Exercício resolvido: Trocas de energia térmica – calor

Exercício resolvido de Física. Questão que exige conhecimentos de termologia: calor específico, trocas de energia térmica – calor.

(trocas de calor 01) Em um dia calmo de verão, Paula está em uma praia sob forte incidência de raios solares. Lembrando-se de que o calor específico da água é bem maior do que o da terra, ela observou atentamente alguns fenômenos, buscando relacioná-los com as explicações e comentários apresentados nas aulas de física para os mesmos.

Considerando a situação descrita, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes proposições.

( ) Durante o dia, a temperatura da terra é maior que a da água porque o calor específico da terra é menor que o da água.

( ) Durante a noite, percebia-se na praia uma brisa soprando do mar para a terra. Uma possível justificativa é porque a massa de ar junto ao mar estava mais aquecida que a massa de ar junto à terra.

( ) Após o pôr-do-sol, a água se resfriou mais rapidamente do que a terra,
porque o calor específico da água é maior do que o da terra.

( ) Após o pôr-do-sol, a terra se resfriou mais rapidamente que a água do mar, porque o calor específico da água é bem maior que o da terra.

( ) foi possível observar que a água e a terra apresentaram a mesma temperatura, sempre.

Conceitos importantes a serem lembrados:

A temperatura pode ser entendida como sendo um valor numérico que expressa o estado de agitação térmica de um corpo ou substância. Logo, quanto maior a energia cinética das partículas de um corpo, maior será sua temperatura.
Quando um corpo é colocado próximo de outro com uma temperatura diferente, a energia térmica é transferida do corpo com temperatura maior para o de temperatura menor, até estes atingirem a mesma temperatura. Neste processo, a energia que é transferida de uma coisa para outra por causa de uma diferença de temperatura entre elas é chamada de calor.

Resolução do exercício

( V ) A terra absorve e perde energia mais rapidamente que a água, já que seu calor específico é menor.

( F ) a brisa sopra da terra para o mar.

( F ) A água se resfria mais lentamente que a terra, pois o calor específico da água é maior que o da terra.

( V ) Calor específico da água é maior que o calor específico da terra.

( F ) Como existe uma diferença no calor específico, suas temperaturas serão diferentes, já que cada uma absorve energia de uma maneira diferente da outra.

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

8 respostas

  1. Quem pode responder esta questão?
    Uma pedra de gelo de 200g, inicialmente com temperatura de -10°C é colocada em um recipiente com 400g de água à 30°C. Admitindo que o sistema esteja à pressão atmosférica normal e desprezando o calor cedido pelo recipiente, determine a temperatura de equilíbrio térmico e qual a massa de gelo que derreteu. Sendo que o calor específico do gelo é 2,1×103 J/kgK, a temperatura de fusão do gelo é 0°C, o calor latente de fusão do gelo é 3,3×105 J/kg e o calor específico da água é aproximadamente 4,2×103 J/kgK.

  2. A flávia quer um professor "oline", espero que ela ache logo, porque eu nunca ouvi falar nisso, aliás vo adicionar ela tbm, kkkkkkkkk.
    não, não está tatiana.
    Tão faltando uns exercícios que não sejam teóricos, qdz eu não vi se o site é só teoria…
    Mas se não for, é bom colocar.

  3. A flávia quer um professor "oline", espero que ela ache logo, porque eu nunca ouvi falar nisso, aliás vo adicionar ela tbm, kkkkkkkkk.
    não, não está tatiana.
    Tão faltando uns exercícios que não sejam teóricos, qdz eu não vi se o site é só teoria…
    Mas se não for, é bom colocar.

  4. Adorei esse blogue mais acho que tem um exercicio incompleto o de trocas de calor 1.
    desde de ja aadeço.
    ass: Luciana Samel

  5. Gostei do conteúdo visto nesse blog.
    Me adicona no meu e-mail: flavia_talita2008[at]hotmail.com
    Quero aprender muito sobre esse conteúdo. Se puder me adicionar eu agradeço!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-fundo-transparente

Efeito Joule ®  2021
CNPJ: 22.288.851/0001-14

Vai fazer o ENEM 2021?

Então organize seus estudos, aprenda a estudar e se preparar de verdade para o ENEM.