Efeito Joule

A tensão elétrica é a diferença de energia potencial elétrica por unidade de carga elétrica entre dois pontos. Quer entender o que isso significa? Então, vamos lá!

ilustração da tensão elétrica na tomada
Ilustração de @tainanilustra

A primeira coisa que você precisa saber é que tensão elétrica, diferença de potencial ou ddp são a mesma coisa.

Definição de diferença de potencial e tensão

Considere um aparelho que mantenha uma falta de elétrons em uma de suas extremidades e na outra um excesso. Este aparelho é chamado gerador e pode ser uma pilha comum. A falta de elétrons em um polo e o excesso em outro origina uma diferença de potencial (d.d.p.). Um aparelho elétrico só funciona quando se cria uma diferença de potencial entre os pontos em que estiver ligado para que as cargas possam se deslocar.

A tensão elétrica é a diferença de potencial entre dois pontos. A unidade da tensão elétrica, no SI, é o volt (V) em homenagem ao Físico Italiano Alessandro Volta.

Pilha: Tensão elétrica

História da tensão elétrica e diferença de potencial

Pilha: Tensão elétrica e ddp
Ilustração de @tainanilustra

Repetindo as experiências realizadas por seu amigo, o médico Luigi Galvani (1737–1798), Alessandro Volta estudou os efeitos de contração muscular de patas de rãs ao serem conectadas por dois metais diferentes. Com esses experimentos, descobriu que quando dois discos de metais diferentes, como cobre e zinco, estavam separados por um disco de pano ou papelão umedecido com água salgada, surgia uma diferença de potencial entre os discos de metais.

Volta aumentou essa diferença de potencial colocando esses aparatos em pilhas, assim surgiu o nome que damos a este tipo de gerador elétrico. A diferença de potencial entre os dois polos da pilha também é chamada de tensão elétrica.

Até mais!

23 respostas

  1. queria saber se vc poderia me ajudar a responder a seguinte pergunta:
    um resistor tem resistência eletrica igual a 400 ohm sob um ddp de 20 v. calcule a intensidade da corrente eletrica que o atravessa

  2. Por favor, preciso de uma resposta urgente para essa questão :

    Como se denomina a eletricidade de um corpo obtida por eletrização ?

    Obrigada desde já.

  3. nossa, muiiito bom. Entendi! Eu já tinha lido umas 10 páginas sobre o assunto e não havia entendido, li essa síntese e foi show de bola. Entendi.
    Thanks, man!

  4. p/ Carol R.

    Nos diagramas elétricos se desenha o sentido convencional da corrente elétrica que é saindo pelo polo positivo da pilha/bateria e entrando pelo polo negativo da pilha/bateria. Assim, em um diagrama, basta você ver por onde a corrente sai da pilha/bateria (este local será o polo positivo).

    Vale lembrar que o sentido real da corrente elétrica é o oposto. A corrente convencional é definida como fluxo de cargas positivas, mas na verdade o que se movimenta são cargas negativas que vão no sentido oposto.

  5. Nossa, que simples! Sempre falam em diferença de potencial como se o aluno já nascesse sabendo do que se trata. Os professores poderiam explicar o conceito de ddp nas aulas, o que eu nunca vi acontecer. Apesar de não influenciar em nada, com certeza promove um entendimento muito maior do assunto. Gostei! 🙂

  6. Bom gostei do site , acho que com ele vou poder estudar pois sou pessima em fisica e quimica , bem o caso não é que sou pessima apenas tenho algumas dificuldades para aprender que bom que esse site esta ai para nos ajudar beeijos e Obrigadaa' Karen Lima

  7. me explique o pq que um passaro nao morre eletricutado na fiaçao .acho que isso tem haver com ddp ne ,mas nao entendo direito esse fato .obg.

  8. após ler alguns livro sobre esse assunto não tinha obtido uma explicação tão simples sobre esse conceito em especial.
    parabéns sou de bola!!!!

  9. Achei muito interessante o blog,mas acho que poderia obter mais fómulas,e ser uma coisa mais óbvia! Mais exemplos relativo ao assunto proposto.

  10. É tão legal lér esse site principelmente esta matéria. promento que falarei com os meus colegas e amigos sobre este blog.

  11. A explicação não esta mt completa não mas com o comentário de 'Tato' o bastante para entender oq é tensão e ddp . 😀

  12. Eu concordo com o comentário do Danilo, o artigo esta superficial, lembrando que Tensão (DDP) e Corrente Elétrica (Amperagem) confunde muitos estudantes, faltou maior esclarecimento sobre o assunto já que ambos tratam de movimento de eletrons.
    Tem mais informações neste site:
    feiradeciencias.com.br/sala15/15_01.asp

  13. a capacidade do capacitor representada na figura é de 60Mf. quando totalmente carregada,sua tensão é igual a 200V. fechando a chave K, qual a energia disipada pelo resistor?

    quem poder me ajudar a resolver ,ficaria muito grato ,conto com a sua ajuda !

  14. Nossa adorei..
    aqui encontrei tudos os assuntos que
    precisava…
    tirei duvidas e fiz trabalhos de escola
    rsrsrs.
    assuntos interesantes, pequenos sim mais interesantes e esclarecedor, mais e bom assim
    pois ate eu que não tenho muita paciencia de ficar lendo muito, fui fundo em minhas pesquizas, rsrsrs
    parabénss…
    beijuss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *