Eletrização, condutores e isolantes.

Definindo a eletrização

Chamamos de condutores os corpos onde as partículas portadoras de carga elétrica conseguem se mover sem dificuldade, os corpos onde isso não acontece chamamos de isolantes.

A eletrização é o processo pelo qual um corpo fica eletrizado. Quando um corpo ganha elétrons dizemos que ele foi eletrizado negativamente, pois o número de elétrons no corpo é maior que o número de prótons no mesmo. E quando um corpo perde elétrons o número de prótons no corpo é maior que o de elétrons, então, dizemos que o corpo está positivamente eletrizado.

A eletrização pode ocorrer através de três processos:

Para entender melhor cada processo de eletrização clique no link do título que deseja estudar.

1 – Eletrização por atrito.

Na eletrização por atrito os corpos atritados ficam com cargas elétricas opostas, como por exemplo, o pedaço de flanela com cargas positivas e o bastão de vidro com cargas negativas.

2 – Eletrização por contato.

Na eletrização por contato os corpos ficam com a mesma distribuição superficial de cargas elétricas. Isto significa que se os corpos forem idênticos, eles terão a mesma carga elétrica.

3 – Eletrização por indução.

Na eletrização por indução os corpos ficam com cargas elétricas opostas, já que um dos corpos induz a passagem de cargas para o outro corpo que, por sua vez, deve estar em contato com a Terra ou outra fonte de carga elétrica.

Eletrização: condutores e isolantes

Um ótimo exemplo que envolve os conhecimentos de eletrização, condutores e isolantes é o que ocorre com os carros de transporte de combustível. Durante as viagens estes carros podem ficar eletrizados eletricamente por consequência do atrito com o ar. A carga elétrica adquirida pelo caminhão não escoa para a terra porque os pneus são bons isolantes elétricos. Logo, a quantidade de carga elétrica vai sendo acumulada na carroceria do caminhão, até o momento que é descarregada em alguém, que ocasionalmente, entrou em contato ou, até mesmo, provocando faíscas ao se aproximar algum condutor. Essas faíscas podem provocar grandes explosões se houver a proximidade do combustível.

Para evitar acidentes utiliza-se uma corrente de metal que liga o caminhão e a terra, assim, as cargas elétricas podem escoar para a terra deixando o caminhão descarregado.

Atualizando:

Como um leitor do blog nos alertou os caminhões não utilizam mais a tal corrente de metal, justamente para evitar uma possível explosão por causa das cargas elétricas. No método utilizado atualmente as cargas elétricas são direcionadas a bateria do automóvel.

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

17 respostas

  1. Amei o blog, pois explica claramente e consigo estudar por ele e fazer todos meus trabalhos .. muito obrigado (: – @BeatriizPeres_

  2. O Blog está de parabéns mesmo! Todos os textos possuem uma simplicidade enorme, logo, são fáceis de entender.

    Quando falo simplicidade, é a ausência de palavras tão complexas que muitas pessoas acabam não sabendo o que é, dificultando o aprendizado.

  3. Estou virando fã deste blog, muito bom. Estou me preparando para um concurso ano que vem e este blog está sendo de grande ajuda.
    Abraços…

    João Victor

  4. gostaria de saber se vou economizar energia e pagar menos se trocar o djuntor de momofásico para trifásico? minha casa tem 4 quartos, sala, cozinha, geladeira, freezer e gelagua,microondas dua tev de lcd de 32, 3 computadores com monitor lcd, uma tv de plasma de 32
    uma tv de 29 e outra de 20, portão eletronico, maquina de lavar
    o consumo ta dando em torno de 600 a 700 kw, ja sei que ta fazando energia, vou trocar toda fiação, porem chamei 2 eletricista e 1 disse que nao faria diferença trocar o contador para trifásico e outro disse que faria e que eu iria pagar menos, com isso nao sei quem contratar, quero diminui a minha conta, por isso imploro que se alguem entende desse assunto me responda qual a melhor opção. agradeço desde ja
    nara
    nalva2704[at]hotmail.com

    1. Disjuntor trifásico só para instalação trifásica. Consulte as normas de fornecimento de energia da concessionária da sua região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-fundo-transparente

Efeito Joule ®  2021
CNPJ: 22.288.851/0001-14

Vai fazer o ENEM 2021?

Então organize seus estudos, aprenda a estudar e se preparar de verdade para o ENEM.