Efeito Joule

A energia nuclear é a energia concentrada no núcleo do átomo, ou seja, energia nuclear é a energia que possibilita os prótons e nêutrons ficarem juntos. Como vimos no texto sobre a bomba atômica, a equivalência entre massa e energia prevista por Einstein, descrita pela equação E=m.c2, explica a origem da energia liberada em alguns processos nucleares.


A quantidade de energia obtida em processos nucleares é muito maior comparada a outros processos. A energia nuclear pode ser obtida através da fissão nuclear ou da fusão nuclear. Na fissão nuclear o núcleo do átomo é subdividido em dois ou mais. Já na fusão nuclear, dois núcleos atômicos se unem para formar um único núcleo. Nestes dois processos acontece a liberação de energia nuclear que pode ser aproveitada de várias maneiras.


Essa energia nuclear pode ser transformada em energia térmica, energia mecânica e, como já vimos, pode ser transformada também em energia elétrica. A energia nuclear tem como vantagens ser menos poluente que a utilização de combustíveis fósseis e produzir maior quantidade de energia comparada com outros processos. E como desvantagem existe o problema do lixo atômico e, de possíveis acidentes que podem ser catastróficos.


Um problema que pode acontecer na utilização de energia nuclear é sua utilização para fins militares o que pode causar a morte de milhões de pessoas como em Hiroshima e Nagasaki.


Se bem utilizada a energia nuclear pode ser uma ótima fonte de energia. As fontes mais utilizadas para este fim são o Tório, plutônio e o mais popular urânio. A fissão nuclear do urânio é o processo mais utilizado nas usinas nucleares.


Nas usinas nucleares, o calor gerado pelas transformações dos núcleos dos átomos aquece a água do sistema primário. Esta água aquece a água do sistema secundário que se transforma em vapor. A alta pressão do vapor gira um sistema de turbinas que estão ligadas a um gerador elétrico. 

4 respostas

  1. Conheci esse blog hoje e coincidentemente recebi a Revista Super Interessante Edição 261 – Jan/2009 e nela tem uma reportagem muito, ou Super Interessante sobre Antimatéria. Seria legal se vocês pudessem indicá-la e falar algo sobre.

    Grato!

  2. É a energia nuclear tem muito a ser estudada. Hiroshima e Nagasaki não podem ser obstáculos para pesquisas. Acho que o mundo tem é que ter pulso firme para que aras nucleares não sejam fabricadas… e isso sabemos que é um jogo de poderes. Mas o avanço da civilização vai obrigar a humanidade a aprofundar-se em estudos e pesquisas de novas fontes de energia… e com certeza a energia nuclear vai ser muito explorada.

    Paz no coração e Luz na razão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *