Quando falamos que a potência de um carro é 100 cv, que a potência de um chuveiro elétrico é 3000 W e que a potência de um parelho de som é 500 W estamos falando, em todos estes casos, da mesma grandeza física. Na física, potência pode ser definida como a quantidade de energia liberada em certo intervalo de tempo, ou seja, quanto maior a energia liberada em um menor intervalo de tempo maior será a potência.
Sabemos que a energia é uma grandeza física que pode ser definida pela quantidade de trabalho que corpo pode realizar. Para entender a definição de potência, basta pensar no trabalho realizado em um intervalo de tempo.
Por exemplo, o resistor de um chuveiro elétrico libera 3000 Joules por segundo, logo a potência elétrica deste resistor será 3000 Joules divididos por 1 segundo, ou seja, 3000 Watts. A unidade de potência é o watt em homenagem ao engenheiro escocês James Watt (1736-1819) que observou e propôs que um cavalo podia suspender um peso de 735N.
Logo temos a seguinte equação para potência:
P=E/∆t ou P=τ/∆t
Sendo E a quantidade de energia e τ o trabalho realizado.
Potencia está presente em vários exercícios de física do vestibular e nestes exercícios você vai encontrar termos como potência elétrica, potência mecânica e potência luminosa. Para estudar as grandezas que estes termos representam basta utilizar a energia na forma adequada para cada um deles.
Na mecânica é comum utilizarmos a força e a velocidade para definir a potência, observe:
P=τ/∆t
Mas o trabalho (τ) é força multiplicada por deslocamento, logo:
P=F. d/∆t
Deslocamento por tempo define outra grandeza, a velocidade, e assim:
P=F. V
Para cada exercício de física você deve observar quais as variáveis envolvidas para em seguida aplicar a equação mais adequada para aquele problema.
O cavalo vapor
O termo cavalo vapor foi implantado por James Watt para demonstrar quantos cavalos correspondia à máquina que ele inventou. James Watt observou e propôs que um cavalo podia suspender um peso de 735N a um metro de altura em um segundo, pela equação:
P=F. d/∆t
P= 735 (N) . 1 (m) / 1 (s) = 735W
Essa potência de 735 Watt é dada como 1 cavalo vapor (cv).
Tenho uma bomba 3,5 cv a uma distância de 200 metro qual bitola de fio devo usar e disjuntor a ser usado também
Como posso calcular a quantidade cv de um carro? me ajude por favor! obrigada
Obrigado, Pamella! O texto já foi corrigido.
O texto está ótimo, mas quem inventou a maquina foi Thomas Newcomen
"O termo cavalo vapor foi implantado por James Watt para demonstrar quantos cavalos correspondia à máquina que ele inventou. James Watt observou e propôs que um cavalo podia suspender um peso de 735N a um metro de altura em um segundo, pela equação:"
Quem inventou a maquina foi Thomas Newcomen
como faço o calculo com o impulso (ip)?
eu tenho uma bom de 2 cv com ip (impulso) de 21 como converto essa leitura em watts. exemplo eu calculei em cv que no caso sao 2 cv que significa 1470 watt que dividindo por 220v me dar uma amperagem de 6,6A no casso o disjuntor o qual instalei nao deu impulso na bomba esta correto esse calculo
primeiramente parabéns pelo blog, bom mesmo. E eu queria saber se tem como converter CV para N. queria saber a nova aceleração de um carro, que tem 97cv de potência, e 930.55Kg de massa. F=m.a – tem como isso? o problema é a conversão, que eu nem sei se é possível, o resto é barbada ne´… Desde já obrigado.
Adorei a explicação, estou estudando para minha prova de física e estou usando esse site para estudar, meu livro também, mas eu não encontrei energia mecânica então tive que pegar outra fonte. ;/
Mas eu comecei a gostar ainda mais de física!