(Confiara esta ilustração e várias outras, em alta resolução, no blog do amigo Tainan Rocha)
As formas de propagação das ondas também podem ser utilizadas para classificá-las. As oscilações de uma mola, por exemplo, caracterizam uma onda unidimensional, pois é possível determinar a posição da perturbação (ou frente de onda) com apenas uma direção, ou seja, uma reta. Já as ondas na água se propagam em um plano, logo, são chamadas ondas bidimensionais. E as ondas tridimensionais são ondas que se propagam em três direções do espaço, como o som.
Em um movimento ondulatório existe apenas o transporte de energia e este fenômeno caracteriza uma onda.
Abaixo temos um desenho de uma onda com pulsos que são produzidos a intervalos de tempo iguais, chamada, por este motivo, de onda periódica:
Os pontos B e F são chamados de crista ou picos. Os pontos D e H são chamados depressões ou vales. A distância entre duas cristas ou entre dois vales é chamada de comprimento de onda e representada pela letra grega λ (lambda).
Podemos agora definir o conceito de velocidade de propagação da onda. Mas antes, é importante saber que só podemos aplicar, para o estudo da velocidade de propagação da onda, o conceito de velocidade média, pois a velocidade de propagação não pode ser vetorial. Logo, a velocidade de propagação será obtida dividindo o espaço percorrido pela onda pelo intervalo de tempo utilizado pela onda para fazer este percurso.
V=∆V/∆t
Sabendo que a distância entre duas cristas ou dois vales é chamada de comprimento de onda (λ) e, o tempo necessário para a onda percorrer esta distância é chamado de período da onda (T). Podemos escrever a velocidade de propagação de outra maneira:
V = λ/T
Nos próximos textos sobre ondulatória, estudaremos outras propriedades das ondas e mais sobre a velocidade de propagação.
Ás vezes, fico pensando que a vida mesma não passa muito de uma onda, ou frente de ondas se preferirem. Tem períodos, comprimentos, frequências…sou psicólogo e estou convencido de que "fora" do mundo físico, no mental, também ocorre assim, aliás, tem-se menos diferenças entre físico e mental do que se pensa…
Como determinar a amplitude , a frequencia , o periodo e o comprimento de uma onda ?Obs:Quais formas devo usar ?
Obrigado
P/ Cibele
Primeiro vamos imaginar apenas a fonte sonora parada emitindo som numa frequencia de 750Hz a uma velocidade de 105m/s. Neste caso, o comprimento de onda (lambda) vale:
lambda = velocidade/frequencia
lambda = 105/750 = 7/50 metros (que dá 14cm).
Portanto, esta emissão sonora tem suas cristas separadas por 14cm. Imagine cristas de ondas em um lago separadas umas das outras por 14cm e se movendo a uma velocidade de 105m/s. É isto que está ocorrendo.
Agora vamos acrescentar a pessoa se aproximando com uma velocidade de 35m/s. Imagine que quando a pessoa está parada, essas cristas de ondas atingem a pessoa com um determinado período de tempo (que é justamente o inverso da frequencia = 1/750 segundos). Perceba que quando a pessoa se move de encontro a estas cristas ela vai encontrá-las mais rapidamente do que se estivesse parada, o que vai resultar em um aumento da frequencia de encontro com estas cristas. Perceba que o comprimento de onda (lambda) não é alterado. As cristas continuam espaçadas de 14 cm. A frequencia de encontros com as cristas de onda é que é aumentada. E logicamente se fosse o oposto (a pessoa se afastando da fonte sonora), esta frequencia seria reduzida. Então vamos calcular a nova frequencia:
frequencia = velocidade/lambda
Temos que utilizar a velocidade relativa entre a pessoa e as cristas sonoras. Então:
frequencia = (105+35)/(7/50)
Nunca é demais lembrar para se tomar cuidado com as unidades.
frequencia = (140.50)/7 = 1000Hz ou 1kHz
Viu como a nossa previsão de aumento da frequencia se confirmou.
Abraço
Um observador se aproxima com velocidade de 20 m/s de uma fonte sonora parada que emite um som com frequência de 900Hz. Sendo de 20m/s a velocidade do som no ar, determine a frequência do som ouvido pelo observador
Um objeto se aproxima com velocidade de 35 m/s de uma fonte sonora parada que emite um som com frequência de 750 Hz. Sendo 105m/s a velocidade do som no ar, determine a frequência do som que será ouvido pelo observado.
Não entendi a regrinha matemática usada, pois se V=λxF, λ=V/F, assim a meu ver, teremos: λ=3,0×10^8/105,9×10^6, o que resulta em: 2,83m.
Aguardo uma resposta me explicando onde eu estou equivocado.
Grande iniciativa.
Continue!
=]
Daiane , pela fórmula : V=λxF ou seja : velocidade é igual ao comprimento de onda multiplicado pela sua frequência . Ficando dessa forma : 3,0 x 108 = λx 105,9 .108 – λ= 35,3 x 10-2
Uma rádio deverá operar na freqüência de 105,9 megahertz (mega = 106). Admitindo 3,0.108 m/s como velocidade de propagação das ondas de rádio, ache o comprimento de onda da transmissão.
acho que temos tanto a descobrir no universo pois coisas tao incriveis estao na nossa cara e nao damos o minimo valor preferindo acreditar em tradiçoes.