Em algumas aplicações vários resistores são ligados um em seguida do outro para obter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal, um bom exemplo de associação de resistores em série.
Para efeito de cálculos, em muitos casos será necessário descobrir como a série de resistores se comporta como um todo. Nestes casos utilizamos o conceito de resistor equivalente. Que é um resistor que tem as mesmas propriedades da associação, ou seja, uma resistência que seja a mesma do conjunto, esta resistência é chamada resistência equivalente.
Associação em série:
Na associação em série todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. Os resistores são ligados um em seguida do outro, existindo apenas um caminho para a corrente elétrica. Observe a figura abaixo:
A ddp de uma associação de resistores em série é a soma das ddps em cada um dos resistores associados.
O valor da resistência equivalente é dado pela soma das resistências dos resistores que constituem a série.
Associação em paralelo:
A associação de resistores em paralelo é um conjunto de resistores ligados de maneira a todos receberem a mesma diferença de potencial (ddp). Nesta associação existem dois ou mais caminhos para a corrente elétrica, e desta maneira, os resistores não são percorridos pela corrente elétrica total do circuito. Observe a figura.
A corrente, em uma associação de resistores em paralelo, é a soma das correntes nos resistores associados.
Na associação em paralelo, o valor da resistência equivalente é sempre menor que o valor de qualquer resistência dos resistores da associação. Este valor pode ser obtido com as seguintes equações:
Associação mista:
Uma associação mista é composta quando associamos resistores em série e em paralelo no mesmo circuito. Observe na figura abaixo que os resistores R1 e R2 estão em série e os resistores R3 e R4 estão em paralelo:
Nas associações mistas também podemos encontrar um valor para a resistência equivalente. Para isto devemos considerar cada associação (série ou paralelo) separadamente, sendo que todas as propriedades descritas acima são válidas para estas associações.
simples e prático, útil.
Qual a formula de resistencia mista
Ta de parabéns!! Obrigado
Oie… quais sao as formulas para a resolucao das resistencias mistas? obrigada
Um condensador,esta carregado com uma carga de 0,006C, a uma d.d.p de 2000V. Qual e a capacidae deste condensador.
Estou a pedir ajuda.
Meu nome:Fazenda
Oi preciso urgentemente de ajuda com uma questão, é a seguinte:
No banheiro de uma residência devem ser instalados: um chuveiro de 220v e uma lâmpada de 127v. Poderíamos, eventualmente, usar um mesmo circuito elétrico e instalar os dois aparelhos? Justifique sua resposta.
Eu li o capitulo resolvi os exercícios do livro, mas não sei qual é a resposta para essa pergunta, poderia me ajudar?
Obrigada
Olá, gostaria de saber, por exemplo: se eu aumentar um fio a potência dele também aumenta? Se eu diminuir o fio a potencia também diminui?
Obrigada
Adorei!!
Ouuu perdão resistor não capacitor…rsrsrrsrrs é pq sou meio leigo no assunto.
verrr…eu ligo uma led em 12v com um resistor de 1k, seu eu ligasse 5 led's poderia colocar um resistor de 5k por exemplo???
Parabéns! Continuem com esse trabalho para nossa salvação! hahaha
Olá, meu nome é Patrícia e estou muito encrencada… Preciso urgente resolver 21 questões de física sobre circuitos mistos e não sei nada sobre o assunto. Tenho tres dias contando o de hoje pra fazer.Posso pagar, desde que não seja muito caro rsrsr.
Este é meu e-mail: patricia.edf2006[at]hotmail.com
Caso alguém possa me ajudar me mande um e-mail para este endereço.
Obrigada 🙂
Mto bom o blog.
E cm faço em um circuito para substituir um resistor de 200ohm e com umam fonte de 12v para uma fonte de 10v o resitor iria mudar sua resistencia…cm faço isso!!!Obrigado desde á
um circuito residencial que minha sala construiu
utiliza 3 lampadas e 2 interruptores e eles usam a mesma corrente eletrica so que quando liga o interruptor so uma acende
isso é associação de resistores em serie ou em paralelos ?
gostei muito…vai me ajudar bastante na prova de hoje!
d+, ajudou sim, agora só falta montar uma maquete e fazer funcionar o projeto de resistores, é isso ai, me deseje sorte, xD
eu to dando esse assunto no primeiro ano hihi
Muito obrigado !!! As explicações do site são claras e diretas, sem informações desnecessárias. Continuem!
como posso fazer estes calculos todos??
em uma resistencia os varios eletricos são ligados em série ou paralelo
Muitíssimo obrigada! 😀
Tenho prova hoje e vc me salvou *-*(na minha apostila do IF-Sul ñ dá pra entender os conteúdos o_o).
Adorei o blog. o/
a perda de tensão provocada pelo resistor e a mesma coisa de corrente dicipada
Olá, tenho uma dúvida sobre aas correntes elétricas: Por que em um circuito misto, com três lâmpadas de 110 volts, somente a que está em série acende com total potência?
Tenho prova de rec semana q vem , e tenho certeza q o conteúdo do site irá me ajudar mt , vlw 😀
Muito bom, meu nome é João de castro, sou técnico em eletrônica, e sou instrutor da Oficinas&veículos, uma empresa ligada a Cooperaativa Automotiva dos Reparadores de veículos do Estado de São Paulo, atuamos em São José do Rio Preto Est de S.paulo. No momento ministro cursos na área automotiva, Injeção eletrônica/ Mecânica e elétrica, em nosso curso de injeção incluimos um básico de eletrônica, para que o aluno conheça como funcionas as centrais eletrônicas, atuadores e sensores. tenho utilizado em sala de aulas aulguns exemplo de voces, como: associação de resistores,para que o aluno se familiarise com a eletrônica.
parabens, continuem com este trabalho que é de grande valia para muitos.
Atenciosamente João de Castro.
oficinaseveiculos.com.br
e-mail jc.automecanica[at]hotmail.com
felipe…
Uma duvida… calculo de resistores em paralelo
fica req=1/o valor do resistor + 1/o sobre o valor do resistor…
posso fazer as contas…
exp: fiz as contas e o reqde 679.000 posso colocar 679.000+1/679.000
?????????
Agradeço desde ja!!!!
Ajudem-me:Numa ass em série de duas (2) resitências R1 = 100 ohm. Calcule R2 para que U1 (ddp) seja 0.8Ut. Obs: Ut é a ddp total da associação.
ola thays a resposta correta é a letra C uma vez q a resistencia interna de cada resistor é 9 OHM como estão em paralelo logo teriamos que R=9/5=> 1,8 OHM e como estao em parelo a f.e.m nao se altera so a corrente que aumenta que será agora de 2,5A se fizermos R=U/I temos R=1,8 OHM!!! vlwww
Entendi melhor por aqui, do que com a minha apostila do ETAPA. Obrigada !
estou em duvidas na seguinte afirmação. "O calculo da resistência equivalente do circuito é dado pela soma dos inversos do inverso das
resistências conectadas." Alguém pode me ajudar dizendo se a mesma é falsa ou verdadeira.Obrigado
Estou em dúvidas sobre as cargas de resistores ligados em paralelo, pois quero saber se a afirmação a seguir esta correta. "o calculo da resistência equivalente do circuito é dado pela soma dos inversos do inverso das
resistências conectadas." Agraço a ajuda.
adorei! obrigada!
Cinco geradores, cada um de f.e.m. igual a 4,5V e corrente de curto-circuito igual a 0,5A, são associados em paralelo. A f.e.m.e a resistência interna do gerador equivalente têm valores respectivamente iguais a:
a) 4,5V e 9,0W
b) 22,5V e 9,0W
c) 4,5V e 1,8W
d) 0,9V e 9,0W
e) 0,9V e 1,8W
alguém me explicar esta questão?! é urgente!
ass: T.Melo
muito obrigado o conteúdo de vcs me ajudou muito em minhas pesquisa!!!
adooooooooooooooorei…haushaushauhs rescém tô no aprendizado.
Muito bom o site, muito bem explicado e ilustrado. Parabéns!!!
Bom, estou aqui porque achei o blog completo e interessante! Preciso urgente de ajuda, pois trabalho na área de eletricidade (Usina Hidrelétrica). Hoje sou um mero ajudante na área e não tenho um salário bom. Tenho o segundo grau completo e não tenho o cuso técnico e no momento está para sair uma vaga de operador, e infelizmente sem o curso fica impossível. Ainda não tinha feito o curso, devido, turnos, horários,
dificuldade de deslocar para uma cidade mais próxima e outras. Aí tentei pela internet e consegui um site muito bom, com apostilas atualizadas, porém estou estudando sozinho, sem ajuda de ninguém, e estou encontrando dificuldades, pois fazer sozinho fica difícil! Para garantir esssa vaga, preciso resumir no mínimo em 3600 caractéres o conteúdo de 15 apostilas Curso de Eletrotécnica Geral e tem que ser o mais rápido possível, senão posso perder essa vaga. Peço por gentileza a ajuda de vocês, pois não posso perder essa chance que me deram! Eu estando com o certificado em mãos garanto a vaga e posteriormente, posso continuar estudando com mais traquilidade, pois estou na área a 8 anos e amo o que faço! Deixo aqui meu apelo de ajuda!
Desde já agradeço e deixo o meu abraço fraterno.
como faço pra resolver a equação de associação em paralelo no metodo mmc ? julio cesar
Putz…
vcs me salvaram.
tenho prova essa semana e nao sabia nada de associação paralela.
Vlw mesmo!
amei a explicação serviu e muito!
Obrigada.
ádyla duarte
Eu preciso fazer um experimento que traduza a idéia de associação mista de uma forma bem simples. Alguém tem alguma sugestão?
Gleices2, a potência e dobrada P=U.U/R
como a resistencia é dividida por dois.
conserva-se a primeira fração(U.U) e multiplica pelo inverso da segunda (2/R)[antes R/2]
então P´=2U.U/R então P´=2.P
Gleices2, acho que a potência diminui.
Pela fórmula, temos: P = U x i
Se i/2, então: P = U x i/2
Pode ser clichê, mas é a verdade. Muito bom o Blog.
Não estou conseguindo responder esse problema: Um resistor tem seus terminais submetidos a uma certa ddp. Reduzindo à metade a resistência elétrica do resistor e mantida constante a ddp. o que acontece com a potência por ele dissipada?
A ddp tambem reduz pois ela é directamente proporcional à resistência ou seja P=R×I^2