Na física, consideramos um espelho uma superfície muito lisa e com alto índice de reflexão da luz. Provavelmente foi nossa imagem na superfície da água que inspirou a construção dos primeiros espelhos, feitos de cobre e, com o tempo foram utilizados outros materiais para sua fabricação, como por exemplo, a prata.
Os espelhos e as imagens produzidas por ele sempre foram objetos de admiração do homem. Durante a Segunda Guerra Púnica, Arquimedes utilizou um grande jogo de espelhos planos, formados pelos escudos de bronze dos soldados, que refletiam a luz do Sol para um mesmo ponto de um navio, para incendiá-lo. Arquimedes também utilizou a física para criar outros aparatos que causavam terror entre os inimigos, veremos mais em outra ocasião.
Na “Física dos espelhos” estudaremos as várias imagens que diferentes espelhos podem formar. Para iniciar este estudo, veremos agora quais são os diferentes tipos de espelhos que encontraremos nos próximos textos.
Um espelho plano é uma superfície plana e muito lisa, com alto índice de reflexão da luz.
Espelho esférico convexo
Um espelho esférico convexo é um espelho que tem origem do corte de uma esfera espelhada. Sendo a parte externa da esfera espelhada.
Espelho esférico côncavo
Um espelho esférico côncavo é um espelho que tem origem do corte de uma esfera espelhada. Sendo a parte interna da esfera espelhada.
Clicando no nome do espelho você será direcionado para um texto com mais detalhes.
Ótimas informações, estou a mais de uma hora pesquisando sobre espelhos
espelho so se fos de casa
Nem a minha professora sabe ensinar fisica com tanta facilidade.
essa materia e uma chatisse
muito bom seu blog.. continue postando mais informaçoes sobre espelhos… Parabens
Muito bom o blog,vlw ae.So ta faltando o link do espelho concavo e do convexo
Parabéns aew galera,ótimo trabalho..
muito bom…
Esse "BLOG" é nota mil!!!nunca aprendi física com tanta facilidade.Parabéns!
Será um prazer voltar aqui e aprender algo do tanto que este web site tem para oferecer!