Transformações gasosas

Quando um gás passa de um estado para outro dizemos que houve uma transformação gasosa. Em uma transformação gasosa pelo menos duas das variáveis de estado do gás sofrem alteração.

No estudo dos gases vamos analisar três transformações gasosas: A transformação isotérmica, a transformação isobárica e a transformação isovolumétrica.

Transformação Isotérmica

A transformação isotérmica é a transformação gasosa onde a temperatura do gás permanece constante e, a pressão e o volume variam. Nas transformações isotérmicas utilizamos a Lei de Boyle e Mariotte:

P.V = constante

“Em uma transformação gasosa à temperatura constante, a pressão do gás é inversamente proporcional ao volume do gás.”

Abaixo temos o gráfico de uma transformação isotérmica.

Transformação Isobárica

A transformação isobárica é uma transformação gasosa em que a pressão do gás permanece constante e, a temperatura e o volume variam. Nas transformações isobáricas utilizamos a Lei de Gay-Lussac:

( V / T )= constante

“Em uma transformação à pressão constante, o volume do gás é diretamente proporcional a temperatura absoluta do gás.”

Abaixo temos o gráfico de uma transformação isobárica.

Transformação isovolumétrica

A transformação isovolumétrica, também conhecida como isométrica ou isocórica, é a transformação gasosa onde o volume do gás é constante e, a pressão e a temperatura variam. Nas transformações isovolumétricas utilizamos a Lei de Charles:

(P / T ) = constante

“em uma transformação isovolumétrica a pressão do gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta do gás.”

Abaixo temos o gráfico de uma transformação isovolumétrica.


Nos próximos textos continuaremos falando do estudo dos gases perfeitos.

Leia mais:

Temperatura e Calor

Estudo dos Gases

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

13 respostas

  1. Olá TheDrYamazaki.
    Está abordagem é para o curso de física! Pode fazer o trabalho que você vai se sair bem.

    até mais

  2. Esse conteúdo é de Química ou de Física? Tenho que fazer um trabalho sobre "Transformações dos Gases" de Física. É a mesma coisa de Transformações Gasosas? Responda por favor.

  3. Você apenas falou sobre o básico deveria colocar mais detalhes e exemplos… e outra esses graficos tem em todos os sites q vc procurar.

  4. Talvez em minha opinião o texto deveria dar mais um poucvo de exemplo, para quem sabe assim facilitar um pouco mais a pesquisa de todos.

  5. Guilherme, o próximo texto será sobre a equação geral dos gases e colocarei algum exercícios sobre transformaçõs gasosas. Espero que ajude!

    valeu pelo comentário, abraços!

  6. Só isso? Não há como colocar uma explicação mais detalhada para essas transformações?Muito pouco conteudo sobre isso,algo mais detalhado ajudaria muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-fundo-transparente

Efeito Joule ®  2021
CNPJ: 22.288.851/0001-14

Vai fazer o ENEM 2021?

Então organize seus estudos, aprenda a estudar e se preparar de verdade para o ENEM.