Efeito Joule

A mais famosa obra da matemática e a obra que mais teve edições depois da Bíblia. Isso já nos mostra a importância da obra Elementos de Euclides. Nos treze livros que constituem os Elementos de Euclides, Euclides trata de tópicos de Geometria, Teoria dos Números e Álgebra.

Euclides viveu por volta de 300 a.C., isto considerando sua existência é claro, já que alguns historiadores dizem o contrário e atribuem suas obras a outros autores da época. Neste texto você encontra um pouco sobre a vida e obra de Euclides.


Na cidade de Alexandria, construída por Alexandre ao conquistar o Egito, no delta do Nilo estava o centro das atividades literárias e científicas, o Museu. Neste espaço do saber encontrava-se a grande biblioteca de Alexandria e foi neste contexto que Euclides organizou e liderou um grupo de matemáticos que realizaram estudos importantíssimos para a história da ciência.


Os Elementos de Euclides contêm 465 proposições nos trezes livros que estão organizados da seguinte maneira:


Livro I: Definições, postulados, axiomas, triângulos, construções, congruência, paralelismo, teorema de Pitágoras.


Livro II: transformações de áreas, razão áurea.


Livro III: Circunferências, cordas, secantes, tangentes e medidas de ângulos.


Livro IV: Polígonos Inscritos e Circunscritos.


Livro V: estudo geométrico das proporções.


Livro VI: Semelhança de polígonos.


Livro VII a IX: Aritmética (teoria dos números).


Livro X: comprimentos de segmentos de reta incomensuráveis com um segmento de reta dado (irracionais).


Livro XI a XIII: Geometria espacial.


Euclides foi um dos primeiros a utilizar o método axiomático, e desta maneira, produziu um sistema lógico que serviu de exemplo para muitos na construção do conhecimento científico. O método axiomático é uma técnica de apresentação e construção de uma teoria que foi desenvolvida por Aristóteles, mas este tema fica para outro post.

3 respostas

  1. Estou no ultimo ano do ensino médio, e o seu post foi muito importante pra mim, pois foi com ele que eu consegui entender e fazer meu trabalho juntamente com o grupo. muitissimo obrigado. valeu!
    Mayara.

  2. Estou fazendo uma pesquisa sobre Euclides de Alexandria e eu gostaria muito de agradecer pois o seu post foi muito útil pra mim, muito obrigado mesmo.

    Ah e o URL era pra colocar o meu blog né?

    bj!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *