Em nosso dia-a-dia utilizamos vários aparelhos elétricos onde são empregados circuitos com dois ou mais resistores. Em muitos destes circuitos utiliza-se uma associação de resistores. A associação de resistores pode ocorrer basicamente de três maneiras diferentes: Associação em série, associação em paralelo e associação mista.

Em algumas aplicações vários resistores são ligados um em seguida do outro para obter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal, um bom exemplo de associação de resistores em série.



Para efeito de cálculos, em muitos casos será necessário descobrir como a série de resistores se comporta como um todo. Nestes casos utilizamos o conceito de resistor equivalente. Que é um resistor que tem as mesmas propriedades da associação, ou seja, uma resistência que seja a mesma do conjunto, esta resistência é chamada resistência equivalente.


Associação em série:


Na associação em série todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. Os resistores são ligados um em seguida do outro, existindo apenas um caminho para a corrente elétrica. Observe a figura abaixo:
A ddp de uma associação de resistores em série é a soma das ddps em cada um dos resistores associados.


O valor da resistência equivalente é dado pela soma das resistências dos resistores que constituem a série.
Associação em paralelo:

A associação de resistores em paralelo é um conjunto de resistores ligados de maneira a todos receberem a mesma diferença de potencial (ddp). Nesta associação existem dois ou mais caminhos para a corrente elétrica, e desta maneira, os resistores não são percorridos pela corrente elétrica total do circuito. Observe a figura.
A corrente, em uma associação de resistores em paralelo, é a soma das correntes nos resistores associados.

Na associação em paralelo, o valor da resistência equivalente é sempre menor que o valor de qualquer resistência dos resistores da associação. Este valor pode ser obtido com as seguintes equações:
Associação mista:

Uma associação mista é composta quando associamos resistores em série e em paralelo no mesmo circuito. Observe na figura abaixo que os resistores R1 e R2 estão em série e os resistores R3 e R4 estão em paralelo:



Nas associações mistas também podemos encontrar um valor para a resistência equivalente. Para isto devemos considerar cada associação (série ou paralelo) separadamente, sendo que todas as propriedades descritas acima são válidas para estas associações.

Respostas de 46

  1. Um condensador,esta carregado com uma carga de 0,006C, a uma d.d.p de 2000V. Qual e a capacidae deste condensador.

    Estou a pedir ajuda.
    Meu nome:Fazenda

  2. Oi preciso urgentemente de ajuda com uma questão, é a seguinte:
    No banheiro de uma residência devem ser instalados: um chuveiro de 220v e uma lâmpada de 127v. Poderíamos, eventualmente, usar um mesmo circuito elétrico e instalar os dois aparelhos? Justifique sua resposta.
    Eu li o capitulo resolvi os exercícios do livro, mas não sei qual é a resposta para essa pergunta, poderia me ajudar?
    Obrigada

  3. Olá, gostaria de saber, por exemplo: se eu aumentar um fio a potência dele também aumenta? Se eu diminuir o fio a potencia também diminui?
    Obrigada

  4. verrr…eu ligo uma led em 12v com um resistor de 1k, seu eu ligasse 5 led's poderia colocar um resistor de 5k por exemplo???

  5. Olá, meu nome é Patrícia e estou muito encrencada… Preciso urgente resolver 21 questões de física sobre circuitos mistos e não sei nada sobre o assunto. Tenho tres dias contando o de hoje pra fazer.Posso pagar, desde que não seja muito caro rsrsr.
    Este é meu e-mail: patricia.edf2006[at]hotmail.com
    Caso alguém possa me ajudar me mande um e-mail para este endereço.
    Obrigada 🙂

  6. E cm faço em um circuito para substituir um resistor de 200ohm e com umam fonte de 12v para uma fonte de 10v o resitor iria mudar sua resistencia…cm faço isso!!!Obrigado desde á

  7. um circuito residencial que minha sala construiu
    utiliza 3 lampadas e 2 interruptores e eles usam a mesma corrente eletrica so que quando liga o interruptor so uma acende
    isso é associação de resistores em serie ou em paralelos ?

  8. Muitíssimo obrigada! 😀

    Tenho prova hoje e vc me salvou *-*(na minha apostila do IF-Sul ñ dá pra entender os conteúdos o_o).

    Adorei o blog. o/

  9. Olá, tenho uma dúvida sobre aas correntes elétricas: Por que em um circuito misto, com três lâmpadas de 110 volts, somente a que está em série acende com total potência?

  10. Muito bom, meu nome é João de castro, sou técnico em eletrônica, e sou instrutor da Oficinas&veículos, uma empresa ligada a Cooperaativa Automotiva dos Reparadores de veículos do Estado de São Paulo, atuamos em São José do Rio Preto Est de S.paulo. No momento ministro cursos na área automotiva, Injeção eletrônica/ Mecânica e elétrica, em nosso curso de injeção incluimos um básico de eletrônica, para que o aluno conheça como funcionas as centrais eletrônicas, atuadores e sensores. tenho utilizado em sala de aulas aulguns exemplo de voces, como: associação de resistores,para que o aluno se familiarise com a eletrônica.
    parabens, continuem com este trabalho que é de grande valia para muitos.
    Atenciosamente João de Castro.
    oficinaseveiculos.com.br
    e-mail jc.automecanica[at]hotmail.com

  11. felipe…
    Uma duvida… calculo de resistores em paralelo

    fica req=1/o valor do resistor + 1/o sobre o valor do resistor…

    posso fazer as contas…
    exp: fiz as contas e o reqde 679.000 posso colocar 679.000+1/679.000

    ?????????

    Agradeço desde ja!!!!

  12. Ajudem-me:Numa ass em série de duas (2) resitências R1 = 100 ohm. Calcule R2 para que U1 (ddp) seja 0.8Ut. Obs: Ut é a ddp total da associação.

  13. ola thays a resposta correta é a letra C uma vez q a resistencia interna de cada resistor é 9 OHM como estão em paralelo logo teriamos que R=9/5=> 1,8 OHM e como estao em parelo a f.e.m nao se altera so a corrente que aumenta que será agora de 2,5A se fizermos R=U/I temos R=1,8 OHM!!! vlwww

  14. estou em duvidas na seguinte afirmação. "O calculo da resistência equivalente do circuito é dado pela soma dos inversos do inverso das
    resistências conectadas." Alguém pode me ajudar dizendo se a mesma é falsa ou verdadeira.Obrigado

  15. Estou em dúvidas sobre as cargas de resistores ligados em paralelo, pois quero saber se a afirmação a seguir esta correta. "o calculo da resistência equivalente do circuito é dado pela soma dos inversos do inverso das
    resistências conectadas." Agraço a ajuda.

  16. Cinco geradores, cada um de f.e.m. igual a 4,5V e corrente de curto-circuito igual a 0,5A, são associados em paralelo. A f.e.m.e a resistência interna do gerador equivalente têm valores respectivamente iguais a:

    a) 4,5V e 9,0W

    b) 22,5V e 9,0W

    c) 4,5V e 1,8W

    d) 0,9V e 9,0W

    e) 0,9V e 1,8W

    alguém me explicar esta questão?! é urgente!
    ass: T.Melo

  17. Bom, estou aqui porque achei o blog completo e interessante! Preciso urgente de ajuda, pois trabalho na área de eletricidade (Usina Hidrelétrica). Hoje sou um mero ajudante na área e não tenho um salário bom. Tenho o segundo grau completo e não tenho o cuso técnico e no momento está para sair uma vaga de operador, e infelizmente sem o curso fica impossível. Ainda não tinha feito o curso, devido, turnos, horários,
    dificuldade de deslocar para uma cidade mais próxima e outras. Aí tentei pela internet e consegui um site muito bom, com apostilas atualizadas, porém estou estudando sozinho, sem ajuda de ninguém, e estou encontrando dificuldades, pois fazer sozinho fica difícil! Para garantir esssa vaga, preciso resumir no mínimo em 3600 caractéres o conteúdo de 15 apostilas Curso de Eletrotécnica Geral e tem que ser o mais rápido possível, senão posso perder essa vaga. Peço por gentileza a ajuda de vocês, pois não posso perder essa chance que me deram! Eu estando com o certificado em mãos garanto a vaga e posteriormente, posso continuar estudando com mais traquilidade, pois estou na área a 8 anos e amo o que faço! Deixo aqui meu apelo de ajuda!
    Desde já agradeço e deixo o meu abraço fraterno.

  18. Gleices2, a potência e dobrada P=U.U/R
    como a resistencia é dividida por dois.
    conserva-se a primeira fração(U.U) e multiplica pelo inverso da segunda (2/R)[antes R/2]
    então P´=2U.U/R então P´=2.P

  19. Gleices2, acho que a potência diminui.
    Pela fórmula, temos: P = U x i
    Se i/2, então: P = U x i/2

    Pode ser clichê, mas é a verdade. Muito bom o Blog.

  20. Não estou conseguindo responder esse problema: Um resistor tem seus terminais submetidos a uma certa ddp. Reduzindo à metade a resistência elétrica do resistor e mantida constante a ddp. o que acontece com a potência por ele dissipada?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *