Como funciona a garrafa térmica?

Garrafa térmica funciona porque suas paredes não permitem a passagem de calor através delas conservando a temperatura do seu conteúdo. Vamos entender como isso acontece?

Entendendo a garrafa térmica

Precisamos entender como funciona a propagação de energia térmica e assim, ficará fácil entender o funcionamento da garrafa térmica ou vaso de Dewar.

A propagação de energia térmica se efetua por três modos diferentes: condução, convecção e radiação.

Para evitar trocas de calor por condução, a ampola interna da garrafa é feita de vidro (mau condutor) com paredes duplas, entre as quais se faz vácuo, que quase não conduz calor, já que há poucas moléculas para realizar essa tarefa.

Para isolar a garrafa das possíveis correntes de convecção (processo que ocorre com movimento de partículas), coloca-se uma tampa bem fechada.

A troca de calor por radiação é evitada espelhando as superfícies interna e externa da ampola, assim, as ondas eletromagnéticas são refletidas, tanto do conteúdo para fora como do ambiente para dentro da garrafa.

Desta maneira, a temperatura no interior da garrafa é mantida por algumas horas. O sistema não é 100% eficiente, logo, o equilíbrio térmico com o meio ambiente acontece após certo tempo. Atualmente outros materiais isolantes, como o isopor, são utilizados para conservar a temperatura de substâncias dependendo do tempo que precisam ser mantidas.

Ilustração da Garrafa Térmica.

Garrafa térmica

Será que você está estudando da maneira certa?

Nem todo mundo sabe estudar, é claro que saber estudar é algo um pouco subjetivo. Não vou entrar no mérito da pedagogia para não levantar grandes discussões. O certo é que cada um de nós aprende de uma maneira diferente e cada um tem suas preferências na hora de estudar. Só que tem alguns hábitos e comportamentos que podem ajudar a aprender mais, se organizar nos estudos, conseguir mais atenção, foco e isso vai aumentar o poder de concentração atenção, aumentando assim a possibilidade de aprender mais conteúdos.

Infelizmente alguns alunos acreditam que estudar é apenas assistir aula, ler um conteúdo e fazer exercícios. E o erro de muitos professores da educação básica é não ajudar esses alunos a encontrarem os melhores caminhos para aprenderem mais. Depois de anos na escola muitos alunos ainda não sabem estudar. As vezes chega na faculdade por um vestibular privado e continua com as mesmas dificuldades. E todos sabem que QUEM NÃO SABE ESTUDAR NÃO É APROVADO.

Para ajudar os alunos a aprenderem a estudar, se prepararem para suas provas da escola, para o vestibular e principalmente para a prova do ENEM, eu elaborei um método de estudos, um passo a passo de como estudar para uma prova. Usando as melhores técnicas de estudos, com a ajuda de conteúdos da neurociência, podemos ter mais foco, organização, motivação e memorização durante os estudos. Quer saber como funciona? Clique aqui nesse link e saiba mais sobre o método Efeito Joule.

53 respostas

  1. Parabéns pela matéria.. Estou com problemas com minha garrafa. no inicio ela sustentava a temperatura por cerca de 24h.. de repente ela não dura mas que 5 horas com o mesmo líquido. teria uma explicação pra esse fenômeno? [minha garrafa é térmica inox sem ampola 1,1litros]

  2. Meu prezado Gregorio, existe uma garrafa termica termica de controle remoto paa controlar a temperatura e ainda ela abre a distancia….. fala serio

  3. Parabens, adorei o blog me ajudou muito no trabalho de física. O professor me disse que trabalho estava completissimo e me deu uma nota exelente!

    Beijoss e que o blog cresça mais e mais. !!

  4. valeuu tchêÊ…mtoo bommm..baita ajuda no trabalho do meo curso "Segurança Do Trabalho"….abraçoOO…at+

  5. Realmente muinto bom, complexo e objetivo, tratado de forma muito delicada, conseguiu chegar ao raciocínio de maneira simples e explicada, e ensinando à todos sem mínimas dúvidas.
    Obrigado pela ajuda, e que continue nessa linha raciociniológica…
    Contato:
    msn: vini_hc[at]hotmail.com

  6. Muito obrigado pela informação me ajudou bastante, assim pude fazer meu trabalho de física e aprendi mais umas coisas sobre condução e convecção.

  7. vlw aew o dono desse blog…
    show de bola essas informaçoes min ajudou bastante…
    brigadao fica na paz que Deus ilumine se caminho…
    fuiz:)

  8. Parabéns. Você esta cumprindo a missão de um verdadeiro filho de Deus:ser útil ao maior número de pessoas. Me ajuda muito e recomendo ao meus alunos. Sucessos. Sucessos. Sucessos.
    Prof. Jaime – Lagoa da Prata MG

  9. Gostaria de saber se já existe uma garrafa térmica digital, onde pode ser controlada a temperatura da água.

  10. ufáàh… atéh kee enfim acheii esse blog,se naum tivesse achado ixii naum seii o kee seria de miim…

    maiis eaii Obriigádààh por estar ajudando a mim e as outras pessoas..
    agora siim eu tiro 10 na aula de ciências..
    aee prof° edson agora eu tiro 10!

    (risos)

    Valeu muitO…Xauu

    1. Na verdade, se isso ocorresse, o café ficaria mais forte, mas é improvável do meu ponto de vista, pois toda substância em forma gasosa ocupa um certo espaço, por exemplo 18 gramas de água (1 mol) ocupam 24,5 litros à 25 graus Celsius em sua forma gasosa, e como a temperatura da água para fazer o café se aproxima dos 100 graus Celsius, a pressão não permitiria que uma grande quantidade de agua evaporasse