fbpx

Como funciona um Dínamo?

O dínamo é constituído por um imã fixo em um eixo móvel, ao redor deste eixo existe uma bobina (fio condutor enrolado, constituindo um conjunto de espiras). Não existe contato físico entre o imã e a bobina. No caso do dínamo de bicicleta, o movimento de rotação da roda, ou da correia, é transferido para o eixo do dínamo.


É um gerador de eletricidade, um aparelho que transforma Energia Mecânica em Energia Elétrica.


Hans Orsted observou que a agulha de uma bússola oscilava quando aproximada de um fio condutor percorrido por corrente elétrica. Michel Faraday se interessou pelo fenômeno e após alguns experimentos, observou que quando um imã se move próximo de um circuito elétrico, a corrente elétrica do circuito é alterada. Este fenômeno, chamado de indução magnética é explicado pela Lei de Lenz, que estabelece: o sentido da corrente induzida é oposto da variação do campo magnético que a gera.

Logo, sabemos hoje que a variação de campo magnético gera corrente elétrica. No dínamo o imã gira com a bobina ao seu redor. Este movimento gera a variação do campo magnético do imã, surgindo então, uma corrente elétrica no conjunto de espiras da bobina. Esta corrente elétrica é utilizada para acender o farol do bicicleta, ou qualquer led que seja instalado no circuito.

Este mecanismo funciona de acordo com o princípio de conservação de energia, ou seja, parte da energia utilizada para girar a roda da bicicleta é transformada em energia elétrica através da indução magnética.

Encontrei dois vídeos interessantes sobre o assunto:

Veja outras aplicações do dínamo de bicicleta no CienTecno.com.

Se você gostou do blog curta nossa página no Facebook ou receba as atualizações por e-mail.

25 Comments

  1. Unknown disse:

    Se uma bicicleta é capaz de gerar energia através de um dínamo porque um carro elétrico tem que se reabastecer ligando-se a uma tomada? Ele não seria capaz de gerar e armazenar sua própria energia?

  2. meu porquinho dourado 2.0 disse:

    esse dinamo gera energia p/ sempre ou ele se desgasta

  3. Unknown disse:

    Eu queria saber se da para ligar um dinamo num inversor 12v para 110v pois nao entendo muito do assunto

  4. comprar views no youtube disse:

    está de parabéns, curti seu blog !

  5. OZIEL disse:

    Bicicleta alemã Starke vem com carregador USB
    pedal.com.br/nasce-a-bicicleta-com-usb_texto5435.html
    Quem é doido por eletrônicos tem uma bicicleta alemã starke que vem equipada com porta USB que fica localizada bem na mesa do centro do guidão, que é alimentada por dínamo nos cubos. Destacando que a luz do farol também é alimentada pelo giro dos pedais. A velocidade das pedaladas pode carregar a bateria de celulares, câmeras, fotográficas e aparelhos GPS, entre outros.

  6. Alana Mercês disse:

    Olá, eu adorei essa postagem. Eu quero fazer esse experimento em sala de aula, e então gostaria de saber os materiais necessários (além do dínamo e da bike, é claro)e entender como a bike fica suspensa… ^^

    Obrigadaa!

  7. Vanks Estevão disse:

    Olá Titão,

    Os textos deste blog que não estão assinados por outros professores são todos de minha autoria.

    até mais!

  8. TITÃO disse:

    Caro Vanks Estevão, estou utilizando essa postagem em um texto para montar uma oficina, contudo não encontrei o autor dessa postagem. Se poder me enviar o nome do autor ficaria muito grato dada a urgência a submissão da minha oficina

  9. Unknown disse:

    Olá, entrei no seu blog pela 1° vez, e fiquei impressionado, adoro física, e pretendo continuar visitando-o. Vim aqui para entender melhor o funcionamento do dínamo, pois estudo no IFRN ( falecido cefet-rn )e a EXPOTEC está se aproximando, é uma feira de ciências, mas os alunos participam com seus projetos por opção. Faço Mecânica, e junto com um amigo de Eletrotécnica, queremos ver quantas lâmpadas os alunos conseguem acender em uma bicicleta conectada à um dínamo, pois acho que isso pode ser feito em um carro, usando sua energia mecânica para gerar energia elétrica. Quem estiver interessado em ajudar, conversar, ou trocar experiências, segue meu e-mail , podem adicionar ou apenas mandar e-mails.
    Muito obrigado
    E parabéns pelo trabalho, fiquei impressionado com o seu blog.
    Abraço.

  10. henry disse:

    gostei do blog, acho que seria interressante colocar algumas experiências praticas sobre o assunto.

  11. Unknown disse:

    olá, estou estudando há algum tempo em como reaproveitar a energia dos motores e transformalas em energia eletrica, para no minimo manter a iluminação do setor, gostaria de receber idéias e passar minhas ideias para desnvolver esse trabalho meu email é fernando1983@bol.com.br quem se interessar pelo assunto entre em contato comigo meu nome é Luiz Fernando ficarei muito grato com quem se interessar pelo assunto, com certeza vamos trocar experiencia e chegar em uma solução para o desenvolvimento de todos muito obrigado pela ateñção.

  12. laia disse:

    Lady gaga aaaa

  13. marcelo araujo - fastfix@uol.com.br disse:

    tendo como obter um movimento continuo qual o dinamo que poderia suprir as nessecidades de uma residencia tipica e este dinamo poderia ser ligado a uma bateria para acumular a eletricidade nos momentos em que nao ha consumo?????

    ass Marcelo Araujo

  14. Marcelo disse:

    o dinamo, sem comutador, gera corrente alternada, e com comutador gera corrente continua.
    dá pra perceber no video que a lampada está pulsando, porque quando o campo magnetico do dinamo está em paralelo com o da bobina que a bicicleta roda a corrente está em zero, e quando fica em perpendicular está no maximo.

    Vejam uma animação das linhas de força no URl que segue
    fisica.net/simulacoes/java/walter/ph11br/generator_br.php

  15. Ricardo T. disse:

    {Parabens é tão bom que recomendo para trabalhos de aulas parabéns}

    Realmente, é pra isso que estou usando, não pra trabalho escrito, mas sim pra explicar, um bom exemplo disso é um motor de driver de CD-ROM, é com um desses que eu to usando, porém só ascende lâmpadas de até uns 2 ou 2,5 né

    falow e valew, tah ajudando muito isso

  16. XxLucasxX disse:

    Parabens é tão bom que recomendo para trabalhos de aulas parabéns

  17. Unknown disse:

    com esse dinamo, qual seria a potência gerada pedalando uma bicicleta, irei fazer uma cicloviagem no final do ano e estou pesquisando se seria possivel gerar energia para alimentar um mp3 player acomplado a pequenas caixas de som.

    • Unknown disse:

      Nao sei se chegou a fazer o teste , mais digo que funciona ,porem tem que ser um dínamo com muita capacidade dependendo do tamanho das caixas de som….

    • Unknown disse:

      Nao sei se chegou a fazer o teste , mais digo que funciona ,porem tem que ser um dínamo com muita capacidade dependendo do tamanho das caixas de som….

  18. Anônimo disse:

    Estou tentando contribuir com uma idéia de redução de energia no meu local de trabalho e imaginei: Temos vários motores elétricos operando em tempo integral por aqui, é possível acoplar um dínamo à eles e apropveitar a energia gerada para garantir a iluminação do local por exemplo?

  19. Vanks Estevão disse:

    Olá Johnny,

    Ótima sugestão, assim que possível escreverei sobre as contribuições de Tesla (assunto polemico esse sobre energia limpa, muito bom!) e mais sobre as teorias do eletromagnetismo, muito comentado ultimamente, já que vários países estão trabalhando em projetos de armas que utilizam estas teorias (as chamadas E-bombs).

    Valeu pela visita e volte sempre!

  20. Anônimo disse:

    Que tal um post sobre Nicola Tesla? E seu invento (recusado) para gerar energia limpa e gratuita?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *