venho anunciar, agora oficialmente, a parceria que já está em andamento com o amigo Tainan Rocha. Eu ainda não tinha comentado nada aqui no Efeito Joule porque estávamos esperando uma maior concentração de trabalhos.
Bem, como alguns de vocês já perceberam o blog ganhou algumas ilustrações produzidas pelo ilustrador Tainan Rocha. E é nisso que consiste nossa parceria, o Tainan está produzindo desenhos para o blog. São ótimas ilustrações com belas cores e um bom humor incrível.
Com isso, acredito que este será o primeiro blog ilustrado de física ou ciência do Brasil. Nossa proposta sempre foi, e continuará sendo, a de fornecer conteúdo de ciência, em específico de física do ensino fundamental e médio, para nossos leitores. Agora com mais um atrativo de qualidade, as ilustrações.
Aproveito para agradecer e parabenizar o Tainan pelo belo trabalho que está fazendo, agradeço também aos leitores que sempre estão comentando no blog, mesmo que eu não tenha tempo para me dedicar a respondê-los, temos muitos que ajudam a tirar dúvidas.
Convido a todos para conferir as ilustrações que estão aqui no efeito joule e no blog do próprio ilustrador em alta resolução. A seguir vou colocar os trabalhos que o Tainan já produziu.
A eletricidade está presente a todo tempo ao nosso redor e até em nós mesmos. Na natureza a eletricidade pode ser observada no relâmpago, uma grande descarga elétrica produzida quando se forma uma enorme tensão entre duas regiões da atmosfera.

Os principais gases do efeito estufa são o (CO2), o CH4 ,o N2O e os CFC’s que têm a capacidade de reter a radiação infravermelha emitida pela Terra. O grande problema relacionado ao efeito estufa é o aumento destes gases devido a interferência humana. Aumentando a quantidade destes gases na atmosfera aumentamos o efeito estufa e, assim, contribuímos para o aquecimento global. Uma das principais fontes de gases do efeito estufa é a queima de combustíveis fósseis (carvão, gasolina, diesel) e as queimadas das florestas que produzem gás carbônico.

A Energia Elétrica pode ser definida como a capacidade de trabalho de uma corrente elétrica. Como toda Energia, a energia elétrica é a propriedade de um sistema elétrico que permite a realização de trabalho. O que chamamos de “eletricidade” pode ser entendido como Energia Elétrica se, no fenômeno descrito a eletricidade realiza trabalho por meio de cargas elétricas.

Na física, consideramos um espelho uma superfície muito lisa e com alto índice de reflexão da luz. Provavelmente foi nossa imagem na superfície da água que inspirou a construção dos primeiros espelhos, feitos de cobre e, com o tempo foram utilizados outros materiais para sua fabricação, como por exemplo, a prata.

Na ausência de forças externas, um objeto em repouso permanece em repouso, e um objeto em movimento permanece em movimento. Um bom exemplo para entender a inércia foi ilustrado pelo amigo Tainan Rocha: Quando estamos no ônibus, ou no metrô, e este freia bruscamente, nossos corpos continuam em movimento e temos que nos segurar para não cairmos.

As estrelas podem se transformar em anãs brancas ou estrelas de nêutrons e, se suas massas forem suficientes, a contração do núcleo continua até chegar a um tamanho quase zero e densidade infinita, formando uma singularidade. Nesse processo, em certo instante, se forma ao redor da singularidade uma região de onde nem a luz pode escapar da força gravitacional da estrela, esta região é chamada de horizonte de eventos e, temos então, um buraco negro.

Um homem levantando seu corpo utilizando uma barra é um bom exemplo de trabalho. A energia que gastamos ao levantar nosso corpo em uma barra, corresponde ao trabalho realizado pela força que nos ergue por certa distância.

9 respostas

  1. Oi Professora Scheyla, meu nome é James (Juazeiro-BA), não sou da área de FÍSICA, mas pertença à área industrial e aprendi a gostar dos princípios da FÍSICA, fiz o ENEM 2011 com a intenção de me licenciar em FÍSICA no IF SERTÃO, minhas notas foram boas, mas já fazem 12 anos que não ponhos os pés em uma escola, atualmente não tenho base nenhuma na matéria, tudo que tenho agora é só a paixão, o que voce me diz, eu poderia encarar um curso como esse e poder ter êxito?

  2. caraca ta legal o blog com essas ilustrações eu li muita coisa nesse blog depois perdi o endereço, depois fiquei procurando na google com algumas palavras chaves e achei novamente, esse blog é nota 10 , me ajudou muito no meu ensino médio e agora vai me ajudar nos vestibulares …

    Vlw aeeeee

  3. Michel, é importante saber que estamos no caminho certo. A internet é uma ferramenta realmente rica em recursos para a educação. O blog ilustrado é apenas uma pequena parte destes recursos.
    Obrigado pela visita, vamos continuar trabalhando para melhorar o conteúdo.
    Abraços

  4. Vanks, muito interessante a física de forma ilustrada. Acho que dá para compreender muitos conceitos legais. Aliás, o lúdico e o interativo estão em moda e, certamente, vão fazer cada vez mais parte da educação do século XXI.

    Um grande abraço,
    Prof_Michel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *