Eletrização por contato

Considere dois corpos, A e B, sendo A positivamente eletrizado e B um corpo neutro. Quando colocamos estes corpos em contato, as cargas positivas do corpo A atraem as cargas negativas de B. Os corpos, claro, devem ser condutores para que isso aconteça. Ao separarmos os corpos, percebemos que o corpo B perdeu elétrons, logo este ficou positivamente eletrizado. Este processo é chamado eletrização por contato.


Na eletrização por contato os corpos ficam com a mesma distribuição superficial de cargas elétricas. Isto significa que se os corpos forem idênticos, eles terão a mesma carga elétrica.


Convém observamos aqui, um dos princípios mais importantes da eletrostática:


Num sistema eletricamente isolado, a soma algébrica das cargas positivas e negativas é constante.


Isto é uma outra forma de se dizer que a carga elétrica não é criada do nada. Assim, dois corpos podem trocar carga elétrica entre si, mas nenhum deles “fabrica” carga elétrica. Observe a animação:



Eletrização por contato

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

25 respostas

  1. Dois corpos idênticos, A e B fazem parte de um sistema eletricamente isolado. Se forem colocados em contato e depois separados , qual será a carga final de cada um deles ?

  2. Camilla:
    Duas esferas metalicas inicialmente eletrizadas com cargas 10 uC – 2 uC sao postas em contato. Apos o equilibrio eletrostatico as esferas sao separadas. Percebe se que a primeira fica com carga 5uC e a outra 3uC. É correto afirmar que, durante o contato, a segunda esfera:

    a)recebeu 3 uC de protons
    b)perdeu 2uC de elétrons
    c)perdeu 5uC de elétrons
    d)recebeu 5uC de prótons
    e)perdeu 3uC de prótons

    Alguém poderia me ajudar.. eu nao sei mesmo resolver isso :S
    pensei em ser a opção D
    desde já obrigada

    1. Bom dia, Camilla. A opção correta é a letra C. Na eletrização, independente do tipo, somente há a transferência de elétrons. Ou seja, a segunda esfera perdeu 5uC de elétrons.

  3. isso é só o resumo de cada explicação?
    ou seja isso não pode ser mais conclusivo…]
    gostei muito desse blog…
    parabéns ao dono dele….
    bju!!!

  4. Olá, parabéns pelo site!! eu gostaria que vcs me ajudassem a resolver um problema blz? aqui vai:
    Duas esferas condutoras A e B possuem a mesma carga Q. uma terceira esfera, C, é colocada em contato com a esfera A. depois de algum tempo, a esfera C é separada de A e colocada em contato com a esfera B. Qual a carga final da esfera C, depois de separada da esfera B?

    1. Bom Bruno! Vamos lá.

      Sendo A,B e C esferas codutoras elétricas e idênticas,com A e B de mesma intensidade elétrica.
      Temos duas situações; C com carga elétrica igual a de A ou B;ou C eletricamente neutro.

      Vamos Explorar as duas Situações.

      Com C inicialmente neutro em contato com A temos:

      (A+C)/2 =(1q+0q)/2 =q/2

      Antes do contato, "A" tem carga elétrica 1q e "C" não tem carga elétrica 0q.Após o contato,A tem carga elétrica de q/2 e C tem carga elétrica de q/2.

      "C" agora com carga elétrica em contato com "B"
      temos:

      (C + B)/2= (q/2+q)/2= 3/4q

      Agora "C" com a mesma carga elétrica de "A" ou "B" temos:

      (A+c)/2 = (1q+1q)/2 =1q

      "C" com carga elétrica entra em contato com "B" temos:

      (C+B)/2 = (1q+1q)/2 = 1q

      Conclusão
      "C" tem carga elétrica de 3/4q se inicialmente está neutro.

      "C" tem carga elétrica de 1q se inicialmente "C" tem a mesma carga de "A"ou "B".

      Usa-se a média aritmética para o cálculo de eletrizacao por contato

      Há o princípio de conservação de cargas elétricas.
      Todos os corpos tem que ser condutores elétricos e ao menos um tem que inicialmente estar carregado eletricamente.

      A questão quer saber o valor da intensidade da carga elétrica de"C" ao final de todo processo e não o sinal da carga elétrica.

      Caso "A" e "B"com carga elétrica negativa e "C" neutro ou com carga de mesmo sinal de "A" e "B"; "C"teria carga elétrica de -3/4q e -1q respectivamente.

  5. Amigo, se o corpo é neutro como o nome ja diz eles so irao entrar em contato por uma força externa, alguem empurrando por exemplo. Entao, eles dificilmente entrarao em contato. Mas se eles entrarem em contato um irá atrair os eletrons de condução do outro com igual força e entao irá dá na mesma coisa..a carga final irá ficar zero.Ahh e eletrons de condução é quando algumas moleculas se juntam para formam um solido.. ai os eletrons mais afastados da molécula (que sao atraídos com menos força) se separam e ficam livres dái o nome de condução.. so materiais condutores os tens, isolantes muito pouco ou nulos.

  6. E se ambos os corpos fossem neutros? haveria a troca de cargas negativas por atração? qual seria a carga final do corpo A e do corpo B tendo ambos como neutros?

  7. ALANA : O corpo B é neutroo !
    porém por que o corpo B perde eleétrons ? se na animação mostra que eles foram devidamentes divididos ? no caso o corpo B teria ganhado elétrons do corpo A , ele não teria que ficar negativo ?

  8. olá!sou estudante do ensino medio e estou fazendo uma experiencia de fisica,onde eu aproximo uma tira de papel A4 proximo ao um televisor ligado..eu constatei que ha uma eletrizaçao por contato,so que eu nao sei se estou certa,,por favor me ajude..

    Indianara.SAO paulo..16/06/09

  9. Bruna:
    Bom, Rafael…
    Se o corpo A tem carga Q, no caso Q sera inicial e Carga final do corpo A sera Q sobre 2 ou Q/2.Os outros corpos serão: Primeiro->carga inicial:Q/2
    ->carga final:Q/4
    Segundo->carga inicial:Q/4
    ->carga final:Q/8
    Terceiro e ultimo corpo->carga inicial:Q/8
    Carga final:Q/16
    –>Podemos resumir que as cargas dos outros corpos serão:Q/4; Q/8; Q/16!!!
    14 de abril de 2009

    1. depende. se o contato ocorrer sucessivamente, um corpo neutro de cada vez, aí teremos a resposta da bruna. Ou se ocorrer ao mesmo tempo, os tres corpos encostam juntos no corpo eletrizado, aí teremos ao final, todos os 4 corpos com carga igual a Q/4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-fundo-transparente

Efeito Joule ®  2021
CNPJ: 22.288.851/0001-14

Vai fazer o ENEM 2021?

Então organize seus estudos, aprenda a estudar e se preparar de verdade para o ENEM.