Energia e Tipos de energia

O conceito de energia é um dos mais abstratos na Física. Matéria e energia formam tudo o que conhecemos, mesmo assim, não podemos tocar a energia e nem vê-la.

tipos de energia

De acordo com a equação de Einstein, E=m.c2, energia e matéria são equivalentes. Normalmente, dizemos que um corpo (matéria) tem energia quando ele pode realizar trabalho e, entendendo o que é trabalho será mais fácil entender o conceito de energia.

Quando levantamos um peso do chão, estamos exercendo uma força por certa distância e esta relação, força x distância, é o que caracteriza o trabalho na Física.

Nos processos que vemos na natureza a energia está sempre se transformando, de uma forma para outra. A energia não se perde nem se cria, ela apenas se transforma.

São vários os tipos de energia e, alguns deles são:

Energia nuclear

A energia nuclear é a energia concentrada no núcleo do átomo, ou seja, é a energia que possibilita os prótons e nêutrons ficarem juntos. Como vimos no texto sobre a bomba atômica, a equivalência entre massa e energia prevista por Einstein, descrita pela equação E=m.c2, explica a origem da energia liberada em alguns processos nucleares.

Energia Térmica

A matéria é formada por átomos e moléculas que estão em permanente estado de agitação térmica. A energia térmica é a energia associada a esta agitação térmica, e a temperatura é um valor numérico a expressa.

Energia elétrica

A Energia Elétrica pode ser definida como a capacidade de trabalho de uma corrente elétrica. Como toda Energia é a propriedade de um sistema que permite a realização de trabalho. Ela é obtida através de várias formas. Logo, o que chamamos de “eletricidade” pode ser entendido como Energia Elétrica se no fenômeno descrito, a eletricidade realiza de trabalho por meio de cargas elétricas.

Energia solar

A energia solar, muitas vezes chamada de energia luminosa já que é assim que enxergamos, é uma forma de energia radiante, ou seja, a energia solar pode ser transmitida no vácuo por ondas eletromagnéticas. A energia solar é transmitida, então, por radiação com vários comprimentos de onda diferentes.

Energia Cinética

A energia cinética é uma forma de energia ligada ao movimento, é a energia que os corpos têm devido à velocidade. A energia cinética pode ser determinada utilizando-se a equação:

Ec= m.v2 / 2

Energia potencial elástica

Energia potencial elástica é a energia associada às propriedades elásticas de uma mola. Um corpo pode produzir trabalho quando está preso a extremidade comprimida ou esticada de uma mola. Sendo assim, possui energia potencial, sabendo que o valor dessa energia depende da sua posição.

Epe = K.X2/2

Energia potencial gravitacional

Da interação gravitacional entre a Terra e um corpo surge a energia potencial gravitacional. No caso da energia potencial gravitacional podemos dar como exemplo uma bola de futebol largada a uma altura de 4 metros.

Ao soltarmos a bola ela ganha velocidade, ou seja, energia cinética. A aceleração é a aceleração gravitacional (g) que é aproximadamente 9,8 m/s2.

Ep = m.g.h

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

50 respostas

  1. Foi um bom comentário sobre o assunto Vanks mas eu acho que na verdade você é capaz sim de sentir algumas formas de energia, como a energia sonora e a energia na forma de calor ou ainda a energia elétrica (quando esta passa através do seu corpo) mas de resto gostei do comentário.

  2. Obrigadão,
    , esse site mii ajudou bastante…
    estava alii tudo o qii eu precisava…
    tenho certeza qii eu vou tirar um 10.

  3. Outra postagem legal Vankz.

    Mas, depois de ler, ficou a dúvida de como a energia pode se transformar de uma forma para outra.

    Você poderia explicar em um próximo post??!!

    Abs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-fundo-transparente

Efeito Joule ®  2021
CNPJ: 22.288.851/0001-14

Vai fazer o ENEM 2021?

Então organize seus estudos, aprenda a estudar e se preparar de verdade para o ENEM.