Efeito Joule

Neste texto estudaremos a eletrização por atrito, para entender e melhor este conteúdo você deve antes ler o texto eletrização, condutores e isolantes.
O processo pelo qual um corpo adquire carga elétrica é conhecido como eletrização. Quando um corpo ganha elétrons dizemos que ele foi eletrizado negativamente, pois o número de elétrons no corpo é maior que o número de prótons no mesmo. E, quando um corpo perde elétrons o número de prótons é maior que o de elétrons, então, dizemos que o corpo está positivamente eletrizado.
Se atritarmos um pedaço de flanela com um bastão de vidro, os dois corpos antes neutros, agora apresentam propriedades elétricas, dizemos então que os corpos foram eletrizados por atrito.
Na eletrização por atrito os corpos atritados ficam com cargas elétricas opostas, como por exemplo, o pedaço de flanela com cargas positivas e o bastão de vidro com cargas negativas.
Na eletrização temos apenas a transferência de elétrons. Eles estão girando ao redor do núcleo dos átomos e por isso, dependendo do material, têm facilidade para escoar de um corpo para outro.
Um bom exemplo que envolve a eletrização por atrito ocorre quando durante uma viagem em um dia muito seco, um carro fica eletrizado pelo atrito com o ar. As várias partículas de poeira, sujeira e os gases que formam o ar são atritados com a lataria do carro fazendo com que aconteça uma transferência de elétrons de um corpo para o outro. O carro fica eletrizado, pois adquire cargas elétricas ao ser atritado. Logo, ao sair do carro, um passageiro que toca a lataria pode levar um choque. Este exemplo foi ilustrado na nossa tira Vestibulário: Estudando eletrização.
Observe a animação abaixo:

Eletrização por atrito

30 respostas

  1. na eletrização por atrito ocorre apenas entre corpos neutros? ou pode ser também entre um corpo eletrizado negativamente e outro positivamente e vice-versa?

  2. O vidro recebe elétrons da flanela, mas o vidro não está acima da flanela na série triboelétrica? Na verdade, eu não sei bem de que material é feito a flanela, mas a minha dúvida é se exercícios de vestibular vão me dizer qual dos materiais é maior condutor ou isolante? Abraços.

  3. O vidro recebe elétrons da flanela, mas o vidro não está acima da flanela na série triboelétrica? Na verdade, eu não sei bem de que material é feito a flanela, mas a minha dúvida é se exercícios de vestibular vão me dizer qual dos materiais é maior condutor ou isolante? Abraços.

  4. eu achei isso errado pois na série triboelétrica de que ao atritarmos o vidro com um pedaço de flanela, que é algodão ou lã, quem fica com cargas positivas é o vidro e não a flanela.

  5. Um bastão de vidro jamais fica eletrizado negativamente pela tabela de triboeletrica quem ficaria com cargas negativas nesse caso era a flanela não o bastão. Mas no demais esta tudo muito bom.

  6. olaa..
    gostaria de sabe se a correia do gerador de vandr graff pode ser de silicone ou terei de mudar o material do rolete inferior tambemm

  7. Por que quem se move são sempre os eletrons que estão soltos na eletrosfera, os prótons fican dentro do nucleo juntamente com os neutrons. 😀

  8. Adorei o blog, com essas explicações simples, é bem mais fácil de se entender.
    Só pediria, se possível, se vocês poderiam me dar um exemplo que eu posso fazer em casa, porém pouco conhecido, estou fazendo uma pesquiza pra um trabalho, e gostaria de dar exemplos. Grata Rafaella (:

  9. nossa muito bom esse blog, as explicação são claras e objetivas nos faz entender melhor
    agora vou ser cliente aqui kkkk qualquer duvida já sei onde pesquisar
    parabéns !! 🙂

  10. So para coplementar, neste caso de eletrização por atrito so pod ocorrer quando ambos os objetos são isolantes (não conduzem eletricidade).

    1. Em média, nenhum. Mas pode ter domínios isolados com carga alternada. O problema de saber porquê é o elétron a quem corresponde a carga negativa, deixo para seu professor.

  11. É correto afirmar que potenciais eléticos elevados podem ser obtidos atritando-se dois objetos feitos do mesmo material?

    1. As partículas não são criadas, elas são transferidas de um material para o outro. Aliás, há um princípio na Química que diz: "Na natureza, nada se cria e nada se perde, tudo se transforma."

    2. Anônimo,
      Matéria e força são imutáveis, ou seja a matéria não pode virar energia nem a energia
      virar matéria Isaac newton
      isso diz respeito a nós seres humanos, nossa vida é um presente que nos foi dado por tanto por ser um presente ele deve ser preservado, quando falecermos, não vamos nos transformar em energia, já somos energia, más você
      não sabe disso então aí já cai por terra a filosofia que reforça a ideia da matéria e força ser transmutáveis que diz assim–> nada se cria tudo é transformado oque pode é transformar uma energia em outro tipo de energia más nunca uma matéria em energia, pelo contrario nossos eletrodomésticos já terião se transformado em energia, pode um teclado de computador se transformar em energia elétrica? isso é inconcebível! da mesma forma o corpo humano e as demais coisas estáveis, oque significa que Antoine Lavoisier e Einsten mentiu

  12. obrigada, muito legal esse blong um resumo legal.
    Mas só uma sugestão coloca mais conteúdo com esses desenho que é muito massa!
    Patrícia Timóteo – bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *