Efeito Joule

Óptica da visão é a parte da física que estuda o comportamento dos raios luminosos em relação ao globo ocular. Para entender a óptica da visão será necessário estudar, anteriormente, a estrutura do olho humano. Vamos começar?

Nossos olhos são constituídos de vários meios transparentes que levam os raios luminosos até a retina (onde formam-se as imagens).

Observe a figura abaixo:
Física - Óptica da VisãoNa óptica da visão é importante entender a função das partes mais importantes na formação de imagens no globo ocular. Vamos ver estas partes e suas funções:

O cristalino funciona como uma lente convergente biconvexa.

A pupila funciona como um diafragma, controlando a quantidade de luz que penetra no olho.

Os músculos ciliares alteram a distância focal do cristalino, comprimindo-o.

A retina é a parte do olho sensível à luz. É nesta região que se formam as imagens.

Para que o olho consiga formar uma imagem com nitidez, um objeto é focalizado variando-se a forma do cristalino. Essa variação da distância focal do cristalino é feita pelos músculos ciliares, através de uma maior ou menor compressão destes sobre o cristalino. Esse processo é chamado de acomodação visual.

O sistema óptico do globo ocular forma uma imagem real e invertida no fundo do olho, mais precisamente na retina. Como esta região é sensível à luz, as informações luminosas são transformadas em sinais elétricos que escoam pelo nervo óptico até o centro da visão (região do cérebro). O cérebro trata de decodificar estes sinais elétricos e nos mostrar a imagem do objeto focalizado.

Nos próximos textos sobre óptica da visão, vamos estudar: Formação de imagem, acomodação visão, problemas de visão, Hipermetropia, Miopia e Lentes corretoras.

Sobre óptica:

A Luz e Óptica Geométrica
Exercício – Óptica Geométrica
A Física dos Espelhos
Óptica: Espelho Plano
Exercício: Espelho Plano
Refração da Luz

12 respostas

  1. Mto bom mesmo!!! Parabéns, eu adooro as matérias de vocês. Graças a essa explicação fácil e completa, entendi super bem a matéria!!!
    Obrigada.
    PS.: gostaria de saber se já está no site a matéria sobre os defeitos de visão.

  2. Poxa, interessante,era tudo que precisava, uma explicação rápida, objetiva com isso de fácil interpretação. Parabéns ao bolg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *