Como economizar energia elétrica em sua residência.

Algumas dicas para economizar energia elétrica em uma residência sem perder o conforto:

1 – Banho:

Não demore no banho, o tempo recomendado é de 8 minutos. Posicione corretamente a chave de seleção de potência de seu chuveiro, no verão deixe em “verão”.

2 – Eletrodomésticos:

Geladeira: Este aparelho, junto com o ferro de passar roupas, é o que mais consome energia elétrica em uma residência. Sempre a mantenha limpa (fazer o degelo). Não coloque alimentos quentes na geladeira. Quando a abrir pegue tudo que for necessário e a feche sem demora. Não coloque sacos plásticos entre as prateleiras (gradeado) da geladeira, isso impede as correntes de convecção de “espalhar” o ar frio.

Ferro de passar roupas: acumule o maior número de roupas possíveis para passar. Bater a roupa antes de colocá-la para secar (ou passar a mão antes de usar o ferro) ajuda na redução do tempo de utilização do aparelho.

Máquina de lavar roupas: acumule o maior número de roupas para lavá-las todas de uma vez.

3 – Aparelhos eletrônicos:

As “fontes“ (ou transformadores de tensão) destes aparelhos consomem energia mesmo não estando utilizando-os. Então as retire da tomada quando terminar de usar.

Os aparelhos em modo stand-by também consomem energia, o melhor é tirá-los da tomada quando não estiverem em uso.

Aparelho de TV: Não o deixe ligado se não estiver realmente assistindo. Cuidado para não deixá-lo ligado quando dormir.

Computador: Não deixar ligado quando não estiver utilizando.

4- Iluminação:

Aproveite a iluminação natural de sua casa abrindo as janelas, cortinhas e portas durante o dia. Utilize lâmpadas fluorescentes, são bem mais econômicas do que as incandescentes. Não exagere na potência das lâmpadas, utilize-a de acordo com o objetivo e tamanho do ambiente (uma lâmpada de 100W no quarto é um absurdo).

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

27 respostas

  1. as dicas são mto interessantes…a unica coisa q não concordo é em em tirar o telefone da tomada fazem isso vc corre o risco dde perde ligações importantes e tal!!!

  2. olha eu vou desliga tudo na tomada e a geladeira a noite vou fik som com os ventiladores. e talvez por pouco tempo a tv e o n otbook caso minha energia vinher baixo eu te digo ta um bju no seu coraçao e obg pela dica se tevr face me add vi kelly maeckroys fui otima noite bençao

  3. ola olha eu faço de tudo pra economizar minha energia nao escutar muito som,nao uso ferro de passar,mal uso liguidificador,ventilador uso durante o dia quando meu bb dormi,e a noite eu ligo 2 ventiladores pra meus outros filhos,atv nao ligo tanto so a noie ,meu esposa fuk a noite com notbook ligado ate amanhecer as vezes. sera que minha conta vem alta por causa disso?mesmo eu economizando nas outras coisas por favor me responda… me facebook è kelly maeckroys me ajude eu agradeço

  4. banco de capacitores para corigir o angulo de fase
    entre a voltagem e a corrente eletrica

    motres e transformadors geramm cosumo quando a voltagem e zero , porem os medidores não querem
    saber disso e marcam tudo como cosumo real

    e nos somos faturados e pagamos pelo consumo virtual como se fosse real

  5. Existem algum email , que posso utilizar para pedir uma avaliaçao da cemig na minha casa ,com o objetivo de economia de energia?
    Sonia

  6. Eu amei este site, assinei-o por e-mail. Apesar de não me dar muito bem com física, este site deixou tudo muito mais fácil e divertido. Adorei!

  7. Olá pessoal do blog, muito importante todas as dicas postadas neste site, mas vale a pena lembrar que a maior hipocrisia é nós pensarmos que podemos fazer para melhorar e no fim não o fazemos, as vezes temos que recorrer empresas de serviços especializados para obtermos melhor economia de luz e agua, para economizarmos no final das contas, sendo que simples dicas como estas fazem uma economia maior ainda em nosso bolso pensem nisso, que fique como um puxão de orelha em nós mesmos!!!

  8. Olá, preciso fazer um trabalho de física com o tema: A importância da física na economia doméstica", mas só encontro dicas de como economizar energia. Gostaria de saber se esse assunto se limita a isso (dicas de econmia), ou se existe algum coteúdo a mais, se tem, voce poderia me passar algum conteudo ou me indicar algum site sobre o assunto?

    obrigada!

  9. Ola, achei interessante a materia sobre economia de energia, e add la no meu blog bloguedorenato.blogspot.com e coloquei os creditos..
    Ate mais, voltarei mais vezes, pois seu site ta muito legal!!

  10. Bom, é canseira falar sobre estes assuntos, mais o que realmente vai economizar na conta de luz sao as Lâmpadas economicas, faça o teste e veja a diferença!

    quanto ao chuveiro gasta normalmente….

  11. Seção Quebra-Galho:
    Informações e soluções grátis para problemas com chaves e instalação elétrica em eletrochave com.br

  12. Olá Átila, tudo bem ?
    É verdade, os aparelhos em standby consomem energia, embora muitas pessoas pensem q não.Por esse motivo a empresa q trabalho criou um equipamento para este fim, ele corta a energia doa aparelhos ligados á tomada e ainda protege os aparelhos, assim não precisa mais retirá-los da tomada. Economiza, protege e ajuda o meio ambiente. Abçs.Cleide

  13. Boas dicas, em casa sigo grande maioria delas, mas quando você mencionou os eletrodomésticos acho que poderia falar do forno microondas também, acredito que este danado dê um gasto considerável também.

    Abraço!
    Marcelo França

  14. Como assim me avisar para colocvar o link? Não precisa pedir para divulgar não!! Inclusive te adicionei na minha blogroll… Eu tinha um blog no blogger,, o transferenciahorizontal.blogspot.com se tiverr alguma funcionalidade lá que vc queira é só perguntar! Abraço!

  15. Olá, Atila!
    Estou bem, obrigado.
    Gostei muito do seu blog, bem informativo e divertido ao mesmo tempo. Aqui no Efeito Joule .com ainda tenho que trabalhar muito pra ficar como eu quero. Por exemplo: esse sistema de comentários do blogspot é muito ruim, tentei o Haloscan mas não funcionou muito bem.
    Eu não falei com você antes de colocar seu link, mas tudo bem não é!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-fundo-transparente

Efeito Joule ®  2021
CNPJ: 22.288.851/0001-14

Vai fazer o ENEM 2021?

Então organize seus estudos, aprenda a estudar e se preparar de verdade para o ENEM.