Levitação magnética

Definição de Levitação magnética

Wikipédia: A levitação (do latim: levis, leveza) é o processo com o qual se consegue suspender um objeto numa posição estável contrariando, assim as forças de gravidade, mediante o uso de forças exercidas sem contato com o objeto.

Bem, o assunto chama a atenção e foi por isso que resolvi escrever este post sobre levitação magnética logo nas primeiras semanas do blog.

Um exemplo de levitação magnética

O vídeo abaixo, onde não existe fraude, é muito interessante.

Agora você deve estar se perguntando, o que é isso? Então vamos lá!

Explicando a levitação magnética

O vídeo mostra uma levitação magnética.

De maneira geral, um campo magnético pode ser definido como toda região do espaço em torno de um condutor percorrido por corrente elétrica, ou em torno de um imã devido ao movimento que os elétrons executam no interior de seus átomos.

No vídeo temos um pedaço de uma liga supercondutora e um imã que levita em um campo magnético. Para criar este campo magnético, o que faz o imã levitar, a liga supercondutora é resfriada a uma temperatura menor que 150°C negativos, utilizando para isso nitrogênio líquido.

Um vídeo bem interessante sobre levitação magnética que já se tornou comum na comunidade científica.

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

6 respostas

  1. Vc sabe aonde eu encontro nitrogénio líquido e o imã para eu fazer uma experiência . Se puder me ajudar ficaria muito agradecido! Desde já obrigado !

  2. Vc sabe aonde eu encontro nitrogénio, e o imã para eu comprar , porq essa e uma experiência muito legal gostaria de reproduzir—la na escola ,se puder me ajudar ficaria muito agradecido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-fundo-transparente

Efeito Joule ®  2021
CNPJ: 22.288.851/0001-14

Vai fazer o ENEM 2021?

Então organize seus estudos, aprenda a estudar e se preparar de verdade para o ENEM.