Efeito Joule

Os átomos são formados por partículas menores, sendo as principais os prótons, os elétrons e os nêutrons. Os prótons e nêutrons são formados por quarks.

Para iniciarmos o estudo da eletricidade, vamos antes saber o que é o átomo, porque é importante estudar o átomo e entender um pouco de sua estrutura.

Um pouco sobre a história do átomo

Átomo, elétrons, prótons e nêutrons

Acima temos uma ilustração do amigo @tainanilustra.

Na Grécia antiga, por volta de 600 A.C., Tales de Mileto fez algumas experiências com uma barra de âmbar (resina sólida fossilizada proveniente das árvores). Ele descobriu que, quando atritada com a pele de animal, a barra de âmbar adquire a propriedade de atrair pequenos pedaços de palha.

A palavra eletricidade se origina do vocábulo elektron, nome grego do âmbar. Apesar das descobertas feitas pelos gregos, a eletricidade só teve seus conhecimentos sistematizados a partir da segunda metade do século XVIII.

Muitos corpos, como o âmbar, ao serem atritados adquirem a propriedade de exercer força de atração. Para explicar este fenômeno vamos estudar a estrutura da matéria.

Prótons, elétrons e nêutrons

A matéria é formada de pequenas partículas, os átomos e estes são formados por partículas ainda menores, sendo as principais os prótons, os elétrons e os nêutrons. Os prótons e nêutrons são formados por quarks.

No núcleo do átomo estão os prótons e os nêutrons, e girando em torno deste núcleo estão os elétrons. Um próton em presença de outro próton se repele, o mesmo ocorre com os elétrons, mas entre um próton e um elétron existe uma força de atração, como no exemplo do âmbar e da palha. Desta maneira, atribuímos ao próton e ao elétron uma propriedade física denominada carga elétrica.

Os prótons têm carga elétrica positiva, enquanto os elétrons carga elétrica negativa. Os nêutrons são desprovidos de carga elétrica, pois não apresentam efeitos elétricos. Num átomo, normalmente não existe predominância de cargas elétricas, ou seja, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Neste caso dizemos que o átomo é eletricamente neutro.

Niels Bohr foi um dos grandes cientistas que contribuíram para a evolução do nosso conhecimento sobre os átomos. Segundo Bohr os elétrons giram em órbitas específicas e de níveis energéticos bem definidos e, sempre que um elétron muda de órbita, um pacote de energia seria emitido ou absorvido. Esta teoria já envolve conhecimentos da mecânica quântica e estes pacotes de energia são chamados de quantum.

Tirinhas de Física

Tirinha sobre Átomo: elétrons, prótons e nêutrons

80 respostas

  1. Uma pequena correção: partículas elementares são, por definição, indivisíveis. Até o momento não conseguiram dividir o elétron, portanto o elétron ainda é considerado uma partícula elementar. Como já sabemos que os prótons e nêutrons são constituídos de partículas ainda menores, então os prótons e nêutrons não podem mais ser chamados de partículas elementares.

  2. Nossa, to no 7° ano e a materia que mais odeio é quimica kkkk
    amanhã tenho prova disso, me ajudou bastante ..
    obrigada gente 😀

  3. É como a música do Renato Russo dizia: "Não sabe nada de física, literatura ou gramática… E eu odeio química." eita coisa difícil D:

  4. Adorei ficou muito legal, que pena que só tenha
    isto, Eu gostaria de saber mais sobre este conhecimento deste estudo sobre a química

    tambem tem as 7 camadas energéticas:

    K – 2
    L – 8
    M – 18
    N – 32
    O – 32
    P – 18
    Q – 2

    São estas NÈ

  5. Meu otima explicação tudo oq eu precisava esta bem aki remendei para todos meus amigos que ficaram em dependencia junto comigo kkk

    Parabens amei (L)

  6. o metal mas usado na industria eo ferro cujo numeroatomeco e 26 se um atomo de ferro apresenta 30 neutros podemos afirmar que este atomo de ferro apresenta

  7. eu adorei o blog me ajudou muito no trablho de fisica da escoola a professora me cobrou muito ai esse bolgo me ajudou obg s2

  8. Nossa! Adorei! Show de bola! Muito boa linguagem, explicação conceitual rápida e clara!! Sempre tive problemas com física e encontrei muito material de apoio bom aqui! Estou salvando nos meus favoritos e vou usar sempre!! Obrigado! Parabéns!

  9. Nossa , muito bom mesmo .. eu não entendia nada dessa materia meu prof explicava explicava e nada agora com esse texto conseguir entender e gostei muito obg

  10. O conjunto de átomos com o mesmo número atômico e,portanto,com as mesmas propriedades quimicas é chamado elemento químico. O número de massa de um átomo corresponde à soma de prótons e nêutrons, pois a massa dos elétrons é desprzivel.O numero de massa é representado pele letra A.
    NÚMERO DE MASSA(A)=PRÓTONS+NÊUTRONS
    A diferença A-Z fornece o número de nêutrons de um átomo.

    espero que ajude.bjsssss

  11. Bom, o assunto foi bem explicado, embora tenha sido meio vago, ajudou bastante.
    Gostaria de pedir um post sobre modelos atômicos.
    Ah, adorei a galerinha do 9º e 7º ano comentando que vai se dar bem em física, porque olha… no português tá difícil.

  12. Existe uma lâmpada que está acesa a há 110 naos,de que material a mesma é feita e porque está acesa a tanto tempo, desligando apenas quando há problemas com a energia?

  13. Qual seria o valor real da corrente elétrica dissipada em uma descarga atmosférica? Poderíamos saber a quantidade exata de átomos,e troca e elétrons em uma descarga atmosférica?

  14. P/ leo_messias_fadone

    Segundo Bohr, eram 7 camadas energéticas, a partir do K até o Q.
    Segue assim:
    K – 2
    L – 8
    M – 18
    N – 32
    O – 32
    P – 18
    Q – 2
    O número máximo de elétrons em cada camada eletrônica. Isso prova-se pela distribuição eletrônica.

  15. P/ Leonardo

    Cara,não só por estas coisas que você escreveu aí, também por causa dos nêutrons, que estão entre cada dois prótons, e não deixam que o átomo "exploda" com a repulsão dos prótons.

  16. Bom Dia !! Eu tenho algumas duvidas em relação á átomos,se puder me responder eu agradeço: 1ª>Como que se define o valor de eletróns,neutrons e prótons?? 2ª>Os valores das camadas de Bohr foram definidos por ele?Que critério foi usado para defini-los??

  17. Eu achei o site super interessante, bom estruturado e com boas informaçãoes. Estou na 7 serie e isso ira me ajudar muito daqui para a frente, obrigado mesmo!

  18. P/ Roque

    A força de repulsão entre cargas de mesmo sinal existe (força eletromagnética). Contudo, nas dimensões do núcleo (extremamente reduzidas) aparece a força mais forte da natureza que é a força nuclear forte. Esta força surge da interação entre quarks e ela é de natureza atrativa e muito mais forte que a força de repulsão eletromagnética de cargas de mesmo sinal.

    1. Quando fala de energia nuclear causa um certo espanto pelo fato da contaminação por ser um átomo instável, mas não seria certo dizer que não temos pra onde correr a energia elétrica atual é limitada por sua constante perca.um dia veremos carros movidos a energia nuclear estabilizada.

  19. Ah soh pra acrescentar
    quando o átomo tem menos elétrons q a quantidade de prótons ele fica carregado positivamente
    Quando tem mais elétrons do que prótons ele fica carregando negativamente
    Essa quantidade diferenciada se deve a eletrização do átomo 😀

  20. Caro amigo "efeito joule", tem uma questão que não foi esclarecida em suas informações:
    como o próton e o elétron tem cargas opostas eles se "repelem".
    Você não explicou porém, como os prótons se mantém "grudados" dentro do núcleo do àtomo?

    1. os prótons são mantidos nos núcleos atômicos pelos neutrôns,isso acontece nos átomos de todos os elementos exceto no átomo de hidrogênio que só tem um próton e portanto não precisa de nenhuma estabilização

    2. Mas ainda há algo que não foi explicado. Se os neutros são desprovidos de força de atração, ou seja, não possuem carga elétrica, como os prótons podem se manter neles?

  21. Nossa , gostei bastante.
    Queriia qe botassem maais coisas . !
    amo, amo química , estou no 9° ano e ano que vem começarei a fazer Ensino médio técnico em Quimica , qero tirar toodas as dúvidas !
    rs.
    beeijos e mt obrigada s2 '

    1. Já q VC ama química me ajuda então to fazendo umas provas e náo passei nenhuma vez náo consigo entender a química

    2. facil pede ao professor aulas fora do horario tipo reforço ele com certeza quer que você passe de ano como eu ja fiz estou no 1 ano proximo ano estarei no 2 e so entendo a metade e um pouco mais de quimica graças ao professor

    3. Estou precisando de ajuda para essa pergunta se as partículas prótons e elétrons e neutros são iguais porque os átomos são diferentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *