fbpx

Campo Elétrico

No texto sobre a Lei de Coulomb, falamos sobre a força elétrica que age entre duas partículas eletrizadas através do campo elétrico. Agora o conceito de campo elétrico será estudado neste texto

Michael Faraday (1791 – 1867) foi o primeiro a propor o conceito de campo elétrico e também contribuído com outros trabalhos para o eletromagnetismo, posteriormente este conceito foi aprimorado com os trabalhos de James Clerk Maxwell, discípulo de Faraday.

O conceito de campo elétrico surgiu da necessidade de explicar a ação de forças a distância. Podemos dizer que o campo elétrico existe numa região do espaço quando, ao colocarmos uma carga elétrica (q) nessa região tal carga é submetida a uma força elétrica F.

O campo elétrico pode ser entendido como sendo uma entidade física que transmite a todo o espaço a informação da existência de um corpo eletrizado (Q) e, ao colocarmos outra carga (q) nesta região, será constatada a existência de uma força F de origem elétrica agindo nesta carga (q).

É importante neste momento, fazer uma analogia entre o campo elétrico e o campo gravitacional de um planeta. Ao redor de um planeta, existe um campo gravitacional devido a sua massa, análogo ao campo elétrico que existe em torno de uma esfera eletrizada. Percebemos então, uma analogia entre as grandezas físicas de massa e carga elétrica, como sendo responsáveis por gerar os campos gravitacional e elétrico respectivamente.

Para definir, matematicamente, o campo elétrico é necessário definirmos uma grandeza física que o represente. Esta grandeza é o vetor campo elétrico. Considerando a definição utilizada anteriormente, o vetor campo elétrico é dado por:

E = F/q (lembrando que E e F são vetores)

A força F, à qual a carga q fica submetida será atrativa ou repulsiva, dependendo do sinal de q.

A direção do vetor campo elétrico terá a mesma direção da reta que une o ponto considerado e a carga de geradora (Q). Já o sentido do vetor campo elétrico, depende do sinal da carga geradora (Q):

O campo elétrico gerado por uma carga elétrica (Q) positiva é de afastamento e, o campo elétrico gerado por uma carga elétrica (Q) negativa é de aproximação. O sentido do campo elétrico independe do sinal da carga (q) que sofre a ação da força F.

18 Comments

  1. Unknown disse:

    O campo elétrico gerado por uma carga elétrica (Q) positiva é de afastamento e, o campo elétrico gerado por uma carga elétrica (Q) negativa é de aproximação. O sentido do campo elétrico independe do sinal da carga (q) que sofre a ação da força F.
    Duvida »»» qual e a diferenca entre o campo electrico gerado (afastamento e aproximacao) e o sentido do campo electrico

  2. Unknown disse:

    muiiiiiiiiiiiito bemmmmmm adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  3. thiago disse:

    ixi simples demais nem o aluno nível muito baixo.
    o texto até que é bom mas não é o suficiente.não me ajudou no que eu buscava.nesse site quase sempre encontro o que procuro,dessa vez não.

  4. willian Jefferson disse:

    Muito bom mesmo, parabéns, meus professores não explicaram dessa forma, assim foi bem mais fácil de assimilar as informações. Muito Bom recomendo.

  5. daniel scanoni disse:

    Eu sei q um corpor eletrizado gera um campo elétrico e esse campo gera uma perturbação no espaço, mas que tipo de perturbação é essa??
    Se puder enviar a resposta pro meu email eu ficaria agradecido.
    danielscanonimat[at]gmail.com

    Obrigado e Parabens pelo bom texto

  6. Catherine Andrade disse:

    Muito boa a forma em que foi passada o assunto. Simples e direta! É um ótimo site para se estudar, principalmente, em caso de pessoas que não são tão boas em físicas(meu caso rs)..mas, que necessitam aprender.

  7. felipe disse:

    otimo, muito boa as explicações.!

  8. nayara lôbo disse:

    ótimo, me ajudou mt ;*

  9. Airton disse:

    Muito bom o texto, mas gostaria de verum diferenciando e comparando o campo eletrico e o campo magnetico, pois ainda tenho muita dificuldade em ver quais são as diferenças fundamentais entre eles.

  10. Unknown disse:

    O texto contribuiu bastante pra minha apresentação sobre Campo Elétrico,pois de forma resumida explica a teoria completa.
    obrigado..

  11. Bazinga! disse:

    Excelente site, ajuda muito o vestibulando com a exposição clara e objetiva. =)

  12. flávia sq disse:

    valu me ajudou muito obrigado pelas informações

  13. Patty B. disse:

    O texto pode até está bom,mas quem precisa fazer um trabalho mais longo não serve falta mais coisa.Um exemplo o meu professor não aceitaria um trabalho com menos de 20 folhas frente e verso.-

  14. jéh disse:

    Muito bom, aqui eu encontro tudo que estou estudando na sala de aula.

    Estão de Parabéns!!

  15. jucelino disse:

    era tudo que eu precisava

  16. urico disse:

    muito bom o testo me ajudou muito no meu trabalho

  17. Filipe Ribeiro dos Santos disse:

    Muito bom! Normalmente ninguem fala o que é exatamente o campo eletrico, aqui eu consegui entender a base: é a informação que ali existe um corpo eletrizado.

  18. Maria disse:

    Bom, o texto contribui bastante para aquele que já esta por dentro da matéria, pois, é totalmen te objetivo. Entretanto faltaram figuras e exercicios resolvidos para exemplificar o que esta sendo dito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *