Lei dos gases

No texto sobre transformações gasosas vimos algumas leis aplicadas ao estudo dos gases. Relacionado estas leis (Lei de Boyle e Mariotte, Lei de Gay-Lussac e Lei de Charles) chegamos a uma equação que relaciona as três variáveis consideradas no estudo dos gases (pressão, volume e temperatura). Esta equação é chamada Lei dos Gases Perfeitos.

É importante lembrar que a temperatura deve ser medida em uma escala termométrica absoluta (Kelvin).

Na lei dos gases notamos que: P.V / T = a ; onde “a” é uma constante que não sofre alteração durante uma transformação gasosa.

A constante “a” é caracterizada por estar relacionada a:

1) a quantidade do gás, ou seja, ao número de mols (n) do gás.

2) a um fator de multiplicação relacionado a primeira constante, ou seja, com a primeira é n a segunda é R (constante universal dos gases perfeitos).

R = 8,31 J/mol.K

Temos, então, a Equação de Clapeyron:

P.V = n.R.T

Mas, antes de continuarmos no estudo dos gases, vamos resolver um exercício utilizando a lei geral dos gases:

Exercício: Uma dada massa de gás perfeito está em um recipiente de volume 8,0 litros, a temperatura de 7,0 oC, exercendo a pressão de 4,0 atm. Reduzindo-se o volume a 6,0 litros e aquecendo-se o gás, a sua pressão passou a ser 10 atm. Determine a que temperatura o gás foi aquecido.

Resolução

Aplicando a lei geral dos gases perfeitos, temos:

Onde, T0 = 7 +273 = 280K

Substituindo na equação os valores fornecidos pelo enunciado do exercício temos:Logo, T = 525K

Fazendo a transformação para a escala Celsius, temos:

T = 525 – 273 = 252 oC

Para encontrar outros exercícios resolvidos veja o nosso índice de exercícios.

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

5 respostas

  1. p/ Maced
    irmao a xpressao (T0=7+273) e a conversao d temperatura em celcius para kelvin. ak usou-se a formula (Tk=t+273) sendo t- tmperatura em celcius e Tk –
    temperatura em kelvins

  2. estou querendo saber qual é o valor maximo de temperatura na faze de compressao de um motor que tem um cilindro com 2000cc e que sofre uma taxa de compressao de 17:1. o ar nesse motor entra na temperatura de 20 graus celsius, e com pressao atmosferica.alguem pode ajudar?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-fundo-transparente

Efeito Joule ®  2021
CNPJ: 22.288.851/0001-14

Vai fazer o ENEM 2021?

Então organize seus estudos, aprenda a estudar e se preparar de verdade para o ENEM.