Efeito Joule

No Efeito Joule temos uma grande quantidade de conteúdo para te ajudar a estudar física, mas é necessário saber estudar de maneira mais produtiva e eficiente. Neste texto vou dar algumas dicas de como estudar física utilizando o Efeito Joule como uma das ferramentas.

Por onde começar a estudar física?

Escolha o tema para estudar de acordo com sua necessidade. Se você tem uma prova na escola então não terá dificuldades para saber por onde começar. Se você vai prestar um concurso, vestibular ou está estudando para o Enem então siga a sequencia didática do blog, comece por mecânica ou eletricidade, deste o primeiro texto. Estes dois assuntos são os mais completos do Efeito Joule. Para saber quais são as competências e habilidades que serão exigidas no Enem acesse o blog info Enem e confira estas habilidades antes de começar a estudar.

Siga uma sequencia didática.


Agora que você já escolheu o conteúdo que quer aprender vamos começar. Mas saiba que para entender certos conceitos, muitas vezes, será necessário o entendimento de conceitos mais básicos. Então, é importante seguir a sequencia de textos do Efeito Joule. Se você estiver estudando corrente elétrica, verá que no texto do assunto existem links para postagens mais básicas como a carga elétrica. Siga estes links e estude conceitos que você não conhece e foram citados no conteúdo.

Comece lendo os textos, veja as tirinhas, ilustrações e vídeos que encontrar sobre o assunto. Após absorver o conteúdo tente resolver exercícios e depois confira sua resposta com as respostas do blog.
Resolvendo exercícios de física:
Para se resolver um exercício de física se deve obedecer a certa sequencia lógica que irá te conduzir a uma boa resolução. Vou resolver um exercício aqui explicando esta sequencia, não se preocupe com o conteúdo, preste atenção no passo-a-passo utilizado para se chegar a resposta:

1) Leia o texto com atenção e nesta primeira leitura identifique qual é o objetivo da questão. Identifique o que o exercício está pedindo.

____

(Questão) Um termômetro de mercúrio é calibrado de modo que, na temperatura de 0°C, a altura da coluna é de 4 cm e, na temperatura de 100°C, a altura é de 8 cm. 

Determine:

a) A função termométrica que relaciona a temperatura (Tc) com a altura (h) da coluna de mercúrio.
b) A altura da coluna quando a temperatura é de 40 °C
____
Lendo a questão acima identificamos que se pede uma função que relaciona temperatura e altura na letra a. Na letra b é pedida a altura quando a temperatura é de 40 °C.

2) Agora que já identificamos o que o problema pede, devemos identificar quais são os dados do exercício.

Tome cuidado por que em muitos exercícios este dado aparece de forma discreta, como por exemplo: o móvel parte do repouso. Neste caso você deve escrever que a velocidade inicial é igual a zero.
No nosso exemplo são dados:
Na temperatura de 0°C, a altura da coluna é de 4 cm


Na temperatura de 100°C, a altura é de 8 cm.


3) Faça um esboço do problema, um desenho que vai te ajudar na resolução.

Se o problema for de cinemática desenhe os móveis! No nosso exemplo um bom esboço seria:
escala de temperaturas em física
Perceba que no esboço eu incluo o ponto de interrogação que representa meu objetivo.

4) Identifique o conceito envolvido.

No nosso exercício de exemplo o tema central é escolas termométricas.

5) Encontre as equações que poderão ser utilizadas.

Se você estiver estudando movimento uniforme escrevas as equações que conhece sobre o assunto. No nosso exemplo, não temos uma equação, mas quem estudou as escalas termométricas sabe que existe uma relação entre as escalas e esta relação pode ser escrita da seguinte maneira.
Utilizando a proporcionalidade entre os segmentos correspondentes escrevemos:

6) Verifique as unidades de medida.

Nesse exercício não será necessária a conversão de unidade de medida, mas em alguns exercícios isso será necessário e é neste momento que você deve fazer isso, antes de começar a fazer os cálculos.

7) Deve-se resolver a questão utilizando os conceitos e técnicas aprendidos na matemática.

Neste ponto a física cede lugar à matemática, se você tiver dúvidas a partir deste ponto então seu problema provavelmente é de matemática.
Segue a resolução do nosso exemplo:
a) Utilizando a proporcionalidade entre os segmentos correspondentes escrevemos:
resolvendo exercício de física
4Tc= 100h-400
Tc= 25h – 100
b) Usando a função obtida no item a, temos:
Tc= 25h -100
40=25h-100
h=5,6cm

8) Pronto, agora com a resolução pronta basta apresentar seus resultados.

Resposta:
a) tc = 25h – 100
b) h=5,6cm

Identificando suas dificuldades:


Você deve identificar suas dificuldades, para isso, enquanto estiver estudando atente-se as seguintes questões.

a) Se na resolução dos exercícios você teve dificuldades nos passos 1, 2 ou 3, seu problema é de interpretação de texto. Às vezes o aluno se confunde na interpretação da questão e isso vai impossibilitar a resolução de maneira correta. Para acabar com este problema você deve se atentar ao português, ler com mais atenção e repetir a leitura várias vezes. Seguir os passos 1, 2 e 3 vai ajudar muito a diminuir os erros de interpretação.
b) Se a sua dificuldade ou erro aparece no passo 4 seu problema está na física, no entendimento do conteúdo. Em alguns casos o passo 5 está diretamente ligado ao conteúdo, ou seja, se você não conhece uma equação para a resolução não poderá resolver o exercício. Se estiver com dificuldades para entender o conteúdo leia os textos do blog, assista a vídeo-aulas, resolva e corrija os exercícios resolvidos que temos no Efeito Joule. Procure livros e toda ferramenta que possa te ajudar a compreender o conceito estudado. Aqui no Efeito Joule estamos trabalhando para, a cada dia, aumentar mais e mais as ferramentas e a quantidade de conteúdo oferecido.
c) Se você estiver com dificuldades, ou seus erros aparecerem no passo 6 e seu problema está na matemática. Para ir bem na física é importante saber matemática básica. Estude regra de três, funções, equações do primeiro e do segundo grau, e toda a matemática básica que será utilizada na resolução dos exercícios.
d) Se você está esquecendo do passo 7 é apenas falta de atenção mesmo, fique mais atento ao que o exercício está pedindo e aponte seu resultado corretamente ao final do exercício.
Seguindo estas dicas você poderá identificar suas dificuldades e evoluir nos estudos. Os vestibulares, concursos e avaliações estão em constate mudanças, o exercício de física ideal deve cobrar a interpretação, o conhecimento científico e as técnicas básicas para a resolução de problemas. Aqui no Efeito joule você vai achar uma boa quantidade de textos, tirinhas e exercícios resolvidos que te ajudarão a adquirir as habilidades necessárias para evoluir em seus estudos.

5 respostas

  1. Eu sempre gostei de física, mais agora venho tento alguns problemas pois estou em uma instituiçõa federal.O que mais me motiva para estudar é o fato de achar a física fantástica. Excelente blog parabéns.

  2. Tenho dificuldade em fisica, porque meu professor da escola não ensina muito bem, então tenho estudar em casa, mas é complicado sem um orientador do ladoo… Triste fiiim !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *