Garrafa térmica funciona porque suas paredes não permitem a passagem de calor através delas conservando a temperatura do seu conteúdo. Vamos entender como isso acontece?

Entendendo a garrafa térmica

Precisamos entender como funciona a propagação de energia térmica e assim, ficará fácil entender o funcionamento da garrafa térmica ou vaso de Dewar.

A propagação de energia térmica se efetua por três modos diferentes: condução, convecção e radiação.

Para evitar trocas de calor por condução, a ampola interna da garrafa é feita de vidro (mau condutor) com paredes duplas, entre as quais se faz vácuo, que quase não conduz calor, já que há poucas moléculas para realizar essa tarefa.

Para isolar a garrafa das possíveis correntes de convecção (processo que ocorre com movimento de partículas), coloca-se uma tampa bem fechada.

A troca de calor por radiação é evitada espelhando as superfícies interna e externa da ampola, assim, as ondas eletromagnéticas são refletidas, tanto do conteúdo para fora como do ambiente para dentro da garrafa.

Desta maneira, a temperatura no interior da garrafa é mantida por algumas horas. O sistema não é 100% eficiente, logo, o equilíbrio térmico com o meio ambiente acontece após certo tempo. Atualmente outros materiais isolantes, como o isopor, são utilizados para conservar a temperatura de substâncias dependendo do tempo que precisam ser mantidas.

Ilustração da Garrafa Térmica.

Garrafa térmica

53 respostas

  1. Parabéns pela matéria.. Estou com problemas com minha garrafa. no inicio ela sustentava a temperatura por cerca de 24h.. de repente ela não dura mas que 5 horas com o mesmo líquido. teria uma explicação pra esse fenômeno? [minha garrafa é térmica inox sem ampola 1,1litros]

  2. Meu prezado Gregorio, existe uma garrafa termica termica de controle remoto paa controlar a temperatura e ainda ela abre a distancia….. fala serio

  3. Parabens, adorei o blog me ajudou muito no trabalho de física. O professor me disse que trabalho estava completissimo e me deu uma nota exelente!

    Beijoss e que o blog cresça mais e mais. !!

  4. valeuu tchêÊ…mtoo bommm..baita ajuda no trabalho do meo curso "Segurança Do Trabalho"….abraçoOO…at+

  5. Realmente muinto bom, complexo e objetivo, tratado de forma muito delicada, conseguiu chegar ao raciocínio de maneira simples e explicada, e ensinando à todos sem mínimas dúvidas.
    Obrigado pela ajuda, e que continue nessa linha raciociniológica…
    Contato:
    msn: vini_hc[at]hotmail.com

  6. Muito obrigado pela informação me ajudou bastante, assim pude fazer meu trabalho de física e aprendi mais umas coisas sobre condução e convecção.

  7. vlw aew o dono desse blog…
    show de bola essas informaçoes min ajudou bastante…
    brigadao fica na paz que Deus ilumine se caminho…
    fuiz:)

  8. Parabéns. Você esta cumprindo a missão de um verdadeiro filho de Deus:ser útil ao maior número de pessoas. Me ajuda muito e recomendo ao meus alunos. Sucessos. Sucessos. Sucessos.
    Prof. Jaime – Lagoa da Prata MG

  9. Gostaria de saber se já existe uma garrafa térmica digital, onde pode ser controlada a temperatura da água.

  10. ufáàh… atéh kee enfim acheii esse blog,se naum tivesse achado ixii naum seii o kee seria de miim…

    maiis eaii Obriigádààh por estar ajudando a mim e as outras pessoas..
    agora siim eu tiro 10 na aula de ciências..
    aee prof° edson agora eu tiro 10!

    (risos)

    Valeu muitO…Xauu

    1. Na verdade, se isso ocorresse, o café ficaria mais forte, mas é improvável do meu ponto de vista, pois toda substância em forma gasosa ocupa um certo espaço, por exemplo 18 gramas de água (1 mol) ocupam 24,5 litros à 25 graus Celsius em sua forma gasosa, e como a temperatura da água para fazer o café se aproxima dos 100 graus Celsius, a pressão não permitiria que uma grande quantidade de agua evaporasse